InícioGraduaçãoTecnologiaExperiência do usuário: conheça seis cursos sobre o tema!

Experiência do usuário: conheça seis cursos sobre o tema!

Também conhecida como User Experience (UX), a experiência do usuário é o nome dado ao modo como usuários interagem com plataformas, sistemas, programas e suas respectivas interfaces. O conceito ganhou bastante destaque nos últimos anos e atualmente apresenta muitas oportunidades para quem busca deslanchar no mercado de trabalho.

Então, se deseja conhecer um pouco mais sobre o que é a experiência do usuário e receber dicas de cursos para ampliar seu conhecimento, está no lugar certo. Acompanhe a leitura e confira as sugestões da Voomp!

Experiência do usuário: saiba o que significa

Em uma loja física, por exemplo, esperamos que os produtos estejam organizados, que sejam fáceis de serem encontrados e que o processo de compra seja simples e prático, não é mesmo? No mundo digital, o desafio é tornar as páginas navegáveis e facilitadoras da experiência, de modo que os usuários sintam-se à vontade e bem atendidos.

Dessa forma, a construção de uma boa experiência do usuário passa por diversos princípios. Em primeiro lugar, a usabilidade, que permite que a experiência seja intuitiva e agradável. Além disso, as interfaces virtuais devem garantir a acessibilidade, levando em consideração o desempenho e a funcionalidade dos recursos oferecidos.

Por fim, uma boa experiência também deve ser atraente. Por isso, os fundamentos de design são essenciais para que os usuários sintam-se confortáveis no espaço digital. Na prática, a garantia desses princípios é vista como um ponto muito positivo para negócios digitais, o que pode atrair e fidelizar ainda mais o público consumidor.

A seguir, confira algumas dicas de cursos sobre UX que você pode fazer para conquistar seu espaço neste mercado profissional!

Conheça seis cursos sobre experiência do usuário na Voomp

Pós em Experiência do Usuário – UX

A especialização em Experiência do Usuário é o curso ideal para quem deseja obter uma formação generalista e ao mesmo tempo focada nos principais conceitos de UX de modo universal. Neste curso, o aluno aprende a desenvolver projetos que permitam conhecer características do comportamento do cliente e suas percepções acerca da experiência.

Entre as principais habilidades desenvolvidas no curso, estão a elaboração de jornadas de clientes e a aplicação dos princípios da experiência do usuário nas interfaces digitais. Além disso, o conhecimento sobre feedback é bastante importante, o que instiga os alunos a trabalharem com análise de dados. 

MBA em Marketing e experiência do usuário

Já o curso de MBA em Marketing e Experiência do Usuário é uma ótima opção de pós-graduação para quem busca integrar as dinâmicas de UX e publicidade. Através do curso, os alunos aprofundam o domínio sobre as ferramentas de relacionamento com o cliente, visando a satisfação e a fidelização dos mesmos.

Além disso, por ser um curso de MBA, sua abordagem é voltada especialmente aos negócios. Dessa forma, fundamentos de branding e design caminham juntos na formação, de modo que o profissional possa traçar estratégias de consolidação de marcas. 

Gestão da jornada e experiência do colaborador

Como vimos até aqui, preparar a jornada do consumidor é uma das principais funções de quem trabalha com UX. No entanto, os profissionais podem atuar na construção de jornadas de diferentes públicos, como colaboradores de uma empresa.

Na pós-graduação em Gestão da Jornada e Experiência do Colaborador, os profissionais são capacitados para construir modelos que atendam às demandas laborais de uma organização. Assim, é possível tornar ferramentas digitais funcionais e de acordo com as respectivas culturas organizacionais de cada empresa.

Transformação digital focada na experiência do cliente

Na pós em Transformação Digital Focada na Experiência do Cliente, a jornada do cliente é o principal objeto de estudo dos profissionais. É a partir dela e das informações obtidas que os profissionais são preparados para desenvolver estratégias digitais e mapear oportunidades de negócios.

Ou seja, uma área de formação bastante moderna e que é a cara dos negócios no século 21. Nela, os profissionais se interam das principais tecnologias e ferramentas utilizadas no mercado para construir jornadas positivas e fortalecer as estratégias de negócios.  

UX Design: Experiências Encantadoras

O curso de UX Design – Experiências Encantadoras é o curso ideal para quem busca inspiração na área. E o mais interessante é que, por ser um curso livre, não exige que os alunos tenham formação prévia, apenas vontade de aprender.

No curso oferecido pelo ClubeShare, os alunos aprendem técnicas e métodos para criar experiências únicas e encantadoras em interfaces multiplataforma. Além disso, o curso apresenta uma série de cases de sucesso no mercado, para que os profissionais compreendam as práticas que mais dão resultado. 

Design Estratégico

Como você sabe, o design é uma das peças mais importantes quando falamos de boas experiências do usuário. Deste modo, o curso livre Design Estratégico, oferecido pela CESAR School, pode ser uma boa opção para você aprimorar suas concepções estéticas para UX.

No curso, você irá aprender formas de inovar e agregar valor aos negócios através do design. Ou seja, aqui, ele é concebido como um verdadeiro protagonista na experiência do usuário.  

Amplie suas possibilidades com a Voomp

Enfim, chegamos ao final do nosso conteúdo. No entanto, como pode ver, existem diversas opções de cursos para você ampliar seus conhecimentos e decolar sua carreira. Aliás, a diversidade de opções para se especializar também é reflexo de um mercado que está em franco crescimento e que cada dia mais conta com profissionais capacitados para executar projetos de experiência do usuário. 

Então, não marque bobeira e invista na sua carreira junto com a Voomp. A gente acredita no seu potencial, vamos juntos promover a transformação. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.