InícioGraduaçãoCriminologiaQuais são os objetivos e o foco da criminologia?

Quais são os objetivos e o foco da criminologia?

O foco da criminologia traz estudos e análises sobre atos criminosos, para verificar as causas e impactos envolvidos nos delitos. Portanto, saiba mais sobre esta ciência criminal e seus objetivos.

Criminologia: o que é?

A criminologia é um conjunto de saberes, ou ciência, que se ocupa do estudo dos crimes, no sentido de analisar as causas, o perfil do infrator, a vítima e o impacto social do mesmo.

Para investigar e trabalhar também com a prevenção de crimes, esta área incorpora os estudos de outros ramos, como o direito, a psicologia e a biologia.

Como a criminologia estuda os crimes?

Esta ciência se apoia em investigações da realidade, reunindo fatos confiáveis em relação ao problema social. Além disso, ela busca dados do delito e seu autor, de modo a comparar e classificar as respostas de tais análises.

O foco da criminologia, então, não é acabar com a conduta de crimes, mas antes, explicá-la e procurar analisar as causas sociais que levaram à ocorrência dos fatos. Portanto, os estudos desta ciência orientam a política criminal.

Dessa forma, é importante ressaltar que ela não pune, como faz o Direito Penal. Aliás, define fatores para se investigar, função do Direito Processual Penal.

Qual o foco da criminologia?

O objetivo da ciência criminal é estudar os fatores que se relacionam dentro de um ato criminoso. Dessa forma, seu foco é verificar e investigar o delito, a vítima e o delinquente. Com efeito, cabe também a ela, analisar as relações sociais que estão por trás.

A função linear da criminologia é informar as partes sociais e os poderes públicos sobre o crime, o criminoso, a vítima e o controle social. Para isso, ela reúne um núcleo de saberes seguros que permite compreender o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficácia.

Desta forma, a Criminologia se interliga a muitos outros temas relacionados às infrações cometidas por infratores. Além disso, ela investiga meios para ajudar a sociedade diante do crime e dos atos desviantes, com foco nas vítimas e no bem-estar social.

Qual os objetos de estudo que está no foco da criminologia?

A ciência que estuda os crimes possui alguns objetos de estudo, que funcionam como base para a sua análise. Então, confira quais são eles:

  • Crime como fenômeno social;
  • infrator ou criminoso;
  • Mecanismos de controle social;
  • Vítima.

Conheça a seguir, do que se trata cada um desses objetos que pertencem ao universo desta ciência, à luz do foco da criminologia.

1º – Crime/delito

O crime, sob o ponto de vista desta ciência, é uma conduta considerada errada, sobre a qual é destinada uma punição, prevista no Código penal. Ou seja, é uma ação inadequada que causa prejuízo a terceiro, cuja sanção penal aplica-se ante o mesmo.

Ainda, o delito é definido também, como um ato ou omissão que proíbe e procura evitar. Logo, como consequência, ele é digno de pena, porque constitui ofensa (dano ou perigo) a um bem (ou pessoa) jurídico individual ou coletivo.

2º – Infrator

O infrator, por sua vez, também é foco da criminologia. Então, este se define como um ser que realiza um ato considerado imoral e errado, conforme as leis sociais. Assim, se sua ação se enquadra na norma penal, ele é tratado como criminoso.

3º – Vítima

A vítima é a pessoa lesada. Ou seja, sofreu as implicações de um ato, de um fato ou de um acidente. Entretanto, há casos em que o ser humano pode se tornar vítima de si mesmo (no caso de suicídio, por exemplo).

O resultado da ação do outro, intencionalmente ou por acaso, traz fortes danos para o seu próximo. Portanto, cabe a esta área de estudos, analisar os prejuízos de tal atos na vida dos envolvidos.

4º – Controle social

O controle social do comportamento delitivo pode ser entendido como o conjunto de ideias, instituições, estratégias e sanções. Elas têm a função de promover e garantir a adequação do infrator a modelos e normas vigentes na sociedade.

Por que os estudos com ênfase no foco da criminologia tem crescido tanto?

Há muitas explicações sobre o avanço dos estudos da criminologia. Contudo, todas elas apontam para o aumento da violência urbana como principal fator. Além disso, a situação dos presos no país, também, culmina no interesse a respeito da criminologia.

Diante disso, o cenário atual mostra a necessidade dos estudos na área desta ciência criminal. Dessa forma, ela oferece algumas ferramentas e saberes que auxiliam nos fatores e entendimento de crimes da sociedade.

Como é o curso de criminologia?

Para atuar na área da criminologia, é preciso estudo e especialização por parte da pessoa interessada. Por isso, existem cursos que formam o criminólogo.

O objetivo do curso de Criminologia é formar profissionais competentes, capazes de atuar nas áreas de:

  • Análises de crimes;
  • Pesquisas acadêmicas;
  • Investigação criminal científica;
  • Avaliação de riscos criminais.

Qual a duração do curso de criminologia?

Em geral, a duração média para este curso é de dois anos e meio, ou cinco semestres. Logo, o aluno pode optar por fazê-lo na forma de bacharelado ou como tecnólogo.

A graduação na forma de Curso Superior Tecnológico (CST), ou tecnólogo, tem duração menor. Ademais, ele tem uma formação mais prática e voltada para situações de perícia.

Já o bacharelado garante uma graduação mais completa, aliada a uma grade curricular que alia conteúdo teórico e prático. Portanto, destina-se, em principal, àqueles que desejam entender sobre as ações sociais e psicológicas imersas na ciência criminal.

Pesquise mais a fundo sobre o foco da criminologia

O foco da criminologia leva a estudos muito interessantes, que recaem sobre o papel social de todos os cidadãos, que, de certa forma, se veem dentro deste cenário atual de muita violência.

Então, caso você se interesse por ciências sociais e humanas, como filosofia e sociologia, irá se identificar muito com o que estuda-se neste curso. Portanto, procure saber mais sobre ele e conheça seus objetivos, enquanto área de saberes humanos.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.