InícioGraduaçãoFotografiaFaculdade de Fotografia: confira como é a graduação

Faculdade de Fotografia: confira como é a graduação

Para muitas pessoas, a Fotografia é considerada a oitava arte. A partir dela, é possível desenvolver diversos conceitos artísticos, explorar ângulos, luzes e contrastes, o que coloca à prova o talento e a criatividade por parte dos profissionais.

É verdade, a Fotografia está em todo lugar que olhamos. Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento da qualidade de câmeras de celulares, por exemplo, muitas pessoas têm se aventurado nesse universo. No entanto, a atuação profissional na área exige bastante conhecimento e domínio de técnicas e equipamentos específicos.

A Voomp preparou uma lista para mostrar como é a faculdade que prepara os profissionais para atuar no mercado dinâmico e movimentado da Fotografia!

Como é o curso de Fotografia?

A faculdade de Fotografia pode ser realizada como um Curso Superior de Tecnologia (CST), cujo projeto pedagógico é focado na capacitação profissional em tempo reduzido e de forma eficiente. Diferentemente de cursos técnicos, o tecnólogo é considerado uma formação de nível superior e permite que o aluno curse pós-graduações após a conclusão.

Ao longo da formação, os alunos aprendem técnicas diversas de fotografia, dominando funcionalidades de equipamentos e seus recursos. Em uma câmera, por exemplo, são ensinados a manipular abertura de foco, exposição fotográfica, sensibilidade à iluminação, entre outras funções.

Muito além de aprender a tirar fotos, o curso prepara os profissionais para atuarem nos mais diversos segmentos da fotografia, apresentando-os às características e conceitos artísticos que cada um valoriza, como os principais fundamentos de fotojornalismo ou ensaios fotográficos.

A faculdade de Fotografia é ideal para quem gosta de captar momentos, tem interesse em conhecer tecnologias, ferramentas de edição e busca atuar em um mercado com bastante abertura à criatividade.

Como funciona o curso de Fotografia na modalidade EaD?

No curso de Fotografia EaD, o aluno encontra todos os conteúdos necessários para desenvolver suas habilidades e conhecimentos essenciais para uma boa atuação no mercado de trabalho. O curso ocorre de maneira totalmente online, ou seja, todas as ferramentas de aprendizagem podem ser acessadas por meio de tablets, computadores ou celulares.

É justamente essa mobilidade que permite ao aluno estudar com maior flexibilidade. Assim, fica fácil encontrar formas de encaixar os estudos em meio a compromissos e responsabilidades paralelas. Ah, importante: o aluno do curso de Fotografia nunca estuda sozinho! Por meio de fóruns e chamadas, é possível trocar ideias com colegas e tirar dúvidas com tutores especializados na área.

Achou interessante? Que tal acessar a plataforma Voomp e conhecer algumas opções de cursos de Fotografia EaD?

Fotografia: quais são as principais matérias estudadas?

Durante a faculdade de Fotografia, os alunos estudam as principais técnicas e estilos de fotografias, que incluem formas de iluminação, sombras e profundidade. São matérias que conferem ao profissional as habilidades necessárias para atuar de forma versátil nos mais diversos ramos da fotografia.

Além da parte mais aplicada à Fotografia, os alunos também entram em contato com conteúdos de segmentos bastante diversificados, como publicidade, mercado de trabalho, semiótica, tecnologia e ferramentas de edição.

Confira as matérias da grade curricular do curso de Fotografia da faculdade Pitágoras!

  • Edição e Tratamento de Imagens
  • Editorial de Moda
  • Empreendedorismo Digital
  • Fotografia
  • Fotografia Autoral e Retrato
  • Fotografia Book e Newborn
  • Fotografia Conceitual e Artística
  • Fotografia da Natureza, Arquitetura e Interiores
  • Fotografia Publicitária
  • Fotojornalismo e Fotografia Documental
  • História da Arte
  • Semiótica
  • Técnica e Equipamento Fotográfico
  • Técnicas de Iluminação

Quanto tempo dura a faculdade de Fotografia?

A duração da faculdade de Fotografia pode variar sutilmente de acordo com a instituição de ensino e o modo como ela elabora a grade curricular. Em algumas instituições, pode chegar a dois anos de curso. Em faculdades como Unopar e Anhanguera, é possível concluir a graduação em até um ano e meio! 

Apesar de ser um curso rápido e dinâmico, o aluno não perde nada dos principais requisitos que a profissão de fotógrafo exige.

Qual o preço do curso de Fotografia?

Fazer um levantamento de custos antes de começar a cursar uma graduação é muito importante. Assim, é possível analisar as condições de pagamento e estimar quanto gastará ao longo da faculdade. Em geral, os cursos de Fotografia ficam entre R$ 150 e R$ 250. Em cursos EaD, os valores tendem a ser menores, uma vez que não é utilizada a estrutura da instituição de ensino.

Também é importante considerar os gastos com equipamentos de fotografia e sua respectiva manutenção. Além de uma boa câmera, há o investimento em tripés, lentes, filtros, softwares para edição, enfim, são diversos os acessórios que o profissional precisa adquirir ao longo de sua jornada profissional.

Quais as possibilidades de atuação profissional na Fotografia?

Sem dúvidas, a fotografia tem uma importância significativa na sociedade. É por meio dela que nos comunicamos, registramos momentos incríveis e captamos cenários que ficam guardados para sempre na memória. Essas características conferem aos profissionais da área uma série de possibilidades de trabalho em que podem atuar.

Jornalismo, publicidade, ensaios de formatura, festas, eventos sociais, produções artísticas, enfim. Já parou para pensar na variedade de ramos que fotógrafos podem se especializar? Além de poder trabalhar em organizações diversas, os profissionais da área também podem realizar diversos trabalhos freelancers, além de empreender e montar seu próprio estúdio.

Com talento e bastante dedicação, a tendência é que o aluno construa uma carreira de bastante sucesso. Conte com a Voomp para seguir crescendo e dar seu próximo passo profissional.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre faculdades e carreiras. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.