Dicas para a primeira fase da OAB

Marcio
Colaborador do Voomp
Estudo para a primeira fase da oab

A prova da OAB é uma das mais importantes do Brasil e, todos os anos, aprova diversos profissionais que buscam atuar na advocacia. A prova, é verdade, não é tão fácil assim e para ser aprovado é preciso bastante esforço e dedicação nos estudos. Neste post, a Voomp vai ajudar você a se preparar para a primeira fase do exame. Confira nossas dicas!

Conheça a estrutura da primeira fase da prova da OAB

A primeira fase do exame da OAB é conhecida como a prova objetiva. Ou seja, a avaliação é baseada em questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma, onde o candidato deve assinar a correta conforme o enunciado. 

Ao todo, a prova possui 80 questões. Para que o candidato seja aprovado na primeira fase, é necessário possuir um índice de 50% de acertos, o que representa 40 questões. A seguir, você confere como é a ordem das matérias da prova:

Está se preparando para o Exame de Ordem da OAB? Receba dicas e resumos gratuitamente!

Quero passar!  

  • Ética – 8 questões
  • Filosofia do Direito – 2 questões
  • Direito Constitucional – 7 questões
  • Direitos Humanos – 2 questões
  • Direito Internacional – 2 questões
  • Direito Tributário – 5 questões
  • Direito Administrativo – 6 questões
  • Direito Ambiental – 2 questões
  • Direito Civil – 7 questões
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – 2 questões
  • Código de Defesa do Consumidor – 2 questões
  • Direito Empresarial – 5 questões
  • Processo Civil – 7 questões
  • Direito Penal – 6 questões
  • Processo Penal – 6 questões
  • Direito do Trabalho – 6 questões
  • Processo de Trabalho – 5 questões

Elabore um cronograma de estudos

Para muitos candidatos, a preparação para a primeira fase da OAB começa muito antes da abertura do edital. Afinal, são diversos conteúdos a serem estudados e cada dia a mais de preparação é importante para ter sucesso no exame. Por outro lado, também existem candidatos que se preparam em tempo mais curto. De qualquer forma, fazer um cronograma é essencial.

A partir do cronograma, você irá delimitar uma estratégia para contemplar e dominar o máximo de assuntos da prova. Considere seus horários disponíveis para estudar, os temas em que você possui mais facilidade e dificuldade, além do tempo que resta até a prova. Após fazer seu cronograma, é importante cumprir as metas que você estipulou.

Ao final do cronograma, a nossa dica é que você inclua uma revisão. Afinal, o ideal é que às vésperas da prova você apenas refresque os conteúdos em um ritmo mais moderado.

Estude além da faculdade

Boa parte dos candidatos da prova da OAB é composta por graduandos em final de curso, que podem fazer o exame a partir do 4º ano de graduação. Afinal, formar-se e logo em seguida atuar profissionalmente como advogado é um sonho de muitas pessoas.

No entanto, muitos estudantes deixam de estudar com a devida intensidade para a prova da OAB por já estarem estudando durante a graduação. Embora alguns conteúdos possam estar frescos na cabeça, a dinâmica do Exame da OAB pode ser bastante diferente das provas da faculdade.

Por isso, a melhor estratégia é buscar conciliar os dois estudos, tanto para a graduação como para a primeira fase da prova da OAB. Embora diversos estudantes não disponham de tanto tempo no dia a dia, algumas horinhas de estudo extra podem fazer toda a diferença no resultado final.  

Aproveite as provas anteriores

Consultar as edições anteriores do Exame de Ordem da OAB é, sem dúvidas, uma das principais dicas. Desta maneira, você se familiariza com a prova e entende de que forma são abordados os conteúdos. De forma geral, os exames elaborados pela Fundação Getúlio Vargas mantêm uma estrutura regular a cada edição. 

O Exame da OAB é realizado duas vezes ao ano e as provas podem ser acessadas facilmente através da internet. Se você acessar as provas dos últimos três anos, por exemplo, são seis exames com 80 questões, o que dá um total quase 500 questões. Uma ótima fonte de exercícios para você praticar! 

Treine o seu ritmo

Aproveitando a dica anterior, você pode utilizar as edições anteriores da prova também para treinar o seu ritmo de resolução das questões. Vale lembrar que a prova objetiva possui um total de 80 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas dentro de cinco horas. Ou seja, uma média de pouco menos de quatro minutos por questão, sem considerar eventuais idas ao banheiro e o tempo de passar as respostas para o cartão. 

Ao realizar simulados com o tempo cronometrado, você se prepara para encarar a bateria de questões do dia da prova e evita o risco de extrapolar o horário limite. Ninguém quer ‘chutar’ questões por não ter tempo para resolvê-las, não é mesmo?

Priorize os assuntos que mais caem na prova

A prova objetiva da OAB possui 80 questões e contempla diversos temas jurídicos. No entanto, os assuntos não são distribuídos de forma igualitária ao longo da prova. Alguns temas possuem mais recorrência, enquanto outros aparecem em um menor número de questões. Os temas que mais caem são:

  • Ética Profissional – 8 questões
  • Direito Constitucional – 7 questões
  • Direito Civil – 7 questões
  • Processo Civil – 7 questões
  • Direito Administrativo – 6 questões
  • Direito Penal – 6 questões
  • Processo Penal – 6 questões
  • Direito do Trabalho – 6 questões

Somando esses oito assuntos, o total de questões é de 53 questões. Ou seja, mais do que os 50% necessários para ser aprovado na primeira fase. Portanto, dedicar mais tempo de estudo para esses assuntos é bastante importante. É claro, isso não exclui o estudo das outras matérias, que podem fazer toda a diferença no seu resultado.

Prepare-se para o dia do exame

Além de dicas práticas sobre estudos e realização da prova, uma das principais recomendações é que você se prepare mentalmente para o dia da prova. É comum que muitos candidatos sintam-se pressionados ou nervosos, afinal, ser aprovado é um grande sonho entre os concorrentes. Contudo, com uma boa preparação você tende a ficar mais seguro e resolver a prova com tranquilidade.

Outro ponto importante é investir em uma rotina saudável e que permita que você chegue disposto e motivado para realizar a prova. Boa alimentação, hidratação e descanso são essenciais para se sentir bem e colocar em prática tudo o que aprendeu na jornada até o momento da prova. 

Conte com a Voomp para se preparar

Se tem algo que nos entusiasma é poder contribuir com o seu crescimento e com a sua realização profissional. Por isso, pode, com certeza, contar com a Voomp para se preparar para o Exame da OAB. Na plataforma, você encontra diversos cursos para dar um impulso na sua preparação

São opções de preparação intensiva, extensiva, com resolução de questões e professores renomados, tudo de forma online e com a flexibilidade que desejar. Assim, você pode escolher qual opção se encaixa melhor com seus objetivos. 

Saiba mais dicas e tire suas dúvidas ao vivo!

Quer saber mais sobre como se dar bem no Exame de Ordem? Participe da nossa live “10 dicas para ser aprovado na OAB” com o professor e diretor do Estratégia Educacional, Ricardo Torques.

Ricardo é graduado pela UFPR, pós-graduado em Direito Processual Civil, ex-servidor da Receita Federal, do TJRS, do TJPR e do TRT da 9ª Região e responsável pelas verticais do Estratégia OAB e Estratégia Carreira Jurídicas.

Neste encontro, você receberá mais dicas, tanto para a primeira quanto para a segunda fase, e poderá tirar suas dúvidas ao vivo. Basta acessar os canais no YouTube ou Instagram da Voomp no dia 30/08, às 18h.

Te esperamos lá!

Live "A Importância de Ética Profissional na prova da OAB" - 23/08 às 18h!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.