InícioGraduaçãoPedagogiaO que é a gamificação na Pedagogia?

O que é a gamificação na Pedagogia?

Com as recentes revoluções tecnológicas, a gamificação se tornou uma tendência no que diz respeito à educação. Aplicada tanto no contexto educacional quanto corporativo, seu objetivo é otimizar o aprendizado, motivando o aluno a se engajar na resolução de desafios. Mas como ocorre a gamificação na Pedagogia?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que as pessoas nascidas a partir do meio dos anos 90 compõem a chamada geração de nativos digitais. Ou seja, elas já cresceram, familiarizadas com as tecnologias digitais: videogames, computadores, smartphones, tablets, entre outros.

Assim, ainda que muitas vezes os dispositivos eletrônicos sejam considerados como vilões do aprendizado para pais e professores, a união entre jogos, tecnologia e pedagogia pode ser uma grande vantagem em sala de aula.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda melhor o que é a gamificação na Pedagogia e entenda como ela é aplicada na prática escolar. Confira!

O que é a gamificação na Pedagogia?

Antes de explicarmos o que é a gamificação na Pedagogia, vale entender o conceito de gamificação. A gamificação, termo originado do inglês gamification, nada mais é do que a utilização da lógica dos games em outros contextos. 

Assim, não se trata apenas de trazer jogos e recompensas para a prática pedagógica, mas também de utilizar técnicas, estratégias e até o design próprios dos games em sala de aula. Dessa forma, o aprendizado se torna mais atrativo e estimulante, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento lógico dos alunos.

Dentre os elementos que podem ser adotados nos processos de gamificação da pedagogia, podemos citar:

  • Avatares;
  • Desafios e Missões;
  • Rankings por desempenho;
  • Prêmios por metas alcançadas;
  • Recompensas por desempenho.

Por que investir na gamificação da Pedagogia?

Primeiramente, como você viu, a gamificação estimula a motivação, o engajamento e a autonomia dos alunos. Isso porque ela promove atividades como o trabalho em equipe, a conquista de objetivos e a competição saudável em um ambiente lúdico, ajudando os estudantes a perceberem o avanço em seu aprendizado.

Por meio de bons desafios, adequados para a faixa etária e as competências a serem desenvolvidas pelos alunos, a gamificação na pedagogia oferece vantagens como:

  • Melhora da motivação e engajamento nas aulas;
  • Mais interação entre os estudantes;
  • Estímulo da autonomia e participação ativa do aluno no processo educativo;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Estímulo do trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades como colaboração e diálogo;
  • Desenvolvimento de inteligência emocional.

Como adotar a gamificação da Pedagogia em sala de aula?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a gamificação da educação pode ser adotada em qualquer fase do desenvolvimento dos alunos. Da alfabetização ao ensino superior, ela pode ser aplicada de diferentes formas.

Embora o professor tenha completa liberdade para utilizar os elementos dos jogos como achar conveniente, vale salientar que a estratégia deve ter como objetivo o engajamento e estímulo dos alunos. Assim, é necessário cuidado para não estimular a competição não saudável e os sentimentos de fracasso.

Dito isso, a gamificação da pedagogia pode ser aplicada por meio de jogos digitais, analógicos ou mistos. Dentre as técnicas utilizadas, por exemplo, o storytelling é uma excelente maneira para que o educador conduza os estudantes a resolverem problemas.

Da mesma forma, o uso de avatares (personagens), de resolução de enigmas e de desafios com vários níveis de dificuldades, com sistemas de recompensas, promove um ambiente de aprendizagem mais interativo e estimulante.

Outro ponto importante é a adoção de feedbacks imediatos por parte do professor. Sobretudo porque eles ajudam com que o aluno perceba seus pontos fracos e possa refazer sua estratégia com mais segurança.

Celulares e tablets como aliados

Ainda que os celulares e tablets possam ser vistos como maléficos para os estudos, eles também podem ser excelentes recursos na educação. Afinal, a utilização de aplicativos não só introduz a tecnologia no ambiente escolar, como também dinamiza a aula. 

Assim, os alunos poderão se sentir ainda mais motivados a realizar as tarefas, inclusive continuando o aprendizado em casa.

3 pontos para uma gamificação eficaz na Pedagogia

Até aqui, você já entendeu o quanto a gamificação da pedagogia pode ser uma grande aliada dos educadores. No entanto, ela precisa ser bem aplicada para que os resultados sejam eficazes.

Confira agora três pontos que ajudam muito na elaboração de uma estratégia de gamificação em sala de aula.

Defina o objetivo

Primeiramente, ter bem definido o objetivo a ser alcançado servirá como um norte para todo o processo. Assim, o professor deve analisar alguns pontos específicos da sua turma como:

  • Faixa etária;
  • Perfil dos alunos;
  • Rotina e hábitos dos estudantes.

Em seguida, deve-se considerar quais são os principais pontos das atividades e como cada uma delas ajudará a alcançar o objetivo final.

Analise os recursos e materiais utilizados

Ao elaborar uma aula, os educadores devem ter em mente quais são os recursos e materiais que serão necessários para o sucesso da proposta. Assim, ele deve se certificar de providenciá-los com antecedência e avaliar pontos como:

  • Necessidade de materiais de papelaria;
  • Tempo de visitação, caso a atividade seja em local externo;
  • Tempo da atividade, para que ela não ultrapasse a hora da aula;
  • Ajuda externa, como outros professores ou mesmo estudantes.

Além disso, como já mostramos, os professores também podem utilizar a tecnologia digital a seu favor. Aplicativos e sites são grandes aliados das aulas. Um deles é o  Enem Game, um aplicativo que pode ser utilizado para auxiliar os alunos a se prepararem para o Enem.

Feedbacks

De antemão, falamos sobre a importância dos feedbacks no processo de gamificação da pedagogia. Eles auxiliam os alunos a entenderem o que foi aprendido com a atividade, o que pode ser melhorado e quais foram os pontos positivos.

O feedback pode ser aplicado de diversas maneiras: de forma imediata ou após a atividade, individualmente ou em grupo e até de aluno para aluno. 

Agora que você entendeu o que é a gamificação na Pedagogia e sua importância no processo de aprendizado, não deixe de conferir também a evolução da Pedagogia através dos tempos  e de entender o papel dos pedagogos na educação. Boa leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.