InícioPós-graduaçãoEngenharia ElétricaCurso de Eletrotécnica: entenda a pós-graduação

Curso de Eletrotécnica: entenda a pós-graduação

Imaginar a sociedade sem eletricidade atualmente é praticamente impossível, não é mesmo? Afinal, essa fonte de energia é responsável por contribuir tanto com o setor produtivo como em tarefas simples do dia a dia, como armazenar alimentos, assistir a um filme ou se comunicar. 

No entanto, para que tudo funcione plenamente, há uma série de profissionais responsáveis por executar projetos que permitem a geração de eletricidade e a sua distribuição. Trata-se de uma das principais atribuições da Engenharia Elétrica, conhecida como Eletrotécnica. 

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre este curso de pós-graduação? Continue com a gente até o final e saiba tudo sobre o curso de especialização em Eletrotécnica

Como é o curso de Eletrotécnica?

A pós-graduação em Eletrotécnica tem como principal objetivo a formação profissionalizante para quem busca atuar no planejamento e na execução de soluções para o desenvolvimento de sistemas  elétricos. A partir de conteúdos práticos, a pós-graduação visa formar profissionais à altura dos principais desafios do mercado de trabalho. 

Ao longo do curso, os alunos aprofundam o domínio teórico e refinam a compreensão acerca de cada procedimento técnico relativo à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Assim, o profissional torna-se apto para atuar na concepção de sistemas elétricos, em sua instalação e sua manutenção.

Alguns dos principais elementos trabalhados do curso são a segurança e a qualidade da energia elétrica, elementos que serão norteadores da atividade profissional. Por isso, além de habilidades técnicas referentes à energia elétrica, o curso propõe conhecimentos acerca de gestão e controle de qualidade.

Por fim, o curso é destinado para profissionais que atuam no setor elétrico e buscam ampliar o conhecimento teórico e prático. Para cursar a especialização, no entanto, é necessário ter concluído uma formação de nível superior, seja ela um bacharelado ou um tecnólogo. 

Ensino a distância: como é o curso de Eletrotécnica nesta modalidade?

Nos últimos anos, os cursos de pós-graduação EAD tornaram-se uma ótima alternativa para quem busca especialização profissional e, em meio às rotinas corridas, não possui disponibilidade para frequentar uma instituição de ensino.

Você sabia que é possível se especializar em Eletrotécnica sem sair de casa? Assim funciona na modalidade EAD, em que todos os conteúdos do curso são acessados de forma remota, através da internet. Na plataforma de ensino da sua instituição, você estuda a partir de conteúdos virtuais e interativos, como videoaulas, infográficos, materiais didáticos e até mesmo bibliotecas online.

E aí, achou interessante? Em nossa plataforma, você pode começar a sua especialização em Eletrotécnica a distância agora mesmo! Acesse a plataforma e conheça nossos cursos.

Eletrotécnica: conheça as matérias do curso

A grade curricular da especialização em Eletrotécnica é pautada nos principais desafios que o profissional irá encontrar no mercado de trabalho. Ou seja, ao longo do curso são abordadas as principais questões relativas à geração, transmissão e distribuição de energia, assim como os sistemas elétricos e suas estruturas.

Também fazem parte das matérias os estudos aplicados à implementação de soluções elétricas, que podem servir tanto aos consumidores residenciais como para operações industriais. E claro, a segurança também é um dos principais elementos do curso, tanto para trabalhadores como para o meio ambiente, onde são abordadas formas alternativas de geração de energia

Conheça as matérias presentes na grade curricular do curso de Eletrotécnica da faculdade Anhanguera!

  • Geração de energia elétrica de fontes alternativas
  • Projeto e instalações elétricas industriais
  • Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica
  • Acionamento de máquinas elétricas
  • Proteção do sistema elétrico de potência
  • Eficiência e qualidade de energia
  • Sistemas elétricos (fundamentos, materiais e proteção)
  • Máquinas elétricas
  • Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e sistemas de aterramento

Qual a duração do curso de Eletrotécnica?

O tempo de duração do curso de Eletrotécnica é ideal para quem busca uma formação prática, objetiva e que permita uma inserção rápida no mercado de trabalho especializado. De forma geral, o curso costuma ter duração de seis meses, ou seja, apenas um semestre.

Para obter o certificado, é preciso ser aprovado em todas as matérias da grade curricular, não sendo obrigatória a apresentação de trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC.

Quanto custa o curso de Eletrotécnica?

Ao realizar uma pesquisa de mercado em busca de valores para o curso de Eletrotécnica, é bem possível que você encontre preços bastante acessíveis e outros um pouco mais caros. Isso é muito comum, uma vez que o preço pode variar conforme alguns critérios. Desta forma, a melhor saída é alinhar qualidade com custo acessível

Em nosso marketplace, você encontra o lugar ideal para unir preço e qualidade. Nas instituições parceiras, as mensalidades para o curso de Eletrotécnica custam a partir de R$ 100 e você ainda pode testar o curso durante sete dias. Assim, pode dar continuidade aos seus estudos com total segurança! 

Eletrotécnica: como é o mercado de trabalho? 

Cada vez mais o mercado de trabalho está em busca de profissionais com formações sólidas e conhecimento à altura de demandas especializadas. Na área de Eletrotécnica não é diferente, por isso a importância de você investir na sua formação. Assim, além de ampliar o seu domínio teórico e prático, você fortalece o seu currículo

Nesta área, a especialização é muito importante para que o profissional atue com excelência em atividades industriais, em assistências técnicas, empresas geradoras e distribuidoras de energia, assim como na elaboração de projetos elétricos. Ou seja, trata-se de um mercado bastante amplo, mas que exige muito conhecimento dos profissionais.

Então, que tal dar o próximo passo da sua carreira e se preparar para vencer estes desafios? Na Voomp, somos parceiros na sua jornada e estamos juntos com você em busca de seus objetivos. Obrigado pela companhia até aqui, até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.