InícioGraduaçãoTecnologiaO que é Low Code e No Code: conheça estas tecnologias

O que é Low Code e No Code: conheça estas tecnologias

Compreender lógicas computacionais, conhecer diferentes linguagens de programação e saber construir códigos, são habilidades que há algum tempo vêm sendo bastante valorizadas. Afinal, nos últimos anos, muitas empresas têm apostado no desenvolvimento de plataformas online para oferecer soluções.

Por outro lado, recentemente, algumas organizações têm priorizado outras estratégias para construir sistemas e softwares com mais simplicidade, sem necessariamente precisar escrever linhas e mais linhas de códigos de programação. Você sabia que isso é possível? Pois é!

Em geral, essa estratégia tem combinado bem com o desenvolvimento de websites e programas de média complexidade, dinamizando e acelerando a rotina de trabalho nas empresas.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essas formas de desenvolvimento mais simples, conhecidas como Low Code e No Code. Continue com a gente até o fim do texto e saiba tudo sobre essas tecnologias!

O que é Low Code e para que serve?

Low Code, em tradução literal do inglês, significa pouco código. Como o nome sugere, as plataformas de desenvolvimento low code permitem que usuários criem sistemas, softwares e sites de forma mais prática e sem a necessidade de programações complexas, como é o caso de desenvolvedores front-end. 

Recentemente, essa tecnologia popularizou o termo programador cidadão. Isso quer dizer que, com um pouco de informação, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios do desenvolvimento low code. Ou seja, uma das principais características dessa metodologia é a acessibilidade para pessoas que não possuem um profundo conhecimento em programação. 

Se o desenvolvedor possuir algumas noções de programação, é possível aplicá-las de forma simples frente ao projeto que está construindo. No entanto, boa parte do trabalho é desenvolvido com base em plataformas que disponibilizam modelos personalizáveis de recursos visuais.

No Code: conheça esta tecnologia

A tecnologia No Code, embora semelhante ao Low Code, é ainda mais simples. Neste modelo de desenvolvimento, o usuário não utiliza sequer uma linha de programação, sendo possível construir qualquer projeto com base nos recursos que a plataforma utilizada oferece.

Normalmente, são plataformas que funcionam a partir da sugestão de templates editáveis, onde é possível alterar textos, imagens, blocos, barras de ferramentas, entre outras funcionalidades que um website ou um software podem possuir.

Ou seja, a tecnologia No Code permite que desenvolvedores cidadãos atuem com maior autonomia e agilidade, sem a necessidade de passar horas estudando técnicas e linguagens de programação. 

Quais são as vantagens de utilizar tecnologias Low Code e No Code?

As metodologias Low Code e No Code têm chamado a atenção, principalmente por proporcionar dinamismo, agilidade e eficiência na rotina de trabalho. Na prática, é como se fosse um caminho mais curto para construir uma ferramenta, onde não é necessário uma formação profunda.

Vamos a um exemplo: digamos que você está empreendendo e precisa construir uma loja virtual, no entanto, possui uma certa urgência e não dispõe de muitos recursos para contratar uma equipe de TI. Neste cenário, uma boa alternativa é utilizar as tecnologias Low Code e No Code, que permitem que se crie sua loja de maneira intuitiva e com edições simples.

Assim, além de poupar todo o tempo que uma programação complexa levaria, você também consegue poupar recursos. É claro, vale a pena conhecer um pouco de design e ter clareza sobre os objetivos da sua aplicação, para que ela seja funcional e de acordo com o que os usuários esperam para uma boa navegação.

A desvantagem fica por conta de eventuais limitações que as plataformas de desenvolvimento Low Code podem oferecer, como dificuldades para integrar softwares e bancos de dados complexos, além de possíveis limitações de edição

Low Code x No Code: onde essas tecnologias são aplicadas?

Como já mencionamos, muitas empresas têm investido nesta forma de desenvolvimento para softwares e websites. No entanto, elas podem ser utilizadas para diversas funcionalidades que facilitam rotinas de trabalho.

Para quem trabalha com negócios, as ferramentas de desenvolvimento de pouco código funcionam muito bem. Com eles, é possível criar aplicativos de celular, site da marca, loja online, além de programas para controlar estoques e para gerir o relacionamento com os clientes, os chamados CRMs. Tudo construído de maneira simples e da forma como você deseja. 

Fluxogramas de trabalho também são soluções populares entre desenvolvedores Low Code. Desta forma, é possível construir ferramentas que auxiliam tanto na execução de tarefas na empresa como para organizar rotinas de compromissos pessoas. Bacana, não?

Aprimore o seu desenvolvimento No Code!

É verdade, para desenvolver um projeto Low Code não é preciso muito. No entanto, um pouco de conhecimento e prática sobre essa forma de criação pode ser um fator determinante para diferenciar você dos demais. E claro, no mercado de trabalho, isso faz toda a diferença

Na Voomp, você encontra o curso ideal para dominar todas as funcionalidades que essa tecnologia oferece. Com o curso da plataforma, você irá ficar por dentro de tudo sobre as plataformas de desenvolvimento, como integrar bancos de dados ao seu projeto e como mandar bem na construção da experiência do usuário.

Expanda seus horizontes agora mesmo e conte com a Voomp para dar o seu próximo passo profissional. Esperamos que tenha gostado do conteúdo! A gente fica por aqui. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.