InícioPós-graduaçãoEnfermagemPós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva: saiba como é o curso

Pós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva: saiba como é o curso

Na área da saúde, é comum que existam subáreas em que os profissionais buscam se especializar. Afinal, trata-se de um campo de atuação muito amplo, que se ocupa de tarefas como: prevenção, tratamento e atendimento de pacientes. 

Na Enfermagem, uma dessas áreas é a de Terapia Intensiva, extremamente importante para prestar assistência aos pacientes que se encontram em estado crítico de saúde. Nesse post, a Voomp compartilha com você como é a especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva. Ficou interessado? Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o curso! 

O que é Enfermagem em Terapia Intensiva?

Enfermagem em Terapia Intensiva é a especialidade em que enfermeiros se encarregam dos cuidados com pacientes em estado crítico de saúde e que requerem cuidados especiais. Normalmente, os profissionais da área são alocados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde contribuem para orientação e recuperação das pessoas internadas.

É comum que se possa associar Enfermagem em Terapia Intensiva com Enfermagem em Urgência e Emergência. Apesar de serem duas especialidades que dialogam entre si, a diferença é que na Terapia Intensiva os profissionais se encarregam do acompanhamento do quadro clínico dos pacientes, enquanto os profissionais de Urgência e Emergência fornecem os primeiros-socorros. 

Contudo, em ambas as especializações, os profissionais devem ter habilidades emocionais e técnicas apuradas, que lhes permitam tomar decisões adequadas em momentos críticos e obter sucesso na recuperação de pacientes. 

Como é o curso de pós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva?

O curso de especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva tem como grande objetivo capacitar seus alunos, atualizando-os sobre as novas tecnologias em tratamento intensivo e sobre os procedimentos técnicos a serem adotados em momentos críticos. 

Em uma UTI, é comum que os profissionais tenham que realizar atividades com um alto grau de complexidade. Desta forma, o curso prepara seus alunos para conheçam os tratamentos adequados, quais instrumentos utilizar e de que forma conduzir seus pacientes, sempre visando a sua humanização e recuperação.  

Normalmente, os cursos de especialização na área oferecem diversas atividades práticas, o que é ótimo para se preparar com tranquilidade e dominar as habilidades exigidas em atendimentos intensivos. Para cursar a especialização, é preciso ter concluído um curso de nível superior. Em geral, o público-alvo do curso são enfermeiros, podendo se estender para profissionais que atuam em UTIs.

Como funciona a especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva EAD?

Na pós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva EAD, você conta com o apoio da tecnologia e estuda de forma totalmente online! Mas na prática, como isso funciona? Isso significa que, por meio do seu celular, tablet ou computador, você acessa os conteúdos do curso, o que engloba as aulas, vídeos, temas didáticos e avaliações. 

A modalidade EAD tem crescido bastante nos últimos anos, apresentando-se como uma ótima alternativa para quem deseja investir na carreira e possui pouca flexibilidade para frequentar uma instituição presencialmente no dia a dia. No ensino a distância, você pode manejar seus horários e locais de estudo, desfrutando de maior autonomia para se especializar.

Não deixe de conferir os cursos de Enfermagem em Terapia Intensiva EAD disponíveis aqui na Voomp!

O que é estudado na pós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva?

De forma geral, os profissionais da Enfermagem são preparados para cuidar dos pacientes, prestar assistência e garantir o bem-estar durante a sua recuperação. Na especialização em Terapia intensiva, os alunos assimilam formas de prestar atendimento em situações de maior gravidade e complexidade. 

Desta maneira, entre os assuntos estudados na especialização estão os cuidados, a avaliação de pacientes e o funcionamento dos diversos sistemas do corpo humano, como o cardiovascular, respiratório e endócrino. Além de atuar no atendimento aos pacientes, os alunos exploram técnicas de gerenciamento de unidades de terapia intensiva, estudando temas como gestão e qualidade.

Conheça um pouco mais sobre as matérias do curso de Enfermagem em Terapia Intensiva com a grade curricular da Faculdade Anhanguera!

  • Cuidados paliativos, finitude e morte
  • Assistência de enfermagem ao paciente crítico em situações especiais
  • Assistência de enfermagem ao paciente crítico: sistemas neurológico e renal
  • Avaliação do paciente crítico
  • Gestão, qualidade e segurança do paciente
  • Assistência de enfermagem ao paciente crítico: sistemas respiratório, gastrointestinal e endócrino
  • Farmacologia em UTI
  • Suporte ventilatório não invasivo e invasivo
  • Assistência de enfermagem ao paciente crítico: sistema cardiovascular

Qual a duração da especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva?

O tempo de duração da especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva pode variar de acordo com a instituição de ensino, não tendo um tempo predefinido. No entanto, a grande maioria das especializações têm duração de seis a 12 meses. Esse tempo curto cumpre com a proposta do curso, de preparar e atualizar profissionais de forma rápida e dinâmica. 

Quanto custa a pós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva?

Você sabia que é possível se especializar com menos de R$ 200 por mês? É isso mesmo. Uma das características dos cursos de especialização lato sensu são os valores mais acessíveis, principalmente se comparados aos valores praticados em cursos de graduação. 

É claro, os preços podem variar de acordo com a instituição de ensino que oferece o curso. No entanto, a média de valores fica abaixo de R$ 200 por mês. Um ponto interessante é que as especializações não possuem uma duração tão longa, o que resulta em uma quantia reduzida de mensalidades. 

Mais do que um custo, realizar uma pós-graduação é um verdadeiro investimento que você faz na sua carreira. Como uma especialização concluída, suas chances de conseguir melhores cargos e salários crescem significativamente. Conte com a gente e dê um Voomp na sua carreira! 

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo até aqui! Não esqueça, veja o próximo post e aumente seu conhecimento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.