InícioPós-graduaçãoSaiba como são os cursos de UX

Saiba como são os cursos de UX

Ao entrar em uma loja para fazer compras, você espera que a disposição das mercadorias esteja de forma intuitiva e que o espaço esteja limpo e organizado, não é mesmo? Ainda que sob outra lógica, o ambiente virtual também tem se preocupado em oferecer aos seus usuários experiências confortáveis de navegação.

Essa é a principal atribuição do Design de Experiência do Usuário, também conhecido como UX (User Experience). Afinal, lojas virtuais também precisam preparar-se para receber visitantes e proporcionar a eles uma experiência funcional e agradável

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa carreira e sobre como é o curso que prepara esses profissionais para o mercado de trabalho? Acompanhe a leitura até o final e saiba como são os cursos de UX!

Como são os cursos de UX?

Atualmente, existem diversos formatos de cursos profissionalizantes para atuação na área de UX. Tanto cursos tecnólogos como pós-graduações e cursos livres têm formado profissionais e oferecido as credenciais exigidas pelo mercado de trabalho.

Nos cursos de UX, o principal objetivo é apresentar aos alunos as ferramentas que permitem o desenvolvimento de designs atrativos e que facilitem a navegação de usuários e clientes nas páginas web e mobile. Isso significa que o profissional deve estudar temas como a jornada do cliente, o mercado consumidor e as suas preferências. 

Apesar de ser um curso situado na área de Design, a formação em UX oferece estudos multidisciplinares. Assim como são estudadas questões de consumo, o curso também aborda de forma permanente temas como tecnologia, arte, marketing e até mesmo ciência de dados

Ao final do curso, o profissional deverá estar apto para gerir todos os processos que envolvem a experiência de usuários em páginas virtuais. Na prática, isso envolve estabelecer métricas de satisfação do público, realizar avaliações de usabilidade e possuir senso crítico e artístico para utilizar cores, fontes e botões em painéis de portais online de forma harmônica. 

Como é o curso de UX a distância?

O curso de UX Design pode ser realizado a distância, modalidade em que não é necessário frequentar presencialmente a instituição de ensino no qual você está matriculado. Isso significa que você pode conciliar os seus estudos com rotinas mais corridas, realizando as atividades do curso independente de onde você esteja!

Através da plataforma virtual de ensino da sua instituição, você realiza todas as tarefas necessárias para obter o certificado do curso de UX. Isso inclui o acesso às videoaulas, aos conteúdos didáticos, aos fóruns de debates e tira-dúvidas, assim como as avaliações

Interessante, não? Em nossa plataforma, você pode conferir diversas opções de cursos de UX para você se preparar para o mercado de trabalho. Não deixe de conhecer! 

UX: conheça as matérias do curso

Como já mencionamos, os cursos de UX oferecem aos seus alunos uma visão ampla e multidisciplinar acerca dos processos de promoção da experiência do usuário. Isso se reflete nas matérias que compõem as grades curriculares da formação.

De forma geral, as disciplinas contemplam discussões sobre comportamento do consumidor, design de serviços, marketing digital, customização de experiências e metodologias de trabalho, como o Design Thinking.

Que tal conhecer um pouquinho mais sobre um dos cursos de UX Design da Voomp? Confira como são as matérias do curso de pós-graduação na faculdade Anhanguera!

  • Customer Experience (CX)
  • Introdução UX/UI
  • Interface humano-computador para aplicações mobile
  • Design de experiência do usuário – UX
  • Product Discovery e UX research
  • Inteligência de produto com ênfase em data mining e analytics
  • Lean UX
  • Mapeamento da Jornada do Cliente (CJM)
  • Gestão de carreira

Quanto custa um curso de UX?

Como demonstramos, existem diversos tipos de cursos de UX. Como cada um possui características e formatos próprios, essas diferenças também refletem nos preços. Outro fator que pode influenciar no valor do seu investimento é a modalidade de ensino. Em cursos EAD, a média de preços é mais baixa, uma vez que você não utiliza a estrutura física da instituição.

Em nossa plataforma, você encontra as condições ideais para investir na sua carreira. Você encontrará cursos livres específicos com parcelas de valores abaixo de R$ 10 e também pode construir um ótimo currículo a partir dos cursos de pós-graduação, com parcelas a partir de R$ 109 por mês. 

Qual a duração do curso de UX?

Assim como o valor dos cursos de UX pode variar conforme a sua categoria, o mesmo vale para a duração. Em cursos de especialização em UX, a média de tempo é de aproximadamente um semestre.

Por outro lado, os cursos livres para você aperfeiçoar suas habilidades de forma rápida podem variar entre formações de uma hora e cursos de até 3 meses. Resumindo: existem opções que combinam com todos os objetivos pessoais e profissionais

UX: saiba como é o mercado de trabalho

Nos últimos anos, as oportunidades na área de UX Design cresceram de forma significativa. Afinal, atualmente boa parte das vendas ocorre de forma online e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Ou seja, não basta apenas oferecer bons produtos, é preciso construir uma plataforma convidativa e que facilite a usabilidade

Assim, o trabalho de UX designer pode ocorrer de diversas maneiras. Seja em startups, em instituições financeiras, agências de marketing ou no comércio em geral, proporcionar uma boa experiência online aos usuários é uma prioridade no mercado. 

Por isso, a carreira de UX designer, embora relativamente recente, se apresenta como promissora. Se a demanda por profissionais da área já é alta, a tendência é que siga crescendo nos próximos anos. Então, que tal investir na sua formação e agarrar essa oportunidade?

Conte com a gente, dê um Voomp na sua carreira! Até a próxima.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.