InícioGraduaçãoTecnologiaGraduação em Computação em Nuvem: conheça suas aplicações

Graduação em Computação em Nuvem: conheça suas aplicações

Você provavelmente já ouviu falar em computação em nuvem, não é mesmo? Mesmo que você não tenha ouvido falar sobre o termo, é muito provável que essa tecnologia esteja bastante presente no seu dia a dia. Isso porque a computação em nuvem, que já foi considerada uma aposta, hoje é uma realidade muito bem consolidada.

E tem mais, sabia que existe uma graduação nesta área? Legal, né? Então, se quiser saber um pouco mais sobre esse conceito e como é a formação na área, acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas. Vamos lá? 

Computação em nuvem: como funciona essa tecnologia?

A computação em nuvem, conhecida também como cloud computing, é uma tecnologia que permite que você acesse diversos conteúdos e serviços sob demanda através da internet. Na prática, isso significa que tanto empresas, como usuários não precisam dispor de grandes estruturas físicas de servidores e equipamentos em geral, visto que tudo o que é preciso acessar está na internet

Um bom exemplo são os serviços de armazenamento em nuvem. Em plataformas como Google Drive ou Dropbox, pode-se armazenar diversos tipos de formatos de arquivos, podendo acessá-los onde quer que você esteja a partir da internet. Diferente de um pen-drive, onde os arquivos estão armazenados apenas em seu disco e só podem ser acessados por ele próprio.

A tecnologia, que anos atrás era uma novidade, hoje está consolidada e é preferida por muitos usuários por proporcionar diversos benefícios e maior acessibilidade. Você encontra serviços em nuvem em diversas plataformas: stream de músicas e vídeos, games armazenados na internet, editores de texto online, chats online, entre outros serviços. 

Além de oferecer vantagens para usuários comuns, os serviços de computação em nuvem revolucionaram empresas de diferentes setores. Na área da tecnologia, a computação em nuvem é dividida em  três tipos de aplicações: 

Infraestrutura como um serviço (IaaS)

É o tipo de computação em nuvem que permite que empresas ou usuários utilizem recursos de hardware pela internet, como servidores e armazenamento. 

Plataforma como um serviço (PaaS) 

É o tipo utilizado por quem atua na área da tecnologia com programação e desenvolvimento de aplicações. Desta forma, o profissional pode fazer o seu trabalho através dos serviços em nuvem.  

Software como um serviço (Saas)

Trata-se de um dos tipos mais populares. Aqui, os usuários podem acessar softwares sem a necessidade de download ou instalações, permitindo que o conteúdo desejado no programa online. É o que acontece em serviços de streaming, por exemplo.

Quais as vantagens de utilizar a computação em nuvem?

Não é por acaso que a computação em nuvem conquistou bastante espaço nos últimos anos. Ela oferece diversas vantagens que vão desde a segurança de dados até a redução de custos. Já pensou em ter que instalar em seu computador todas as aplicações que precisasse utilizar? Com a computação em nuvem, você trabalha com muito mais agilidade e praticidade.

Outro aspecto bastante vantajoso é a economia que a computação em nuvem proporciona. A possibilidade de dispensar alguns equipamentos físicos pode significar redução de custos e, além disso, o usuário paga somente pelos serviços que utiliza. Ou seja, possibilita um aproveitamento dos serviços sob demanda

Por fim, a segurança também é um ponto importante a ser destacado. Em espaços de armazenamento físicos, por exemplo, o risco de danificar o equipamento ou corromper os arquivos é uma preocupação constante. Na nuvem, seus ficheiros, dados e informações estão mais seguros, além de estarem acessíveis mediante o login na sua conta.

Conheça a graduação em Computação em Nuvem!

O curso de Computação em Nuvem é uma grande novidade dos últimos anos e busca atender às demandas tecnológicas da sociedade. No Brasil, o número de profissionais capacitados para atuar na área ainda é pequeno, o que torna o curso, não apenas importante para o mercado de trabalho, mas uma ótima oportunidade para quem deseja atuar numa área emergente

A graduação em Computação em Nuvem pode ser feita em caráter de curso superior tecnólogo, onde os alunos trabalham a partir das teorias e técnicas mais exigidas na atuação profissional. Nesta modalidade de ensino superior, o curso costuma ter uma duração menor, o que permite que o profissional possa entrar no mercado de trabalho em pouco tempo. Na graduação de Computação em Nuvem, o tempo médio é de dois anos e meio de faculdade

O curso pode ser feito em diferentes modalidades de ensino, no entanto, muitos cursos de tecnologia têm sido ofertados na modalidade EAD. Nesta modalidade, o curso ocorre de forma online, onde são acessadas as aulas, os materiais didáticos e as avaliações. Ou seja, o próprio curso utiliza serviços em nuvem. Interessante, não?

Na plataforma de cursos Voomp, você pode conhecer diversas faculdades que oferecem o curso de Computação em Nuvem nesta modalidade. Confira!

O que se estuda no curso de Computação em Nuvem?

Assim como ocorre em diversos cursos da área de TI, o curso de Computação em Nuvem aborda os principais conceitos do campo da tecnologia. Lógica computacional, estudos sobre linguagens de programação, sistemas operacionais e segurança de redes são algumas das matérias que os alunos aprendem nesta faculdade. 

Contudo, também existem matérias que são próprias da área da computação em nuvem e que fornecem os conhecimentos necessários para que o profissional atue com propriedade no ramo. São matérias como plataformas, segurança e arquitetura de cloud computing. Confira algumas das matérias da matriz curricular do curso na Faculdade Unopar!

  • Lógica Computacional 
  • Modelagem de Dados 
  • Algoritmos e Programação Estruturada 
  • Redes de Computadores 
  • Arquitetura de Redes 
  • Linguagem de Programação 
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados 
  • Sistemas Operacionais 
  • Segurança em Engenharia de Software 
  • Sistemas Distribuídos 
  • Administração de Sistemas Operacionais
  • Arquitetura de Computação em Nuvem 
  • Arquitetura e Organização de Computadores 
  • Gerenciamento e Projeto de Redes
  • Arquitetura de Dados 
  • Banco de Dados não Relacionais 
  • Segurança da Informação e Redes 
  • Tecnologias Web Service 
  • Programação para Redes 
  • Infraestrutura como Código 
  • Modelos de Negócios e Gestão Financeira em Cloud
  • Plataformas e Migração de Serviços em Nuvem 
  • Segurança para Computação em Nuvem 

E aí, o que você achou dessa graduação? Se pensa em se inserir em uma área em franco crescimento e proporcionar soluções tecnológicas para as pessoas, certamente o curso de Computação em Nuvem pode ser uma boa ideia.  De quebra, capacita-se para entrar em uma carreira que tem valorizado bastante os profissionais especializados no assunto. 

A gente vai ficando por aqui, mas espera que você tenha gostado do nosso conteúdo. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.