InícioGraduaçãoTecnologiaO que é Internet das Coisas (IoT)? Conheça seu impacto no dia a dia

O que é Internet das Coisas (IoT)? Conheça seu impacto no dia a dia

Não há dúvidas de que o surgimento da internet foi um dos maiores avanços da humanidade recente. Mas, o que estava restrito ao ambiente virtual, hoje está ligado diretamente aos atos simples do dia a dia.

Essa integração entre a rede mundial e os equipamentos comuns é o que se chama de Internet das Coisas. Veja a seguir o que é IoT, como funciona e onde se matricular para se tornar um profissional do futuro.

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things), é uma rede de itens físicos que ficam ligados a sensores. Desse modo, eles conseguem rastrear e assim, se conectar com software de diversos objetos.

Saber a sua história é tão importante quanto desvendar o que ela é, pois seu surgimento trouxe uma contribuição imensurável para o mundo da tecnologia. Tudo começa com o programador britânico Kevin Ashton.

Ao pesquisar a integração de equipamentos de radiofrequência (RFID) à internet para melhorar transações comerciais na época, Ashton percebeu que os varejistas do Reino Unido que, tinham acabado de começar a usar cartões, conseguiam passar informações sem precisar de um fio ou conector. Observando essa dinâmica, ele conseguiu passar essa funcionalidade para aparelhos maiores.

Essa tecnologia serve para obter dados dos dispositivos que ele encontrar, podendo ser desde objetos domésticos a itens eletrônicos. Porém, para que ele localize, a peça precisa estar conectada a alguma rede de internet.

Curiosidades

Entender o que é Tecnologia das Coisas é conhecer tudo sobre ela, inclusive, as partes mais inusitadas. Então, para ficar ciente, saiba que essa modalidade não enquadra objetos que são feitos para serem conectados naturalmente a internet, como telefones móveis, notebooks ou tablets.

Ashton definiu o termo Internet das Coisas como o método de conexão total de quaisquer dispositivos à rede mundial com a finalidade de aprimorar seus funcionamentos.

Pode parecer estranho, mas a tecnologia da coisa serve apenas para objetos que reajam sem precisar da interação dos humanos e fiquem naturalmente na rede. Dessa forma, o desenvolvedor consegue ativar ações nesses aparelhos, sem que ninguém interfira.

Qual é sua importância?

Essa ferramenta da tecnologia permite conectar o mundo virtual ao real. Entretanto, para entender melhor do que se trata o conceito, veja alguns exemplos do seu funcionamento na prática:

  • Automatização de Eletrodomésticos
  • Notificações em Tempo Real de Sistemas de Vigilância
  • Busca de Conteúdos na Internet via Inteligência Artificial
  • Melhoramento de Processos de Telemedicina
  • Redução do Consumo de Energia com Smart Grids

Em resumo e por incrível que pareça, basta pensar que os seus aparelhos conversam com você, pois avisam exatamente o que acontece. Entretanto, isso só é possível se ele tiver algum tipo de conexão com essa tecnologia.

Principais vantagens

Hoje essa ferramenta é considerada uma das maiores descobertas tecnológicas do mundo. Afinal, ela traz praticidade e facilidade para o dia a dia. Porém, além disso, ela tem outras vantagens, como:

  • Aumenta a Produtividade
  • Possibilita o Trabalho Remoto
  • Aquece o Mercado de Trabalho

Com ela a sociedade consegue tornar o que parecia ser o futuro, o presente. Por exemplo, algumas empresas, inclusive na área médica, realizam procedimentos completos por máquinas.

Como isso afeta o mercado de trabalho?

É comum achar que, como em algumas funções, as máquinas substituem as pessoas, isso pode aumentar a taxa de desemprego. Contudo, essa afirmação é um grande equívoco. Uma vez que, para evoluir, ela sempre vai precisar de mais pessoas.

Desvantagens

Tudo na vida tem as suas desvantagens e com a Internet das Coisas não é diferente. Isso porque, como ela lida com os dados pessoais, podem surgir alguns problemas, como vazamento de dados e altos investimentos para uso.

A Internet das Coisas tem uma alta tecnologia. Contudo, para ter acesso a ela, precisa haver um investimento. Afinal, não são todas as máquinas que mandam mensagem. Além disso, como ela está na rede, é comum ter hackers tentando invadir o sistema.

O que é Internet das Coisas Industrial?

As empresas estão adotando cada vez mais essa tecnologia. Então, para ficar mais claro, entenda o que é Internet das Coisas no meio industrial. Basicamente, é o setor desse ramo, mas voltado só para empresas.

O principal objetivo é criar instrumentos, controles de sensores e dispositivos que fiquem na nuvem. Assim, as empresas conseguem otimizar os seus serviços e aumentar de forma significativa os lucros.

Quanto à otimização dos serviços, vale saber que, com essa tecnologia, as empresas conseguem fazer uma fabricação e redes de energia inteligente, cadeias de abastecimentos digitais e manutenção preventiva e preditiva. Ou seja, tudo fica mais acessível e eficaz.

Quais tecnologias a tornaram possível?

Apesar dela já existir há muitos anos, para ser o que é hoje houve todo um processo de evolução. Desse modo, o que é a Internet das Coisas não mudou, mas foi aprimorado. Então, veja o que tornou isso possível.

  • Plataforma de Computação em Nuvem
  • Inteligência Artificial Conversacional
  • Acesso à Tecnologia e Sensores de Baixo Custo

Com condições e descobertas mais avançadas essa funcionalidade se tornou o que ela é hoje. Além disso, como tudo na tecnologia, as coisas não param de avançar. Desse modo, o objetivo é que no futuro ela cresça ainda mais e tudo esteja conectado.

Cursos sobre Internet das Coisas (IoT)

É possível estudar sobre o tema em diversos níveis, como cursos livres, técnicos, tecnólogos e pós-graduação. Além disso, todas as modalidades têm uma duração que pode variar entre um e dois anos.

Outro ponto interessante, é que o curso tem na modalidade presencial e online. Dessa forma, você pode adequá-lo à sua rotina e assim, aproveitar o máximo possível do conteúdo. Veja os cursos sobre Internet das Coisas (IoT) que selecionamos para você!

Vale a pena se aprofundar?

Saber o que é Internet das Coisas é ganhar um destaque no mercado de trabalho. Afinal, essa é uma área que está sempre em ascensão. Então, se você ama tecnologia, gosta de estar sempre atualizado e busca estabilidade, vale a pena estudar.

Obrigado por acompanhar mais um conteúdo da Voomp! Não deixe de compartilhar com amigos que querem aprender mais sobre o tema. Além disso, veja mais posts sobre tecnologia. Conte com a gente sempre.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.