InícioPós-graduaçãoCiências BiológicasO que é Biotecnologia e por que cursar a pós-graduação?

O que é Biotecnologia e por que cursar a pós-graduação?

À primeira impressão, a Biotecnologia pode parecer uma ciência reduzida a laboratórios, desenvolvida por profissionais com equipamentos de proteção e que realizam diversos experimentos. Pelo menos no imaginário, essa é a principal lembrança, não é mesmo?

No entanto, a Biotecnologia pode ser aplicada nas mais diversas esferas da sociedade. Ao manipular elementos biológicos, os profissionais buscam desenvolver soluções que podem ser úteis em processos industriais, na agricultura, em tratamentos de saúde e terapias, por exemplo.

Ou seja, quando falamos em Biotecnologia, falamos de uma área que está em constante desenvolvimento e possui um grande impacto em toda a sociedade. Por outro lado, esse cenário também apresenta ótimas oportunidades profissionais para os estudiosos desta área

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o curso de pós-graduação em Biotecnologia? Acompanhei a leitura até o final e saiba mais!  

Conheça o curso de pós-graduação em Biotecnologia!

Quando se fala em Biotecnologia, uma das principais características que podemos destacar é a constante busca por inovação. Na pós-graduação, esse é um dos elementos centrais do curso, em que os alunos são estimulados a buscar soluções para os desafios que a área apresenta

Com este espírito, o curso de pós-graduação também desenvolve habilidades profissionais que podem ser aplicadas nos mais diversos segmentos. Seja atuando com questões ambientais, industriais ou de saúde, o profissional egresso do curso deverá estar pronto para exercer suas atividades de forma ética e responsável

Realizar estudos, pesquisas e análises de microrganismos são algumas das principais atribuições do biotecnólogo, abordadas na pós-graduação de forma multidisciplinar. Durante o curso, os alunos perpassam por temas como bioquímica, genética, química industrial e biologia molecular

Assim, o curso pode ser de interesse especialmente de profissionais com formação nas áreas de Química, Biologia e Engenharia. Para cursar a pós-graduação, no entanto, é preciso ter concluído curso de nível superior, seja ele bacharelado ou tecnólogo.

Como é o curso de Biotecnologia EAD?

No curso de Biotecnologia EAD, você estuda de forma totalmente online e sem a necessidade de frequentar aulas em horários fixos na instituição de ensino. Neste caso, as atividades do curso de pós-graduação ocorrem com o apoio das ferramentas de tecnologia, através de videoaulas transmitidas pela internet.

Nesta modalidade, a instituição de ensino fornece toda a estrutura necessária para o desenvolvimento profissional através da conectividade. Ou seja, você pode estudar pelo celular, tablet ou computador, em horários e lugares alternativos. 

Desta maneira, se o que busca é flexibilidade e maior autonomia para se desenvolver, a especialização em Biotecnologia EAD pode ser uma ótima escolha, tendo o mesmo valor de um curso presencial.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o curso de Biotecnologia EAD em nossa plataforma? 

Biotecnologia: quais são as matérias da pós-graduação?

Diferente do que ocorre em cursos de graduação, especializações possuem uma carga de matérias reduzidas na grade curricular, onde são aprofundadas as principais competências da profissão do biotecnólogo. 

Como mencionamos, o curso apresenta uma natureza multidisciplinar, onde disciplinas como Química, Matemática, Física e Biologia são constantemente utilizadas para o desenvolvimento prático da Biotecnologia. 

Que tal conhecer um pouco melhor as matérias da pós em Biotecnologia? Confira os conteúdos da grade curricular da faculdade Anhanguera!

  • Biologia Celular e Microbiologia
  • Biocombustíveis e biomassa
  • Bioquímica
  • Enzimologia
  • Gestão da qualidade e produtividade
  • Bio e nanomateriais
  • Engenharia Genética
  • Gestão de carreira
  • Processos fermentativos

Quanto custa cursar a pós-graduação em Biotecnologia?

Muitas pessoas acreditam que cursar uma pós-graduação pode ter um preço elevado, o que é normal, uma vez que o valor pode variar bastante de acordo com a instituição de ensino. Qualidade do corpo docente e modalidade do curso (presencial, semipresencial ou EAD) são alguns dos principais fatores que podem influenciar no preço final.

Contudo, também existem ótimas opções com preços bastante acessíveis e um excelente custo-benefício. Vale lembrar que nem sempre o preço mais caro significa qualidade. Um bom exemplo é o curso de Biotecnologia da faculdade Anhanguera, que você encontra em nossa plataforma.

Na Voomp, realize sua pós-graduação com mensalidades que custam menos de R$ 150. Além disso, você também pode experimentar o curso durante sete dias, para que tenha plena confiança de que o curso está à altura dos seus objetivos profissionais. Interessante, não é mesmo?

Qual a duração da pós-graduação em Biotecnologia? 

De forma geral, a média de duração de uma especialização em Biotecnologia é de seis a 12 meses, o que depende de como a instituição realiza o planejamento da grade curricular e da carga horária de cada matéria. Na maioria das faculdades, o curso de Biotecnologia tende a ser um curso rápido, que visa preparar os profissionais de forma prática e dinâmica

Ou seja, você pode se especializar em Biotecnologia em menos de um ano. Para isso, é necessário ser aprovado em todas as matérias do curso para que possa obter o seu certificado. 

Vale a pena cursar Biotecnologia?

Como vimos até aqui, a Biotecnologia pode ser aplicada no desenvolvimento de soluções para as mais diversas áreas da sociedade. Ou seja, pode direcionar a sua atuação para um segmento como a indústria farmacêutica ou para o agronegócio, por exemplo.

Na prática, isso significa que o mercado de trabalho é repleto de oportunidades para profissionais com conhecimento e capacitação. E o mais interessante é que você ainda pode alcançar ótimos salários, especialmente com um bom currículo.

Se gosta de realizar pesquisas, de inovar e realizar grandes descobertas, essa área tem tudo a ver com você. É claro, é preciso manter-se atualizado sobre as novas tecnologias da área, que são constantemente aprimoradas. No entanto, pode ser uma profissão muito desafiadora e recompensadora.

Então, que tal dar o próximo passo na sua carreira? Conte com a Voomp e amplie suas possibilidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.