InícioGraduaçãoFotografiaArte x técnica: fotografia é uma forma de expressão artística?

Arte x técnica: fotografia é uma forma de expressão artística?

A criação da fotografia e suas técnicas, sem dúvidas, revolucionou a nossa forma de enxergar e representar o mundo. Sua invenção tornou possível captar a natureza e registrar memórias de forma muito mais simples. Afinal, antes era necessário fazer ou encomendar um desenho ou uma pintura para o registro.

No entanto, uma discussão antiga acompanha a fotografia. Sua prática é considerada uma arte, ou representa apenas um conjunto de técnicas?

Para entender essa longínqua indagação, é necessário estar contextualizado sobre a área.

O que é Fotografia?

Ao contrário do que muitos imaginam e definem, fotografar é uma prática que vai muito além do simples ato de apertar o botão de uma maquina fotográfica. Essa área de estudo e atuação engloba diversos conceitos artísticos e técnicos.

A fotografia profissional analisa todo o cenário e contexto que serão capturados pelas lentes. O profissional da área é um verdadeiro estudante da luz, afinal, sem ela, não existe a foto.

Ele também estuda diversos elementos imagéticos, de composições, e aprende sobre as configurações dos equipamentos fotográficos. Na grade do curso de fotografia também são abordados diversos outros conceitos que dizem respeito à linguagem e interpretação artística.

É comum escutar que para ser um bom fotógrafo é necessário ter uma visão bonita do mundo. Embora seja apenas uma expressão figurada, o perceber artístico dos profissionais dessa área podem contar positivamente para o resultado final.

Afinal, uma boa fotografia reúne excelentes técnicas e expressão, tudo isso unido ao clique no momento oportuno.

Fotografia é arte?

O surgimento dos primeiros processos fotográficos emergira nas décadas de 1829 e 1830, após um longo período de criação, que durou alguns séculos.

Alguns anos depois, em 1939, Daguerre apresentou as técnicas de fotografia para a Academia Francesa de Ciências. Com isso, uma grande discussão tomou conta do cenário artístico da época.

Os estudiosos do segmento artístico questionavam se o processo fotográfico, e a fotografia resultante, poderiam ser considerados uma forma de arte.

Na época, a fotografia movimentou tanto a sociedade que até mesmo o Vaticano reuniu-se para discutir sobre a técnica, levantando o questionamento se poderia ou não, ser considerada uma forma de pecado.

O grupo que defendia a ideia de que a fotografia constituía apenas um processo mecânico usava como base o argumento de que para operar uma máquina fotográfica não era necessário ter nenhuma habilidade manual. Ao contrário do processo de criação para uma pintura ou escultura. Para eles, fotografar era apenas aperar um botão.

Em oposição, surgiram movimentos como os Pictorialistas, que tentavam acabar com a polêmica, promovendo a união entre fotografia e arte. Isso acontecia por meio de intervenções nos negativos para a criação de efeitos e imagens únicas, unindo o real e o imagético artístico.

Afinal, existe um consenso?

A grande questão entre ambos os lados é que nunca houve ou haverá um consenso. Para alguns, fotografar será sempre um ato meramente mecânico, para outros, uma forma de expressão e documentação artística.

No que diz respeito aos tempos modernos, um artigo de opinião publicado pelo The Guardian, escrito pelo crítico de arte, Jonathan Jones, dividiu muitas opiniões. O colunista demonstrou todo o seu descontentamento com a difusão de fotografias em galerias de artes.

Ainda de acordo com ele, a fotografia é um poderoso instrumento para o registro de momentos. No entanto, no que diz respeito a arte, é uma forma de expressão pobre quando penduradas em paredes como quadros.

Fotografia Artística

A fotografia tem como intuito retratar a realidade e o figurativismo das imagens. Podemos ver isso nos modelos de fotografias tradicionais e jornalísticas, por exemplo. Já a fotografia artística aborda outros tipos de olhares.

A fotografia artística aborda elementos mais conceituais e abstratos. Trabalhando a representação da beleza, para o despertar de sensibilidade e emoção.

Esse gênero tem como objetivo expressar a emoção ou uma ideia do fotógrafo. Ao contrário dos outros gêneros, não existe a obrigação de retratar a realidade.

Sendo assim, o comprometimento deste estilo é a expressão artística, para que seja possível a distinção entre os segmentos mais técnicos, tais como a fotografia documental e jornalística.

O processo de criação da fotografia artística explora a percepção, pautando emoções, ideias e criatividade.

Características da Fotografia Artística

Algumas características podem te ajudar a identificar uma produção fotográfica artística. São elas:

  • A foto é criada unicamente pela percepção de um fotógrafo, não faz parte de uma encomenda ou projeto de terceiros;
  • Apresenta diferentes ângulos de um mesmo elemento;
  • Pode utilizar recursos digitais, com efeitos e filtros para transmitir uma ideia ou olhar;
  • Não possui fins comerciais. No entanto, isso não a impede de ser vendida;
  • Promove e dá margem para diferentes tipos de interpretações;
  • Possui forte senso estético que tendem a criar uma identidade para as produções do fotógrafo;
  • Os fotógrafos desse estilo podem ser considerados artistas.

Arte X Técnica

No que diz respeito a bons resultados, a arte e a técnica fotográfica andam juntas. Lado a lado.

Os conceitos técnicos são imprescindíveis para um resultado profissional. O treino com a câmera, estudo sobre a luz, ângulos e equipamentos fazem parte do percurso para o sucesso profissional na área.

No entanto, também é necessário treinar o olhar para ter uma visão apurada, sensível e detalhista. Uma abordagem artística garante que a técnica seja mais difundida e apreciada por diferentes tipos de público.

Ou seja, ambas se complementam. É preciso de técnica para obter bons resultados na fotografia artística, e é necessário o treino do olhar e percepção para o click na hora mais oportuna. Afinal, uma foto cheia de técnicas, que não comunica nada, não serve.

Fotografia como expressão

Independentemente do tipo de expressão, seja ela factual ou artística, a fotografia é uma forma de expressão, presente no dia a dia de todos.

Embora levante muitas questões sobre seu teor artístico, ou não, a fotografia, assim como cita o fotografo Remy Donnadieu, é a literatura do olhar.

Por isso, se você se encanta com a área, não deixe de estudá-la. Independentemente dos debates sobre sua definição e teor, é com certeza aclamada e procurada por muitos.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso Portal. Aqui é possível se informar sobre diferentes áreas, aprender sobre o mercado de trabalho e ficar por dentro de assuntos pautados nos vestibulares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.