InícioGraduaçãoTecnologiaInteligência Artificial IBM Watson: saiba como funciona essa tecnologia

Inteligência Artificial IBM Watson: saiba como funciona essa tecnologia

Você já ouviu falar em computação cognitiva? Não, isso não é coisa de desenho animado ou filme de ficção. A computação cognitiva é uma das grandes inovações tecnológicas dos últimos tempos e está presente em diversas tarefas do dia a dia atualmente.

Com a digitalização de muitas atividades na sociedade, a organização de dados em larga escala se tornou um dos grandes desafios. Armazenados em sua maioria em sistemas de nuvem, esses dados possuem diversas possibilidades de serem explorados, processados e transformados em aplicações funcionais

É aqui que entra a computação cognitiva, onde sistemas de autoaprendizagem processam essa enorme quantidade de dados e realizam tarefas de forma rápida a partir da interação com seres humanos.

Ficou curioso para saber mais? No post de hoje, vamos falar sobre como funciona o sistema de Inteligência Artificial IBM Watson e como ele é aplicado na prática. Então, vamos conferir juntos?  

IBM Watson: conheça essa tecnologia

Watson é o que na tecnologia se conhece por stack, ou seja, uma série de tecnologias que são disponibilizadas para o desenvolvimento de outras aplicações. Desenvolvido pela empresa americana IBM, o Watson é uma plataforma de computação cognitiva que tem sido muito utilizada no ramo dos negócios

Através da Inteligência Artificial (IA), o Watson tem a capacidade de armazenar informações, construir sistemas de aprendizado e oferecer respostas rápidas para tarefas práticas. Suas API’s estão disponíveis no IBM cloud, onde você pode encontrar diversos serviços para o desenvolvimento de programações.  

Atualmente, as aplicações desenvolvidas a partir do IBM Watson são capazes de oferecer soluções para as mais diversas áreas de atuação. Entre as principais, estão serviços de saúde, negócios, recursos humanos, segurança, finanças e muito mais.

Conheça 4 recursos que o IBM Watson oferece

Watson Text to Speech (TTS)

Watson Text to Speech é a aplicação que permite que mensagens escritas em texto possam ser convertidas em formação de áudio. Embora isso já exista há algum tempo, o Watson oferece uma alta capacidade de produzir sons naturais, com diferentes tons de voz e idiomas.

Na prática, essa tecnologia pode ser utilizada para diversas funcionalidades. Provavelmente, você já tenha visto essa aplicação funcionando em vídeos curtos de redes sociais, onde textos são narrados por uma Inteligência Artificial.

No ramo dos negócios, ela tem sido bastante aplicada para construir novas formas de relacionamento entre empresas e consumidores, oferecendo uma experiência autêntica de atendimento. Além de poupar tempo, essa aplicação pode ser utilizada para desenvolver serviços de acessibilidade. Bacana, não?

IBM Watson Speech to Text (STT)

Como o próprio nome já indica, o Watson Speech to Text faz o caminho contrário da aplicação que demonstramos acima. Neste caso, os áudios são transcritos para o formato de texto, que podem ser realizados em diferentes idiomas. 

Assim como no Text to Speech, o Speech to Text possui uma ótima aplicabilidade em serviços de auto-atendimento a partir do reconhecimento de falas e das respostas automáticas apreendidas pela aplicação. E o mais interessante é que a aplicação ainda pode classificar áudios e chamadas em categorias, de acordo com os sentimentos e as palavras-chaves manifestadas. 

Watson Language Translator

Um dos principais impactos causados pela globalização é a importância de se comunicar com o mundo todo. No Watson Language Translator, serviços de tradução instantânea podem ser criados de forma precisa e assertiva.

Sabemos que muitas vezes, uma palavra traduzida de forma literal pode alterar completamente o sentido de uma frase. Assim, o Watson se propõe a oferecer um vocabulário reforçado e com diversas possibilidades de interpretação de texto.  

Conversations

Conversations é uma API do Watson que permite a construção de chatbots. Ou seja, é uma aplicação utilizada para oferecer respostas rápidas através de mensagens de textos em serviços de atendimento. Com uso de Inteligência Artificial, os chatbots desenvolvem aprendizado para responder às principais demandas de clientes e consumidores de forma prática. 

Assim, cada mensagem enviada por um cliente em atendimento é analisada pelo sistema, tendo seus dados processados, o que indicará qual a resposta mais adequada para atender à demanda. 

Visual Recognition

A partir da utilização de técnicas de deep learning, o Visual Recognition é utilizado para realizar análises de elementos visuais, como fotografias, anúncios ou documentos. Assim, a aplicação é capaz de estabelecer classificações a partir de palavras-chave com base na imagem analisada. 

Entre as principais tarefas que podem ser desenvolvidas a partir desta tecnologia, está a possibilidade de pesquisa através de imagens, utilizadas em aplicativos para identificar fontes, símbolos, plantas e muito mais. 

Como utilizar o Watson da IBM?

O primeiro passo para utilizar as ferramentas oferecidas pelo Watson é possuir uma conta cadastrada no IBM Cloud. Com a conta criada, automaticamente você poderá acessar seu dashboard e acessar todas as API’s disponibilizadas pelo Watson. Ao todo, são mais de 40 funções!

Ah, vale destacar que a IBM oferece diferentes planos para que usuários utilizem seus recursos. A boa notícia é que se você deseja começar a experimentar a plataforma, você pode fazer isso de forma gratuita. À medida que for necessário utilizar serviços mais complexos, torna-se necessário realizar a assinatura do Watson.

Com tantas possibilidades oferecidas pelo Watson, muitas empresas têm adotado as aplicações em suas rotinas de trabalho, tornando tarefas mais simples e proporcionando um melhor atendimento aos consumidores. Por outro lado, esse movimento também gera uma demanda por profissionais que sejam capacitados para manipular as aplicações de acordo com as necessidades da empresa.

Então, agora que já conhece como funciona o Watson, que tal mergulhar de vez nessa tecnologia e adquirir conhecimentos super valorizados no mercado? Na Voomp, isso é possível! Junto com a E2D 500 e a Coursera, você irá se familiarizar rapidamente com as técnicas de IA e com a plataforma IBM Watson.

Então, vem com a gente e dê um Voomp na sua carreira. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.