InícioGraduaçãoPedagogiaO que o curso de Pedagogia proporciona ao estudante?

O que o curso de Pedagogia proporciona ao estudante?

O curso de Pedagogia proporciona ao estudante o ensino da ciência da educação e da arte de educar. Assim, esta é uma área do conhecimento que estuda o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem desde a infância até a vida adulta. 

Além disso, a graduação ainda prepara os profissionais para atuarem na administração, supervisão e orientação educacional na educação básica. Caso você esteja considerando exercer a carreira de pedagogo, deve saber que será necessário gostar de lidar com pessoas. Principalmente crianças e jovens em fase de formação.

Outra competência fundamental a este profissional é estar atualizado nas principais tendências, métodos e processos educativos da atualidade. Do mesmo modo, entender as mudanças e debates sociais contemporâneos também é importante para que o pedagogo possa atuar de maneira adequada, seja na sala de aula ou como líder de instituição educativa.

Dessa forma, o curso de Pedagogia é voltado especialmente para quem se preocupa com a formação de cidadãos conscientes e com uma instituição escolar moderna, que acompanha os progressos da sociedade.

Como é o curso de Pedagogia?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é e para que serve a Pedagogia. O termo tem origem nas palavras gregas paidos e agein, que significam “conduzir a criança”. Logo, a Pedagogia é a ciência da educação e da aprendizagem.

Durante a graduação, que é uma das mais procuradas do Brasil, os alunos são preparados para compreender e atuar nos processos de melhoria da qualidade educacional brasileira, visando a transformação social.

Ao longo da formação são estudadas matérias da área da Educação, Psicologia da Educação, Desenvolvimento Humano, além de diversidade e direitos humanos. Assim, os estudantes aprendem sobre as novas tecnologias escolares, o sistema de ensino e também métodos de administração escolar.

Veja abaixo algumas das matérias ensinadas:

  • Alfabetização e Construção do Conhecimento;
  • Didática Geral;
  • Direito Educacional;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação Especial;
  • Gestão no Contexto Escolar;
  • História da Educação;
  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Planejamento Educacional;
  • Psicologia da Educação;
  • Psicomotricidade.

Outra informação que é importante ter em mente é que o curso de Pedagogia é oferecido como licenciatura e não poderia ser diferente. Como se trata de uma graduação voltada para a Educação, o aluno será preparado tanto para ministrar aulas como atuar na gestão escolar.

Com uma duração média de quatro anos, é possível cursar Pedagogia de maneira presencial e também a distância, através do modelo EAD. Essa é uma boa opção para quem procura por uma graduação mais em conta e flexível, podendo estudar de onde quiser.

Depois de formado, o pedagogo poderá atuar não apenas em instituições escolares mas também desenvolvendo projetos educacionais e culturais para empresas e ONGs e até em clínicas e hospitais, por meio da avaliação de funções cognitivas, motoras e de interação social dos pacientes.

Áreas de atuação do pedagogo

Ao contrário do que muita gente pensa, vimos que a atuação do pedagogo não se restringe apenas à educação infantil. Embora este profissional seja mais requisitado em creches, escolas e brinquedotecas, ele também está presente em asilos, presídios, hospitais e outras instituições.

Para que você possa entender melhor as oportunidades de carreira que o curso de Pedagogia oferece, listamos abaixo as principais áreas de atuação do pedagogo.

Ensino

Área com mais oportunidades dentro da Pedagogia, o ensino abrange a atuação em sala de aula. O pedagogo formado está habilitado a lecionar na Educação Infantil, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Educação especial

A Educação Especial é uma área dentro do ensino na qual o pedagogo pode se especializar. Assim, ele irá ministrar aulas para pessoas com deficiência. Além disso, também estará capacitado a desenvolver materiais didáticos para este público.

Administração escolar

Pedagogos mais experientes podem atuar no gerenciamento de instituições escolares. 

Coordenação e supervisão pedagógica

Como coordenadores ou supervisores, o profissional irá atuar na avaliação, orientação e acompanhamento de professores, além de toda a rotina escolar e o processo de aprendizagem dos alunos.

Orientação educacional

Quem se forma no curso de Pedagogia também pode trabalhar na orientação escolar. Assim, as atribuições do orientador incluem a orientação e apoio aos alunos através de métodos psicológicos e pedagógicos.

Psicopedagogia

Quem também se identifica com a área de Psicologia pode optar por atuar na Psicopedagogia. Aqui o profissional especializado irá investigar os fatores que afetam a aprendizagem dos alunos. O psicopedagogo normalmente acompanha alunos com distúrbios de aprendizagem e auxilia professores e demais profissionais da educação.

Produção de material didático

Fora das instituições escolares, o pedagogo pode trabalhar no mercado editorial de livros didáticos. Ele irá elaborar e editar livros infantis e material didático utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental.

Pedagogia hospitalar

Os pedagogos também podem atuar em clínicas e hospitais. Eles serão responsáveis por auxiliar no processo educativo de crianças e jovens submetidos a longos processos de internação.

Pedagogia empresarial

No ambiente empresarial, o profissional formado no curso de Pedagogia trabalha no desenvolvimento de projetos educacionais e culturais.

Pedagogia social

Na área social, o pedagogo irá trabalhar em conjunto a assistentes sociais. O objetivo é integrar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade ao sistema educacional, através do resgate da convivência social, familiar e da autoestima.

O curso de Pedagogia proporciona o desenvolvimento de educadores capacitados

Em resumo, podemos dizer que o curso de Pedagogia é voltado para pessoas interessadas em atuar na área da educação brasileira. Além disso, é importante que os alunos tenham boas habilidades de lidar com o público e gostem muito de ler.

Isso porque, como você viu, o pedagogo irá atuar diretamente com crianças, jovens e adultos oriundos das mais diferentes configurações familiares, situações sociais e com capacidades diversas.

Assim, não basta apenas entender toda a teoria das práticas educacionais e de administração escolar — é necessário ter sensibilidade e sabedoria para lidar com o dia a dia da profissão.

Depois de saber mais sobre o que o curso de Pedagogia proporciona ao estudante, não deixe de ver também nosso artigo sobre Ensino a Distância: será esse o futuro da educação superior? Boa leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.