Business Intelligence, também conhecido como inteligência de mercado, é uma estratégia de tomada de decisões baseadas em informações. Como o nome sugere, o termo refere-se a decisões mercadológicas, ou seja, aplicado em empresas que almejam mais eficiência na sua operação.
Ao contrário do que muita gente pensa, a prática não é tão nova assim. Há algum tempo, as organizações buscam reunir o máximo de informações para traçar estratégias com mais segurança e efetividade.
Contudo, com o passar do tempo, a produção de dados cresceu de forma exponencial. Neste sentido, a revolução tecnológica proporcionou uma grande mudança na maneira de trabalhar com análise de informações, configurando o próprio conceito de Business Intelligence.
Que tal conhecer um pouco mais sobre essa estratégia de mercado, como ela de fato acontece atualmente e por que é tão importante no meio corporativo? Vem com a Voomp, acompanhe a leitura e expanda seus horizontes!
O que você verá neste artigo:
Business Intelligence: saiba o que é
Ok, você já entendeu que a Análise de Business Intelligence é uma estratégia adotada por empresas para tomar decisões amparadas em informações, que podem revelar tendências e caminhos. Ou seja, não se trata de decisões intuitivas, mas baseadas em estudos e muito trabalho. No entanto, como isso ocorre na prática?
Antigamente, muitas organizações criavam suas próprias metodologias de armazenamento de informações, em um mundo ainda muito mais analógico do que digital. Contudo, na era dos dados, as práticas de business intelligence criaram corpo e desenvolveram métodos e ferramentas bastante complexas.
Hoje em dia, é praticamente impossível dissociar business intelligence da ciência de dados. Afinal, o trabalho de analistas de BI contempla uma cadeia completa que inicia na mineração de dados, no seu armazenamento, sua análise e sua utilização baseada em fatores sociais, mercadológicos e econômicos.
Qual a importância do Business Intelligence?
Reduzir esforços e despesas à medida que se aumenta a produtividade e a eficiência, eis um grande objetivo de qualquer organização empresarial do setor produtivo. No entanto, o caminho para atingir esse objetivo nem sempre é fácil e exige que gestores assumam riscos ao tomar decisões.
É justamente neste sentido que as práticas de business intelligence cumprem sua principal tarefa: reduzir riscos, garantindo mais segurança e assertividade para que as decisões e estratégias traçadas obtenham sucesso.
Assim, um bom trabalho de business intelligence pode conduzir e orientar profissionais de uma empresa em diversas escalas e de forma ágil. É claro, isso não exclui o lado humano e a necessidade da análise de variáveis sociais, que também são importantes. No entanto, através do business intelligence, é possível detectar falhas, acertos e promover mudanças de acordo com resultados.
Business Intelligence: onde e como é usado?
A inteligência de mercado não é restrita a apenas um nicho específico. Pelo contrário, ela tem crescido cada vez mais e vem sendo implementada em negócios de diferentes ramos. Na indústria, no comércio e até mesmo em instituições de ensino e de saúde é possível colher bons frutos a partir da utilização de dados.
Em uma empresa, as informações apuradas pelas técnicas de business intelligence influenciam o andar de diversos setores. Desde os recursos humanos, passando pelo marketing e pelos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Ou seja, podemos destacar até mesmo um entrosamento entre departamentos a partir do BI.
Na prática, business intelligence funciona da seguinte forma: profissionais, normalmente com formação na área de tecnologia da informação, desenvolvem ferramentas de coleta de dados. Esses dados, quando processados e analisados, geram relatórios e estatísticas que dificilmente o olhar humano seria capaz de dar conta.
A partir daí, é possível comparar resultados, evoluções, identificar fatores de crescimento e tendências de consumo. Ao fim, tudo isso pode ser representado através de gráficos e componentes visuais, facilitando a assimilação e a interpretação dos funcionários de uma organização.
Qual o perfil do profissional de Business Intelligence?
Como mencionamos, é normal que um analista de business intelligence tenha formação na área de tecnologia da informação. Afinal, é um campo do conhecimento que abrange diversos conhecimentos necessários para o exercício da profissão, como programação, desenvolvimento de softwares e ciência de dados.
Além da formação prévia, é importante que o profissional da área mantenha-se sempre atualizado. Embora tenhamos visto que business intelligence não é uma prática tão nova, vimos que ela se transformou de forma muito rápida nos últimos anos. Por isso, é sempre importante estar atento ao que há de novo na área.
Por fim, vale ressaltar que o profissional da área deve ser comprometido, trabalhar em busca de resultados e, é claro, gostar de tecnologia e de trabalhar em um ambiente empresarial e competitivo.
Dê um Voomp na sua carreira!
Agora que você já sabe sobre o que trata o conceito de business intelligence e conhece o perfil de um profissional da área, que tal investir na sua carreira? Embora muitas pessoas considerem do futuro as profissões relacionadas a dados, a verdade é que já são profissões do presente.
Na plataforma de cursos Voomp, você encontra os melhores cursos para se preparar para atuar neste mercado, que oferece boas oportunidades de trabalho e com ótimas remunerações, o que são pontos muito positivos dessa carreira.
Com os cursos da Voomp, você irá se capacitar para gerenciar projetos, estratégias empresariais, modelar dados e estabelecer indicadores e métricas. Ou seja, os principais conhecimentos práticos que a profissão exige.
Enfim, a gente se despede por aqui e esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Conte com a Voomp para ir em busca dos seus sonhos! Até a próxima!