InícioGraduaçãoPedagogiaPsicopedagogia: Psicologia ou Pedagogia?

Psicopedagogia: Psicologia ou Pedagogia?

Digamos que é um pouco das duas coisas. A Psicopedagogia é uma especialização que pode ser feita por pedagogos ou psicólogos. É uma área que estuda a relação da mente humana com a aprendizagem. Ou seja, é uma união dessas duas áreas de estudo.

É uma área na qual o profissional pode atuar com pessoas que têm dificuldade de aprendizado. Assim, ele pode atuar na descoberta de como ele assimila o conhecimento e como aprimorar esse processo.

Antes do surgimento da Psicopedagogia, acreditava-se que os problemas de aprendizagem tinham origem exclusivamente com distúrbios orgânicos no cérebro. Não que isso não seja verdade, mas não é a única causa. Há vezes que o psicopedagogo descobre que a dificuldade de aprendizagem tem origem comportamental. É aí que entra a expertise do especialista para identificar o problema e saber dar o tratamento adequado a ele.

Antes de conhecermos mais sobre a Psicopedagogia, vamos começar pela Pedagogia e Psicologia.

Psicologia é a ciência da mente

Do grego ‘estudo da alma’, a Psicologia analisa a mente, seus comportamentos e como as pessoas se comportam em contato com as outras ou com elas mesmas. O profissional estuda os processos de entendimento, compreensão do ambiente e do mundo, emoções, inteligência e a noção que ela tem dela mesma.

O curso para formação de psicólogo tem cinco anos de duração e é oferecido no nível de bacharelado. A sua grade curricular conta com aulas de Anatomia, Análise do Comportamento, Psicologia Pública, Hospitalar, Social, do Trabalho e Terapias. Há também matérias de Didática, que ajudam o psicólogo a lecionar ou lidar com aulas no futuro, especialmente se ele atuar em escolas.

O aluno também passa por um estágio obrigatório, que conta com atendimento psicológico na comunidade onde está inserida a instituição de ensino superior. Ele atuará na prática com pacientes reais, em terapias variadas, sempre com a orientação de um professor. É com esse estágio que o graduando tem contato com o dia a dia da profissão

Pedagogia e o estudo da educação

A origem do curso também vem do grego, que significa ‘conduzir a criança’. E é bem o que o pedagogo faz. Com uma bagagem acadêmica focada no ensino, ele lida bem com a aprendizagem de crianças e adolescentes.

O curso tem duração de três anos e é oferecido na modalidade licenciatura. Afinal, pedagogos serão professores, do ensino básico e até da pré-escola. A grade curricular conta com matérias como Ensino de Geografia, História, Matemática, Português e História da Educação. Há aulas de Gestão na Educação, Didática e Gestão Pedagógica. Afinal, além de professor, geralmente os pedagogos também podem se tornar diretores de escolas, e essa formação é bastante importante.

É no curso de Pedagogia que o graduando vai conhecer como é a Educação Inclusiva. Ela tem se tornado mais conhecida nos últimos anos até por conta de projetos de inclusão de alunos com deficiência no ensino normal.

A especialização em Psicopedagogia

É um curso em nível de pós-graduação, que pode ser feito por psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e professores licenciados. Como a Psicopedagogia lida com aprendizagem e como ela se desenvolve na mente, é uma especialização que traz muitas vantagens para os profissionais.

O curso pode ter de dois a três semestres de duração, e tem disciplinas como a Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Neuropsicopedagogia. Há aulas também de Processos Cognitivos, Alfabetização e Necessidades Especiais Educacionais.

No final do curso, o aluno pode apresentar um projeto de conclusão de curso ou uma monografia, que pode fazer uma análise de um caso ou de uma situação dentro da Psicopedagogia.

Quando é indicada a Psicopedagogia?

Pessoas com dificuldade de aprendizagem têm muito a ganhar com sessões de Psicoterapia. O profissional vai estudar o que acontece na mente do paciente para entender quais são os problemas de aprendizagem. Ele pode ajudar até quem tenha transtornos como o de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou do Espectro Autista.

Os pais podem perceber alguns sinais dos filhos que indicam problemas de aprendizado, como problemas para focar a atenção, de se relacionar com os colegas de sala, com a leitura ou escrita. Não ter interesse nos estudos, nem na escolinha infantil com os amiguinhos, é um sinal de alerta. Caso isso aconteça, consultas com o profissional ajudam muito a entender o problema e tentar solucioná-lo.

Mas as crianças não as únicas beneficiadas com o trabalho da Psicopedagogia. Adultos com falta de atenção ou foco, ou dificuldade de entender conteúdos e entender o que estão lendo também podem se consultar com este profissional. Quem também tem problemas de adaptação com o trabalho ou baixo desempenho pode lançar mão da Psicopedagogia.

Mercado de trabalho para a Psicopedagogia

Vale lembrar que o profissional não é médico. Ou seja, ele não pode receitar remédios para tratamento de transtornos psicológicos. Quem faz isso é o pediatra ou psiquiatra, que pode encaminhar ou recomendar o acompanhamento do psicopedagogo para complementar o tratamento.

Uma vez formado, o profissional pode atuar de forma autônoma, em consultórios especializados. Mas pode trabalhar em clínicas e hospitais, especialmente com crianças e adolescentes que estejam internados por longos períodos de tempo. Ele pode atuar no processo educacional, para que ele não perca o conteúdo escolar enquanto estiver afastado.

Outra área importante de atuação é em centros de atenção psicossocial, que lidam com pessoas usuárias de substâncias psicoativas e se distanciam da sociedade. Abrigos que tenham menores de idade, ou centros de ressocialização de menores infratores têm muito a ganhar com um psicopedagogo, porque eles vão conversar com os atendidos e desenvolver seu potencial.

Empresas também podem contar com o especialista em Psicopedagogia para elaborar planos de capacitação de funcionários. Aqui entram tanto os novos trabalhadores quanto os que já estão na casa. Cursos frequentes atualizam o conhecimento destas pessoas, e mantêm o nível de qualidade da sua atuação, produção e prestação de serviços.

Ele também pode trabalhar no desenvolvimento profissional. Aqui, a atuação vai tanto como conselheiro de pessoas que procuram recolocação no mercado de trabalho quanto o aprimoramento de suas habilidades.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Semelhanças entre Pedagogia e Psicologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.