InícioGraduaçãoPsicologiaFaculdade de Psicologia: saiba tudo sobre o curso

Faculdade de Psicologia: saiba tudo sobre o curso

Estudiosos do comportamento humano, tanto na esfera individual quanto coletiva, os profissionais da psicologia ocupam um papel fundamental na sociedade contemporânea. 

São anos de preparação e estudos para prestar suporte em questões sensíveis como a saúde mental e emocional. Neste post, a Voomp vai compartilhar com você justamente como são estes anos de formação na faculdade de Psicologia. 

Venha com a gente para saber quanto custa o curso, quanto tempo dura e o que estuda um psicólogo! 

Faculdade de Psicologia: principais características

A psicologia é um campo do conhecimento que, ao longo do último século, passou por significativas transformações. Tanto na metodologia de pesquisa e análise de resultados como na atuação profissional. Foram mudanças que caminharam na direção de proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas de maneira humanizada.

No curso, os alunos encontram conteúdos teóricos e práticos, aplicados às diversas situações e espaços da vida humana, como em processos educacionais, ambientes de trabalho e na relação entre indivíduos e sociedade. De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, o objetivo do curso é formar psicólogos capazes de atuar no ensino, pesquisa, na clínica e demais atividades relacionadas à psicologia. 

Em geral, a faculdade de Psicologia possui um caráter multi e interdisciplinar, humanista e com bastante diversidade nos procedimentos teórico-metodológicos. No entanto, o curso de Psicologia pode ocorrer apenas na modalidade presencial, uma vez que a natureza da profissão está intrinsecamente conectada com as vivências e relações interpessoais.

Durante a formação, será exigido do estudante de Psicologia muita leitura de textos, produção de artigos, relatórios, comunicações orais e análises críticas.  

Qual o perfil do estudante de Psicologia?

Estudantes e profissionais da Psicologia possuem muitas responsabilidades. Por isso, é fundamental que o perfil seja de pessoas responsáveis, com bastante conhecimento técnico e com habilidades pessoais que ajudarão no trabalho.

Dentro dessas habilidades, destacamos a capacidade de ter empatia, sensibilidade, mente aberta e uma boa comunicação. Durante a atuação clínica, são ferramentas indispensáveis para uma boa execução de atendimentos que, por natureza, são momentos de acolhimento e assistência.

Uma vez que o profissional lida com emoções e sentimentos particulares das pessoas, outra característica fundamental do perfil é o compromisso ético. Ao desempenhar na profissão de psicólogo, o comprometimento e a responsabilidade com quem está sendo atendido são cruciais, o que inclui a confidencialidade das informações e não ser conivente com opressões e violência. 

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

O curso de Psicologia no Brasil é previsto para ter a duração de 4 mil horas, que devem ser cumpridas no mínimo em cinco anos de faculdade. Durante este período, a formação contempla os diferentes tipos de abordagens e metodologias em que os psicólogos podem se especializar ao longo da carreira. 

Durante esses cinco anos, os alunos podem participar de congressos, intercâmbios, projetos de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com as Diretrizes Nacionais para o Curso de Psicologia, ainda é exigido um estágio supervisionado de no mínimo 210 horas, que pode ser feito em escolas, empresas ou instituições públicas.

Mas, afinal, quais são as disciplinas que compõem esses 10 semestres de faculdade? Algumas matérias dizem respeito à aplicação da psicologia em diferentes instâncias, como essas aqui abaixo:

  • Psicologia e Comunidade
  • Psicologia e Educação Especial
  • Psicologia do Trabalho
  • Psicologia Hospitalar
  • Terapia Familiar 
  • Psicologia Social

Quanto à metodologia de trabalho, pesquisa e análise, o curso conta com disciplinas de teoria e técnicas psicoterápicas gerais. Além disso, é exigido do estudante de Psicologia uma formação geral em ciências humanas, na qual são contemplados conteúdos de natureza histórica e filosófica. A ética é um tema recorrente também nos debates da graduação.

Quanto custa a faculdade de Psicologia?

Como já dissemos antes, o curso de Psicologia pode ser realizado somente na modalidade presencial, o que exclui a possibilidade de atividades EAD ou semipresenciais. Sendo assim, as faculdades precisam oferecer estrutura, salas de aula e equipamentos para ofertar o curso.

No entanto, isso não significa que o curso de Psicologia é inacessível. Há boas opções no mercado para fazer uma faculdade de qualidade e com preços que cabem no bolso. Obviamente, os valores podem mudar muito entre diferentes faculdades. No entanto, possuir preços altos não está exclusivamente relacionado à qualidade da formação. Por isso, a nossa dica é que você procure algumas opções e avalie o que as universidades têm a oferecer para você.

Em geral, pesquisas apontam que a média mensal de custo de uma faculdade de Psicologia fica em torno de RS 1.000. Mas lembramos: esta é apenas uma média. Fazendo uma boa pesquisa, você pode encontrar valores mais baixos sem perder qualidade.

Neste sentido, buscando por um bom custo-benefício, faculdades como a Anhanguera,  Pitágoras, Unime, Unic e Unopar oferecem o curso a preços abaixo de R$ 1 mil reais! Um valor bem mais em conta no mercado!

Como mencionamos, o estudante de Psicologia lidará com uma boa diversidade de teorias e metodologias ao longo dos cinco anos de curso, o que implica em bastante leitura e, consequentemente, acesso a livros. Por isso, é sempre bom pensar nos gastos adicionais que a graduação exige. Uma boa alternativa é escolher uma faculdade que disponibilize uma biblioteca de qualidade, em que você possa acessar a bibliografia sem pesar no bolso. 

Quais são as possibilidades de atuação para formados em Psicologia?

A área da Psicologia está em constante crescimento. A procura por profissionais da Psicologia nos mais variados campos é grande. Por isso, vamos te apresentar algumas possibilidades de atuação profissional para depois que você concluir a graduação em Psicologia.

Para começar, não podemos esquecer de citar a psicologia clínica, um dos principais ramos de atuação do profissional da área. Geralmente, o psicólogo trabalha de forma autônoma na clínica, atendendo pacientes e prestando serviços de psicoterapia. Para esse trabalho, o psicólogo pode se especializar em diferentes idades de pacientes e em modelos de tratamento.

Outro ramo importante para os formados em Psicologia são os setores de Recursos Humanos das empresas. Diante da valorização do chamado “capital humano”, a atuação de psicólogos em setores de RH é fundamental para valorizar, amparar e reter profissionais nas empresas. Aqui, o profissional de RH irá participar de processos coletivos, motivar os funcionários e ajudá-los a se desenvolverem no trabalho.

Além desse ramo, o psicólogo que atua com orientação vocacional em escolas e cursinhos pré-vestibular terá também um vasto campo de atuação. Aqui, o psicólogo irá ajudar jovens em sua trajetória educacional e profissional, auxiliando no direcionamento de carreira. Legal, né?

Por fim, para citar só mais um exemplo, é bacana ficar ligado nas possibilidades de trabalho que estão surgindo do casamento entre marketing e psicologia. Um exemplo são os trabalhos sobre comportamento do consumidor. Muitas agências procuram a orientação de psicólogos para definir marcas, campanhas e projetos voltados aos consumidores após compreender como pensa e sente esse público.

Enfim, esperamos que você tenha curtido nosso conteúdo e resolvido todas as suas dúvidas sobre a faculdade de Psicologia. Agora que você já conhece um pouco mais, que tal investir na sua carreira de psicólogo?Pode contar conosco! 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.