InícioGraduaçãoCriminologiaQual a importância da criminologia para a sociedade?

Qual a importância da criminologia para a sociedade?

A importância da criminologia é analisada nas teorias do direito criminal e penal. Nesse sentido, ela é – por definição – a ciência que estuda “comportamento antissocial do homem, com base na psicologia e na sociologia”.

Confira a seguir, o conceito, sua aplicação, bem como, a sua importância para a sociedade.

O que é criminologia?

Esse termo foi criado em 1883 e tem origem híbrida porque vem do latim crimino, ou seja, crime. Bem como, da palavra logos, que significa estudo. Portanto, criminologia é o estudo do crime.

É a ciência que estuda todos os elementos envolvidos em um crime, sendo conhecida como empírica. Isso porque, o saber se dá através de fatos e relações sociais. O empirismo, na Física, analisa os fenômenos naturais. Já para a Criminologia, os fatos que geram o crime.

Portanto, veja a seguir, os principais pontos analisados por essa ciência. São eles:

  • Crime;
  • Infrator;
  • A vítima;
  • Controle social.

Neste último ponto, entram as instituições responsáveis pela reintegração do indivíduo à sociedade. De acordo com um comportamento adequado. Então, diferente do Direito, ela é uma ciência social de conformação.

Os pilares das ciências criminais

São considerados os 3 pilares das ciências criminais. Assim, cada uma com a sua vertente e retratam sua importância da criminologia:

  • Direito Penal;
  • Criminologia;
  • Polícia criminal.

Já vimos o conceito de Criminologia. Contudo, o Direito, como um todo, estabelece o comportamento adequado e suas consequências no caso de violação. Então, o Direito Penal estabelece uma pena através de um processo, em que o estado pune o criminoso.

Essa ciência é independente, em relação ao Direito, porque ela não determina o que deve ser feito no que se refere à pena. Pelo contrário, ela analisa os fatores que levam à prática de um crime.

Importância da criminologia e ciências afins

Entre as áreas de estudo mais próximas da Criminologia temos:

  • Direito Penal;
  • Psicologia;
  • Sociologia Criminal;
  • Vitimologia.

A visão interdisciplinar envolve vários campos do saber. Isso porque, é um fator muito importante para qualquer ciência social.

Método Dedutivo e Indutivo

Os juristas partem da premissa correta para determinar suas consequências, ou seja, método dedutivo. Pelo contrário dos criminólogos, que usam os dados e os induzem às correspondências de conclusão ou método indutivo.

Qual é a importância da Criminologia?

A importância da criminologia no cenário jurídico e penal é grande. Bem como, a estratégia mais adequada para o combate e prevenção do crime. Além disso, ajuda a determinar a pena mais adequada para cada situação.

Os fatores que causam um comportamento criminoso são estudados. Por isso, são analisados isoladamente. Essas variáveis podem aumentar ou diminuir a pena do réu em um crime.

Do mesmo modo que o Direito Penal pode considerar a premeditação um agravante, a Criminologia consegue determinar se o crime foi premeditado. Isso, por meio da observação.

Logo, a pesquisa depende do foco de quem a realiza. No caso do criminoso, para tentar explicar o que o motivou ao crime e a prática do delito. Como também, a vítima, a sua reação perante o criminoso e sua colaboração para que o crime acontecesse.

Ramos

Confira a seguir os dois ramos que a Criminologia pode ser dividida. São elas:

  • Geral;
  • Clínica.

A geral estuda as razões de suas tendências, das violências, bem como os tipos de criminosos. Já a Clínica, estuda os perfis, além do seu tratamento.

Como se tornar um criminologista?

O curso de Criminologia dura 2 anos no modelo Bacharel. Assim, oferece muitas vagas e campos de atuação diferentes. Portanto, é possível escolher qual o caminho desejado.

Confira, a seguir, algumas disciplinas desta graduação na importância da criminologia. São elas:

  • Psicologia Social;
  • Penalogia;
  • Sociologia.

Durante o curso o aluno estuda o que há de mais atual no ramo, conforme as demandas do mercado. Logo, está pronto para atender as necessidades de todos.

Importância da Criminologia: habilidades

Você deve possuir algumas habilidades para se tornar um profissional. Então, confira a seguir, quais são e como elas afetam seu dia a dia.

Pesquisa

Conseguir realizar todos os tipos de pesquisa, bem como, gostar do que faz.

Habilidade de escrita

Fazer relatórios e resumo da análise de dados vão ser tarefas na sua rotina. Então, uma boa escrita é essencial na sua profissão.

Relacionamento interpessoal

Ser útil para a sua equipe, além da capacidade de entrevistar pessoas exige excelência nas suas relações interpessoais. Seja dedicado.

Organização

Mantenha-se organizado a todo o tempo. Isso porque, você irá lidar com muitos dados e informações o tempo todo.

Principais tarefas de um criminologista

Após formado o aluno terá muitas tarefas a serem feitas. Mas, entre elas destacam-se:

  • Coletar dados;
  • Realizar pesquisas;
  • Elaborar planos para reduzir o crime;
  • Conduzir entrevistas de pesquisa.

Além disso, pode desempenhar o papel de detetive, policial, oficial de justiça, guarda prisional, por exemplo. Logo, atuam em órgãos do governo, serviços de segurança, policial, prisional e judiciais, ONGs.

Vale lembrar que, em cada uma, terá tarefas únicas. Então, escolher o caminho é o primeiro passo para entender o que o espera no dia a dia.

Dicas de carreira para criminologistas

Para você ter uma carreira de sucesso é preciso estar sempre estudando e vendo novas coisas. Então, veja dicas que podem ajudá-lo nisso:

  • Torne-se membro de uma associação;
  • Considere carreiras alternativas;
  • Leia e publique pesquisas em campo.

Essas dicas irão te ajudar a ter uma progressão na carreira. Bem como, ter melhores remunerações.

É claro que elas também são válidas para todas as áreas. Portanto, seja qual for a carreira escolhida, é essencial dedicação.

Mantenha-se sempre em busca de novas informações. Afinal, o conhecimento fará com que seja destaque em sua profissão.

A importância da criminologia para todos

Em geral, a criminologia e seu impacto na sociedade são fundamentais tanto para a punição quanto para a prevenção de crimes. Isso porque, essa análise do comportamento criminoso e vítima retratam algumas ações que podem ser tomadas na esfera do Direito.

Esta é uma área que tem ganhado destaque. Então, as opções de emprego aumentaram. Portanto, se gosta dessa atuação é o momento certo para seguir.

Converse com pessoas que atuam nesta carreira e foque seus estudos. Assim, começa a trilhar um caminho de sucesso em sua atuação.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.