InícioGraduaçãoFotografiaConheça os 10 mandamentos para se tornar um bom fotógrafo

Conheça os 10 mandamentos para se tornar um bom fotógrafo

Todos sonham com uma carreira de sucesso. No entanto, para conquistar essa projeção profissional, é necessário muita dedicação. Para os que são, ou desejam ser fotógrafos, é necessário dominar muitas habilidades técnicas. Porém, outros quesitos também contam para a criação de um bom profissional da área.

1- Domine as técnicas de fotografia

Antes de iniciar sua empreitada como fotógrafo, é importante aprender e valorizar as técnicas fotográficas. Afinal, o seu nível de familiaridade com os seus equipamentos definirá a qualidade final das suas fotografias. Por isso, invista em um curso, ou procure orientação de profissionais da área.

É preciso ter domínio sobre os valores do obturado e diafragma, ter noção sobre quais são as melhores lentes, luz, ângulos, contraste, brilho e muitos outros conceitos técnicos que farão parte do seu dia a dia enquanto fotógrafo.

2- Aprenda sobre negócios

É importante conhecer técnicas de organização financeira, projeção de vendas e saber fazer seu próprio marketing pessoal. Afinal, é comum que os fotógrafos trabalhem de forma independente. Por isso, estabeleça um plano de negócio consistente. Desta forma, será mais fácil alcançar sucesso e garantir seu crescimento profissional.

Ter uma boa visão de mercado também lhe assegurará maior projeção e alcance de clientes. Aproveite e use as ferramentas digitais para divulgar o seu trabalho e converter seguidores em contratantes.

3- Crie sua marca

Quando pensamos em criação de marca, é comum imaginarmos grandes empresas, logotipos e diferentes tipos de elementos gráficos relacionados ao ramo empresarial.

No entanto, é preciso desconstruir esse ideal. É importante que o fotógrafo crie sua própria identidade e marca no mercado. Ou seja, é necessário estabelecer algo que transcende o conceito gráfico de um símbolo, ou logomarca.

A sua marca pode ser o conjunto de características que te identificam enquanto profissional da área. Um exemplo disso são fotógrafos que possuem um estilo de edição bem definido, ou uma paleta de cores recorrente em suas produções. Tudo isso facilita a identificação do seu trabalho e a construção da sua carreira

4- Construa um bom Networking

Estabelecer uma boa relação com os profissionais da área de fotografia é imprescindível para a expansão do seu trabalho. Sobretudo no começo da sua carreira.

No começo, estar cercado por especialistas da área pode significar não somente aprendizado, mas também, a chance de novos trabalhos e oportunidades para a criação do seu portfólio.

É comum que fotógrafos indiquem um ao outro quando estão com a agenda lotada ou identificam que o estilo do trabalho ofertado combina mais com o estilo de outro fotógrafo. Por isso, invista bem nas suas relações.

Além disso, também é muito importante cativar os seus clientes e público interessado no seu trabalho. Afinal, um cliente satisfeito recomendará o seu trabalho para familiares, amigos e colegas.

Por isso, mantenha sua de contatos ampla, e esteja onde os profissionais que você respeita estarão. Converse com essas pessoas e crie uma conversa agradável, pois você poderá aprender mais e garantir novos trabalhos. Além disso, poderá conhecer pessoas com gostos em comum com os seus.

5- Conheça bem as funções dos seus equipamentos

Não é incomum ver pessoas com máquinas fotográficas profissionais que não entendem como manuseá-la. Por isso, não invista em equipamentos que você não entende como funcionam. Certifique-se de pesquisar, estudar e aprimorar os seus conhecimentos antes de investir em instrumentos profissionais.

Dessa forma, você não perde tempo tentando encontrar funções, ou o que ela oferece. Além disso, evita prejuízos causados por falta de conhecimento sobre o equipamento.

6- Domine os softwares de edição fotográfica

Para ser um bom fotografo é importante compreender que a criação de um foto não engloba apenas a produção (o ato de tirar fotos), mas, também, a pós produção, que diz respeito ao tratamento da imagem, uso de filtros e edições.

Por isso, é preciso dominar os softwares de edição, como por exemplo o Photoshop, que ajuda na qualidade das fotos. Nele, é possível ajustar as cores, contraste, iluminação e elementos que podem ser corrigidos, melhorados ou anulados. Isso garante um nível mais profissional para as suas produções.

Confira alguns dos softwares que são amplamente utilizados pelos fotógrafos profissionais:

  • – Adobe Photoshop CC
  • – Adobe Lightroom CC
  • – Corel PaintShop Pro
  • – Affinity Photo
  • – Capture One
  • – Photofiltre Studio
  • – PhotoScape X
  • – Pixlr

7 – Treine a sua perspectiva fotográfica

Embora as técnicas sejam importantíssimas para a garantia de uma boa foto, o seu olhar diante do que será fotografado também exerce grande influência no resultado final.

Por isso, é importante treinar a sua perspectiva fotográfica. Isso significa entender o ambiente e identificar o que fica bom, ou não, em uma fotografia. Quais são os melhores ângulos, composições e elementos.

Com o tempo, você começará a ver o mundo de forma “fotografável”, utilizando a regra dos terços e o retângulo de ouro, por exemplo.

  8 – Frequente eventos e museus de fotografia

É importante manter-se atualizado diante das novas tendências mercadológicas e de criação. Por isso, frequentar museus e eventos de fotografia lhe garantirá maior conhecimento e atualização sobre a área,

Além disso, frequentar esses locais garante maior inspiração para suas produções, aprendizado sobre novas técnicas e ampliação do seu networking.

9 – Reserve um tempo só para fotografar

Para ser um fotógrafo de sucesso é preciso muito treino. Sendo assim, além de muito estudo, é preciso praticar.

Por isso, reserve sempre um tempo na sua agenda para fotografar. Dedique-se unicamente à captura das imagens. Dessa forma, as técnicas serão aprendidas de forma mais efetiva, e você poderá observar onde estão os seus erros e acertos.

10 – Seja persistente: uma carreira não se constrói em um dia

A construção de uma carreira sólida não acontece de um dia para o outro. É preciso bastante persistência e empenho. É fundamental traçar objetivos, metas e investir no seu aperfeiçoamento profissional.

Por isso, não fique desanimado com os desafios que a área de fotografia pode apresentar. Assim como ocorrem em todos os segmentos, é necessário dedicação e esforço para o alcance dos objetivos estipulados.

Lembre-se de que o mercado de fotografia é amplo e possui muito espaço para profissionais dedicados e competentes.

Não esqueça de acompanhar o nosso conteúdo para continuar informado sobre a área de fotografia e muitas outras. Aqui, você aprende sobre o mercado de trabalho, vestibulares e construção de carreiras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.