InícioPós-graduaçãoDesenvolvimentoO que é Full Stack? Conheça essa carreira

O que é Full Stack? Conheça essa carreira

O mercado da tecnologia está sempre em constante transformação. Nas últimas décadas, diversas especialidades profissionais surgiram neste segmento e atualmente representam ótimas opções de carreira. 

Esses profissionais encontram oportunidades, não apenas em empresas de tecnologia, mas em qualquer organização que desenvolva soluções e rotinas de trabalho no âmbito digital. Por isso, profissionais de TI podem atuar em empresas de diferentes ramos. 

Programar, desenvolver aplicações e inteligência artificial, gerenciar bancos de dados, essas são algumas das habilidades mais buscadas no mercado de trabalho. E se, por acaso, houvesse um profissional que reunisse todas essas credenciais na sua bagagem?

Neste post, você irá conhecer um pouco mais sobre profissionais Full Stack, quais são suas principais habilidades e como se preparar para atuar como um. Acompanhe!

Full Stack: saiba o que significa

O termo Full Stack, em tradução literal para o português, significa pilha completa. No entanto, o que isso significa? Não, na verdade o termo não tem a ver com energia, mas com a diversidade de habilidades e conhecimentos que o profissional full stack possui na área de Tecnologia da Informação.

Ou seja, full stack é o profissional completo, que atua em diversas etapas de desenvolvimento de um projeto. Por possuir um conhecimento amplo, é comum que muitas vezes ocupe uma posição de liderança e coordenação de equipes de trabalho.

Um profissional full stack não precisa ser um grande especialista em todas as áreas de TI. Aliás, é bastante comum que esses profissionais possuam maior domínio em alguma competência específica. No entanto, é preciso que ele conheça os principais conceitos e métodos de trabalho da área, de modo que possa encontrar caminhos e soluções. 

O que faz o profissional Full Stack?

O dia a dia de um profissional full stack é bastante imprevisível (no bom sentido). Isso não quer dizer que a rotina de trabalho é cheia de surpresas, mas que ele pode atuar em diversas tarefas e projetos, justamente por ser capacitado para elas. Como se fosse um coringa da área de TI.

Desta forma, um full stack deve ser apto para trabalhar como um desenvolvedor back-end, responsável pelos “bastidores” de aplicação, assim como um desenvolvedor front-end, responsável pela interface e pela experiência proporcionada aos usuários. 

Conectado a esses requisitos, podemos mencionar a necessidade de conhecer diversas linguagens de programação. JavaScript, Python, PHP e C# são alguns exemplos dos quais os profissionais devem ter um bom domínio, uma vez que elas são utilizadas em diferentes tipos de aplicações. 

Por fim, ainda podemos citar outras tarefas que competem aos profissionais full stack. Desenvolvimento web, desenvolvimento mobile, computação em nuvem, big data e inteligência artificial estão entre as mais requisitadas no mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho na área de Full Stack?

Se por um lado o profissional full stack precisa de um bom tempo de preparação para dominar habilidades diversas, por outro, o mercado de trabalho acaba valorizando bastante as suas credenciais

De forma geral, a quantidade de profissionais aptos para trabalharem com ferramentas de tecnologia da informação têm crescido, mas ainda apresenta um déficit em relação à demanda das empresas. Quando falamos de um profissional full stack, que é um conhecedor de diversas áreas, a escassez é ainda maior.

Esse cenário faz com que os profissionais capacitados possam construir uma carreira muito promissora e com possibilidade de bons salários desde as primeiras experiências de trabalho. Contudo, não apenas a baixa concorrência explica o futuro promissor da carreira. 

Atualmente, é cada vez mais comum que empresas de diferentes segmentos adotem o uso de ferramentas tecnológicas e precisem contar com profissionais de TI. Um bom exemplo é o crescimento do uso de dados, utilizados para produzir informações e ajudar na tomada de decisão na parte gerencial. 

Como se preparar para atuar como Desenvolvedor Full Stack?

Como vimos até aqui, um desenvolvedor full stack deve reunir em sua bagagem uma gama diversa de conhecimentos. Back-end, front-end, diferentes linguagens de programação, computação em nuvem, entre outros saberes. Parece bastante coisa, no entanto, não há nada que você não consiga com bastante foco e dedicação nos estudos. 

Nesta jornada, a plataforma de cursos Voomp é uma grande parceira e entusiasta do seu sucesso. No nosso marketplace, você encontra cursos profissionalizantes de diversos tipos, como graduações, pós-graduações e cursos livres

Nos cursos disponíveis na Voomp, você encontra os principais ingredientes para uma formação de qualidade. Com a possibilidade de estudar onde e como quiser, acessando o que há de mais atualizado em termos de conteúdos. Na Ampli, instituição parceira que oferece curso de pós-graduação em Desenvolvimento Web Full Stack, você estudará as matérias a seguir:

  • Fundamentos da Linguagem de Programação Estruturada
  • Lógica Computacional 
  • Fundamentos da Engenharia de Software e Análise de Sistemas
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados 
  • Desenvolvimento Mobile 
  • Desenvolvimento Ágil de Software 
  • Desenvolvimento Back-End 
  • Desenvolvimento Front-End 
  • Fundamentos em Desenvolvimento Front-End (HTML 5 / CSS 3 / JavaScript) 

Resumindo, ser um desenvolvedor full stack exige muito estudo e dedicação. Contudo, não há segredo. Um bom curso de formação irá contribuir bastante para o seu crescimento teórico e prático, além de ser um diferencial no seu currículo.

Por isso, conte com a gente e dê um Voomp na sua carreira. Obrigado pela sua companhia até aqui e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.