InícioGraduaçãoCriminologiaO que o curso de Criminologia proporciona ao estudante?

O que o curso de Criminologia proporciona ao estudante?

O curso de Criminologia proporciona ao estudante o estudo do crime em primeira mão e sua relação com a sociedade. Além de suas implicações nos campos da ciência, governo e lei.

Então, o curso de Criminologia dá várias chances para estimular este tipo de trabalho. Principalmente quando falamos em Psicologia e na atuação policial, mas também em outros campos. De qualquer modo, o formado em Criminologia usará o intelecto e experiência para ajudar na solução de crimes.

Dessa maneira, quando você conclui e conquista um diploma em Criminologia, deve se preparar para lidar com um mundo inteiro de trabalhos fascinantes. No entanto, também é de se esperar certos empregos menos óbvios relacionados a essa graduação.

Assim, o próprio cerne da Criminologia reside na compreensão dos fatores que podem influenciar no comportamento do criminoso. Isso requer do estudante o entendimento de questões psicológicas e sociológicas relevantes. Essas, por sua vez, o auxiliarão na resolução de crimes das mais diversas naturezas e razões.

Portanto, os cargos mais comuns das pessoas que passam pelo curso tendem à prevenção antes do crime. Isso em contrapartida da perseguição depois de um crime. Contudo, ainda existem determinadas funções que conseguem mesclar as características das duas áreas.

Eventualmente, se você é uma pessoa interessada por filmes como Pulp Fiction, Os Infiltrados e Poderoso Chefão, com certeza terá grande interesse pelo curso de Criminologia e pelo que ele proporciona. Assim, caso seu interesse não seja apenas ver filmes, recomendamos que você confira mais sobre as oportunidades na área.

Capacidade de resolver crimes

Desde sempre, o curso de Criminologia é considerado um dos muitos ramos da Sociologia. Também é o estudo de muitos aspectos do crime e do comportamento transgressivo. Além de agregar tudo isso às instituições e mecanismos sociais e individuais do ser humano.

Em outras palavras, a Criminologia é um campo interdisciplinar, baseado em pesquisas constantes em campos como: Antropologia, Psicologia, Economia e Psiquiatria. Seu objetivo é explicar o comportamento de um indivíduo criminoso. Logo, a Criminologia proporciona aos estudantes a compreensão de diversos aspectos, incluindo:

  • Impacto do crime
  • Reações ao crime
  • Consequências sociais e individuais do crime
  • Ocorrência de crime
  • Causas do crime
  • Tipos de crime

Entretanto, muitas pessoas acreditam erroneamente que a Criminologia pertence ao campo da Justiça Criminal. Embora possa parecer um sinônimo para alguns e os campos compartilharem alguns conceitos, estas são áreas bem diferentes. Logo, aqui estão algumas formas de você conseguir diferenciar as duas:

  • Justiça Criminal: foca na aplicação da lei e no tratamento do crime. Em contrapartida, o curso de Criminologia se concentra em atos criminosos e suas causas, impactos e consequências. Por outro lado, a Justiça Criminal cobre tópicos como procedimentos de investigação e coleta de evidências. Bem como a condenação e prisão de criminosos.
  • Criminologia: estuda a compreensão dos motivos pelos quais se cometem crimes. Além de estudar a prevenção do crime e maneiras de controlá-lo. Nesse sentido, estão agregadas carreiras de repreensão às drogas e de oficial de gestão do crime. Além disso, a sua prática não é restrita às instituições como tribunais, fazendo parte de ambientes sociais e ONGs.

Consequentemente, após o estudo de escolas de pensamento criminológicas, o estudante entenderá a importância desta área na sociedade. De forma semelhante, o estudo de várias leis também proporciona uma ampla compreensão dos direitos e deveres sociais.

Pleno uso do intelecto em prol da prevenção

Atualmente, os criminologistas usam suas habilidades de raciocínio, análise e pesquisa para enfrentar desafios e permanecerem aguçados. Assim como usam, também, o seu intelecto e criatividade para escrever e resolver problemas.

Como dito anteriormente, o curso de Criminologia proporciona ao estudante uma consciência social que pode ser aplicada de maneiras inesperadas. Então, é claro que, após aprender tudo isso, será possível fazer pesquisas que possam levar à prevenção do crime.

Dessa forma, com o intuito da prevenção, o profissional será capaz de desenvolver buscas acadêmicas e relacionar padrões de histórico. Além de verificar com facilidade questões de saúde mental e status socioeconômico, por exemplo. Por outro lado, o pleno uso do intelecto permite que o estudante possa trabalhar diretamente com pessoas. Como em ambientes de aconselhamento e terapia, ambientes considerados de alto risco para crimes.

O curso de Criminologia oferece variadas opções de carreira

À primeira vista, quando você for estabelecer sua carreira após cursar Criminologia, será possível assumir cargos interessantes como:

  • Psicólogo forense: para ser um, você precisa ter um diploma de graduação em Criminologia. Ou então um mestrado ou doutorado em Psicologia. Os psicólogos forenses costumam criar perfis criminais ou trabalhar como consultores.
  • Criminologista: esses profissionais ajudam a melhorar o funcionamento da polícia, com o policiamento preditivo voltado à comunidade. Os criminologistas também trabalham em universidades, órgãos legislativos e centros de pesquisa.
  • Agente de desenvolvimento comunitário: profissional que trabalha no desenvolvimento comunitário com o intuito de causar mudanças sociais. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade de vida em diferentes comunidades. Durante a atividade, normalmente haverá relação com órgãos de autoridade, atuando como um elo entre a comunidade e os respectivos órgãos.
  • Oficial de condicional: quando uma pessoa trabalha nessa função, irá administrar criminosos após a libertação das instituições. Principalmente para proteger o público e reduzir as chances dessa pessoa cometer um crime novamente. Logo, trabalhar como oficial de condicional implica gerenciar criminosos de alto risco. Além de assistir e testemunhar no tribunal.

Por fim, o formado do curso de Criminologia poderá lidar com uma variedade de eventos inesperados. Fica claro que a rotina de sua atividade proporcionará bastante excitação. De maneira a se notar o trabalho como uma aventura cativante. Assim, imagine poder aplicar tudo o que aprendeu sobre o comportamento humano na vida real.

Então, ao contrário de outras profissões em que o trabalho é bem monótono e feito apenas em escritório, podemos dizer que os criminologistas trabalham constantemente com o mundo real. De modo que novos lugares, pessoas e circunstâncias sejam parte da rotina profissional.

Gostou do nosso conteúdo? Nesse caso, não deixe de dar uma olhada no conteúdo da Voomp “Curso de Criminologia: qual o preço?”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.