InícioPós-graduaçãoPropriedade IntelectualEspecialização em Propriedade Intelectual: saiba tudo sobre o curso

Especialização em Propriedade Intelectual: saiba tudo sobre o curso

Nos últimos anos, a questão da propriedade intelectual tem gerado muitos debates na sociedade. Na era da internet, em que milhares de conteúdos são produzidos e compartilhados a todo momento, o devido reconhecimento de autoria e a utilização de um material podem gerar questões polêmicas. 

Você já ouviu falar em propriedade intelectual? De forma geral, este é um ramo do Direito privado que busca proteger criações de natureza intelectual de indivíduos. Ou seja, obras concebidas a partir de pensamento autêntico de seu criador, que deve ser o detentor dos créditos.

Dada a importância do tema na sociedade contemporânea, os profissionais que entendem do tema têm encontrado um campo de atuação bastante fértil e com boas possibilidades de trabalho. Neste post, vamos falar um pouquinho sobre isso. 

Continue até o fim da leitura e conheça um pouco mais sobre essa especialidade do Direito! 

Como é a especialização em Propriedade Intelectual?

A especialização em Propriedade Intelectual é uma pós-graduação lato sensu. Isso quer dizer que o curso é baseado em fundamentos teóricos e práticos da atuação cotidiana dos profissionais, tornando-os capacitados e atualizados para atuarem em diversas frentes. 

Desta forma, o curso apresenta aos seus alunos uma formação acerca das discussões e aplicações jurídicas sobre criações intelectuais, que podem ser concebidas em diversas naturezas e formas, sejam elas artísticas ou tecnológicas. Questões relativas ao conhecimento, à inovação e direitos autorais são trabalhadas ao longo de toda a especialização. 

No mercado, a inovação é sempre uma atribuição bastante valorizada. No entanto, muitas vezes a identificação da autoria pode ser controversa. Desta maneira, a especialização permite que o profissional atue com autoridade, tanto na defesa de clientes em disputas judiciais como na orientação de detentores de direitos.  

Entre as principais habilidades pessoais que a especialização visa desenvolver, estão a capacidade analítica e interpretativa. Por fim, o curso é voltado principalmente para bacharéis em Direito, ou quaisquer profissionais que busquem atuar na área, desde que possua ensino superior concluído. 

Especialização em Propriedade Intelectual EAD: como é o curso nesta modalidade?

Dúvidas sobre cursos a distância são bastante comuns. Afinal, com a transformação da tecnologia, muitas pessoas aguçam a curiosidade sobre como é o curso nesta modalidade. Na prática, a grande diferença está no modo como os conteúdos são estudados. As matérias, no entanto, são as mesmas de cursos presenciais. 

No curso de Propriedade Intelectual EAD, você irá estudar de forma totalmente online. Isso permite que você estude em lugares alternativos, como na sua casa ou em bibliotecas de estudo, além de poder assistir às aulas em horários flexíveis. No mercado de trabalho, a especialização EAD é valorizada tanto quanto na modalidade presencial.

Conheça os cursos de Propriedade Intelectual EAD na plataforma Voomp e saiba mais!  

Propriedade intelectual: quais são as matérias do curso?

As matérias do curso de especialização em Propriedade Intelectual visam colocar os profissionais a par do que há de mais atualizado e em alta nas discussões sobre o tema. Além do entendimento jurídico, o curso aborda questões de cunho econômico e social, no âmbito nacional e internacional.

A tecnologia e a inovação também são matérias frequentes na grade curricular do curso. Criação de conhecimento, direitos autorais, patentes, contratos e inovação como estratégia de negócios são alguns dos temas dos quais os alunos se familiarizam.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre as matérias do curso? Confira a grade curricular da faculdade Anhanguera!

  • Internacionalização de empresas com foco em M&A 
  • Direito autoral: contrato-limitações e proteção jurídica 
  • Aspectos em patentes e segredo industrial 
  • Produtos falsos e verdades: aspectos principais 
  • Gestão coletiva no ambiente digital 
  • Gestão da inovação
  • Gestão do conhecimento 
  • Tendências e inovações
  • Inovação tecnológica e meio ambiente

Quanto tempo dura a especialização em Propriedade Intelectual?

A faculdade de Direito é uma das mais longas que existem no Brasil, podendo passar até mesmo de dez semestres. No entanto, as especializações nesta área podem ser feitas em um intervalo de tempo reduzido, em que muitas vezes o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, é até mesmo opcional.

De forma geral, não há um tempo de curso específico e pré-determinado para a especialização em Propriedade Intelectual. No entanto, é comum que a maioria dos cursos tenham entre seis e dez meses, tempo necessário para ser aprovado e adquirir seu certificado.

Quanto custa se especializar em Propriedade Intelectual?

Na área do Direito, é bastante comum que cada profissional tenha uma área de especialização, uma vez que as possibilidades são muitas. Por isso, mais do que um custo, a realização de uma especialização é um investimento profissional

Tratando-se de valores, você encontra cursos em ótimas instituições de ensino com preços acessíveis. A média das mensalidades fica entre R$ 100 e R$ 250, dependendo da instituição. Na faculdade Anhanguera, que se encontra na plataforma Voomp, é possível testar o curso de forma gratuita durante sete dias. Assim, só investe na sua formação de forma segura.

Quais as oportunidades profissionais para especialistas em Propriedade Intelectual?

A especialização em Propriedade Intelectual permite que o profissional atue em diversas frentes. É claro, a advocacia possivelmente é a primeira que vem à cabeça. No entanto, também existem outras opções de carreira possíveis neste segmento. Uma delas é atuar com consultoria para criadores de conteúdos intelectuais, uma atividade que está super em alta com o boom de conteúdos digitais. 

Para profissionais que têm preferência por atuar no mercado competitivo, também podemos destacar a atuação no desenvolvimento de estratégias de inovação no setor produtivo, garantindo a autenticidade de um produto e o seu segredo até que seja publicado ou lançado.

Enfim, independente da área escolhida pelo profissional, o certo é que a especialização em Propriedade Intelectual é uma formação que agrega bastante, tanto ao currículo do aluno como ao amplo conhecimento sobre a área.

A gente vai se despedindo por aqui, mas espera que você tenha curtido o conteúdo que preparamos! Continue acompanhando o blog Voomp e saiba mais sobre a sua próxima pós-graduação. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.