InícioGraduaçãoFotografiaComo empreender em Fotografia?

Como empreender em Fotografia?

Empreender em Fotografia exige que você tenha conhecimentos criativos, em geral, para conseguir abrir e expandir seu negócio em algum nicho de sua escolha. A boa notícias é que você não está sozinho em querer transformar sua saída criativa em um empreendimento lucrativo.

Geralmente, a Fotografia é uma profissão e um hobby popular no momento — e esse é o problema. Consequentemente, como o equipamento da câmera se tornou mais acessível e de fácil uso, com o avanço da tecnologia dos smartphones agora todos são fotógrafos.

Porém, isso não quer dizer que você deve jogar fora todos os seus sonhos de empreender em fotografia, apenas significa que talvez você precise trabalhar um pouco mais duro para se diferenciar do bando de fotógrafos amadores que está dominando a internet no momento.

Dica: quando você for comprar uma câmera ou for criar uma página de fotografia no Facebook, é importante lembrar-se de realizar um pequeno trabalho de preparação e planejamento básico. Assim, você sempre saberá qual o próximo passo a ser seguido. Por exemplo, se você pensa em empreender em Fotografia no ramo de casamentos é primordial fazer o seu próprio Plano de Negócios voltado para esse nicho. Qualquer empresário sério dirá que você precisa colocar suas ideias no papel, para que dessa forma os pensamentos fiquem mais organizados.

Logo, essas anotações servirão como uma espécie de roteiro detalhado, de maneira a descrever como será seu empreendimento e o que o fará ser lucrativo. Aliás, esse tipo de planejamento costuma colocar em evidência a competição, questões de propriedade e fluxo de caixa. Não se esqueça de que empreender em Fotografia é um dos negócios mais competitivos que existem.

Considere os custos iniciais antes de empreender em Fotografia

Eventualmente, como parte do planejamento da sua empresa de Fotografia, você precisará avaliar os seus custos iniciais. Assim, será necessário ponderar sobre quais os custos essenciais antes de realmente lançar o seu negócio. Do mesmo modo, você deve imaginar que o custo de um aparelho fotográfico de qualidade pode passar dos R$10 mil com facilidade.

Em segundo lugar, também é recomendado por especialistas que você procure possuir determinadas licenças comerciais. Que por sua vez autorizam que indivíduos ou empresas conduzam negócios na jurisdição geográfica do governo. Seja ele em âmbito Federal, Estadual ou Municipal. Ou seja, você terá que realizar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) em um banco de dados gerenciado pela Receita Federal.

Por outra perspectiva, se você planeja começar com um estúdio específico para realizar serviços comerciais precisará saber se é preciso alugar alguma propriedade ou fazer de algum espaço de sua casa o seu estúdio. Nesse momento, será requerido investigar propriedades comerciais para alugar e calcular o custo mensal, com os custos relacionados aos serviços públicos. Como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por exemplo.

Além disso, também é necessário considerar os custos mensais básicos com os programas de edição essenciais como o Adobe Photoshop e Lightroom. Por consequência, é importante lembrar que você terá a necessidade de ter uma internet de qualidade, que permita a fácil movimentação de milhares de fotos no menor tempo possível. Em suma, tudo isso deverá ser considerado dentro do seu plano financeiro.

O plano financeiro pode ser um pouco intimidador ao escrever o planejamento do negócio, mas, em contrapartida, é a parte mais vital. Principalmente porque os negócios que tem um plano de finanças completo tem mais oportunidades de conseguir investimentos, parcerias e alcançar o sucesso em longo termo.

Obtenha experiência profissional e compre o equipamento fotográfico para empreender em Fotografia

Primordialmente, você precisará mostrar a seus clientes em potencial, mesmo com equipamento semi profissional ou amador, que você começou a empreender em Fotografia porque é um profissional no que faz. Nesse sentido, uma ótima forma de conseguir alguma experiência é começar a construir um portfólio. Para isso acontecer, recomendamos que você comece trabalhando como assistente de fotógrafo ao abrir sua própria empresa de fotografia.

É igualmente importante, utilizar esse conhecimento para montar um ótimo portfólio de Fotografia que consiga demonstrar todos os tipos de habilidades que você adquiriu durante a faculdade, estágio ou trabalhos freelancers. Procure considerar o seu público e construa o portfólio em torno do que eles pretendem ver, dessa forma se mantenha atualizado para que novos clientes em potencial possam ver o trabalho mais relevante e atual possível.

Do mesmo jeito, quando falamos em câmeras e equipamentos, o recomendado é que você possua duas câmeras, duas lentes que sejam de alta qualidade, dois flashes e conhecimentos em Photoshop e Illustrator.

Por que duas câmeras? Basicamente porque você precisa de equipamento de backup, isso ocorre porque até mesmo os equipamentos novos quebram. Outra dica, se você for comprar equipamentos usados, pode conseguir tudo com menos de R $25 mil, mas o orçamento com o valor de R $50 mil é mais realista para os tempos de hoje.

Isso é uma consequência dos tempos modernos, onde todos possuem câmera portáteis de extrema qualidade em suas bolsas ou bolsos. De fato, se você pretende se destacar no mercado um equipamento de qualidade fará a diferença. No entanto, o que faz a foto é o fotógrafo, esse é o princípio.

Faça um plano de preços e invista para ter um site matador

Você já sabe o quanto irá cobrar pelos seus serviços? Essa é uma pergunta muito difícil para qualquer pessoa que quer empreender em Fotografia, especialmente quando você está no início da carreira. Portanto, comece descobrindo o valor da sua hora, então digamos que você cobra R $250 a hora.

Para cada hora gasta que você gasta fotografando, gastará cerca de três horas editando. Então leve isso em consideração em sua precificação, na equação de exemplo, você cobraria R$1.000 por uma sessão de fotos de uma hora. Mas é bem claro que a sua estrutura de preços deve ser única, por isso usamos desse exemplo para chegarmos a um ponto de partida.

Logo, após definir um nome para sua empresa de fotografia, você precisará de um site, então existem modelos de sites gratuitos por aí, mas o seu site é como uma vitrine. Naturalmente, você vai querer que ela seja impressionante, dessa maneira, pense se é melhor ter o seu site criado profissionalmente.

É claro que o site deverá mostrar o seu trabalho, e é isso que os possíveis clientes gostarão de ver. Para realizar isso com sucesso, mantenha o site organizado, dividindo tudo sempre por categorias. Sempre inclua uma foto sua e uma página que descreve sua informação e experiência.

Por fim, esperamos que as dicas do texto acima tenham te inspirado a agir de alguma forma em direção a seu futuro. Então, realizar qualquer uma das ações citadas já é considerado como empreender em Fotografia, assim desejamos boa sorte em sua jornada como empresário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.