Muitos candidatos, ao realizarem o Exame da OAB pela primeira vez, costumam buscar estatísticas sobre as edições anteriores da prova da OAB. Com fama de ser uma prova difícil e ter um alto índice de reprovação, é comum que muitos candidatos fiquem inseguros durante a preparação. Mas afinal, será que é assim mesmo?
No post de hoje, vamos tratar de algumas estatísticas sobre a prova da OAB e você irá descobrir qual é a taxa de aprovação no exame, quais são as matérias com maior índice de acertos e quais são as mais difíceis.
Continue com a gente até o final do texto e saiba tudo sobre o Exame de Ordem!
O que você verá neste artigo:
Exame da OAB: qual a taxa de aprovação?
Todos os anos, o Exame de Ordem da OAB recebe entre 120 mil e 140 mil inscrições, o que pode ser considerado um número elevado para um concurso. Contudo, um dos pontos positivos da prova é que não existem vagas limitadas. Desta maneira, você não precisa concorrer com os demais candidatos e depende apenas de si.
Até o ano de 2016, de acordo o relatório “Exame de Ordem em Números” da FGV, a média de inscrições na prova desde que foi unificada era de 119 mil por edição. Desse total, a média de aprovados era de 22,5 mil candidatos.
Embora o número informado seja baixo, vale destacar que as primeiras edições do Exame de Ordem unificado foram uma grande novidade. À medida que os candidatos passaram a conhecer melhor a estrutura da prova e a ter uma melhor preparação, esse número subiu com o passar das edições.
Atualmente, a taxa de aprovação dos últimos Exames da OAB tem variado entre 20% e 30%. Na 9ª edição, apenas 8% dos postulantes foram aprovados. Já na 33ª edição, ocorrida no segundo semestre de 2021, o índice de aprovados foi de 31,4%, o maior até aqui.
É possível passar de primeira no Exame da OAB?
Passar no Exame da OAB na primeira tentativa é o grande desejo de todos os candidatos. Afinal, além de materializar o sonho de obter o título da Ordem, o candidato não precisa arcar com os custos de uma nova preparação e uma nova prova, o que nunca é bom, não é mesmo?
De acordo com o relatório da FGV, 40% dos candidatos aprovados na história do Exame fizeram a prova pela primeira vez. Ou seja, podemos considerar um ótimo índice e que demonstra que sim, é plenamente possível atingir o objetivo na primeira tentativa.
Ainda sobre o número de tentativas de candidatos aprovados, 22% realizaram a prova em duas oportunidades, enquanto 13% passaram na terceira tentativa. Ou seja, somando todas as porcentagens, 75% dos aprovados conseguem passar no Exame dentro de um ano, visto que são realizadas três edições.
Outro dado interessante é que na primeira fase, mais da metade dos candidatos é aprovado com uma nota entre 50% e 60% de aproveitamento. Apesar de revelar certo grau de dificuldade na prova, você pode ficar tranquilo e sem a pressão de saber todo o conteúdo. Afinal, você só depende de si!
Então, a resposta é sim. É plenamente possível ser aprovado na sua primeira tentativa no Exame de Ordem. Porém, é preciso bastante estudo e dedicação.
Quais são as matérias que mais aprovam da OAB?
Conforme os números divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, essas são as matérias em que os candidatos possuem maior índice de acertos na primeira fase do Exame:
- Estatuto da OAB / Código de Ética – 58,2%
- Código do Consumidor – 57,0%
- Estatuto da Criança e do Adolescente – 56,0%
- Direito Administrativo – 47,2%
- Direitos Humanos – 46,1%
- Direito Constitucional – 46,0%
- Direito Civil – 44,1%
- Filosofia do Direito – 43,2%
- Direito do Trabalho – 42,9%
- Direito Ambiental – 42,8%
- Direito Tributário – 42,4%
- Direito Processual Civil – 40,5%
- Direito Processual do Trabalho –39,9%
- Direito Penal – 38,4%
- Direito Internacional – 35,7%
- Direito Empresarial –32,7%
- Filosofia do Direito – 31,7%
Já na segunda fase do Exame, essas são as matérias que mais possuem candidatos aprovados:
- Direito Constitucional – 29,6%
- Direito Civil – 22,4%
- Direito Tributário – 19,6%
- Direito Administrativo – 19,2%
- Direito do Trabalho – 17,9%
- Direito Penal – 17,7%
- Direito Empresarial – 11,8%
Quais são as suas chances de passar na OAB?
Ao observarmos as estatísticas, os números podem nos dizer bastante coisa, como o grau de dificuldade geral da prova, quais são as matérias em que os candidatos encontram mais facilidade e onde encontram mais dificuldade.
No entanto, vale ressaltar que essas estatísticas representam apenas médias, o que não significa que você não pode fazer uma boa prova e se superar para conquistar a tão sonhada aprovação. Existem diversas maneiras de ampliar as suas chances.
Elaborar um bom roteiro de estudos, priorizar as matérias que possuem mais questões na primeira fase e ter uma boa regularidade na sua preparação são atitudes essenciais para você alcançar sua conquista.
Estudar através de provas anteriores e realizar simulados a partir de exercícios também é fundamental, tanto para que você aprenda o conteúdo como para que treine o seu ritmo e o controle do tempo de prova. Assim, se habitua ao Exame e realiza com mais tranquilidade.
Amplie suas chances com a Voomp!
Existem diversos tipos de estudantes, não é mesmo? Alguns preferem uma preparação mais tranquila ao longo do tempo, enquanto outros preferem uma jornada intensa de estudos. Também há quem prefira estudar a partir de questões, e há quem estude de todas as formas.
Na Voomp, qualquer tipo de candidato pode encontrar a sua preparação ideal para o Exame da OAB! Lá você escolhe como quer estudar. Então, que tal ampliar as suas possibilidades de entrar para as estatísticas como um candidato aprovado no Exame?
Obrigado pela companhia até. Até mais!