Dia do Advogado: saiba tudo sobre a data

Wagner
Colaborador do Voomp
Dia do Advogado: Saiba tudo sobre a data

O calendário brasileiro é recheado de dias de celebrações. Dias de santos, de esportes e de profissões são apenas alguns dos exemplos. Em geral, são datas estabelecidas para promover a reflexão e valorizar pessoas ou movimentos que contribuem constantemente com o desenvolvimento da sociedade.

Em alguns casos, datas especiais são consideradas feriados no Brasil. É o caso do dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil), em 12 de outubro, ou o dia da Independência, comemorado em 7 de setembro. Por serem feriados, são datas que costumam ser mais lembradas pela população. 

No entanto, saiba que existem outras datas que homenageiam eventos simbólicos. Esse é o caso do Dia do Advogado, cujo propósito é homenagear e reconhecer a importância de profissionais da área jurídica. 

Ficou curioso para saber mais sobre o Dia do Advogado? Acompanhe a leitura do texto e saiba tudo sobre a data!

Quando é o Dia do Advogado?

Ao menos uma vez por ano, a sociedade homenageia seus advogados pela incansável luta na defesa de direitos, de cidadania e de bem-estar social. Trata-se de uma das profissões mais tradicionais e que cumpre um papel fundamental na garantia do estado democrático de direito e da democracia. 

No Brasil, a data é celebrada no dia 11 de agosto. Aliás, no mesmo dia é comemorado o Dia do Estudante. Essas duas datas têm bastante relação e baseiam-se no mesmo acontecimento. Você sabe qual é? Se ainda não sabe, prepare-se que a seguir vamos voltar ao passado para entender porque o dia 11 de agosto é tão especial no Brasil.

Como surgiu o Dia do Advogado?

Após a independência do Brasil em relação a Portugal, ocorrida no ano de 1822, o Brasil dava seus primeiros passos para construir bases e estruturas para desenvolver-se enquanto uma nação. Diferente do que ocorreu em países de colonização espanhola, onde foram fundadas universidades desde os primeiros anos, o Brasil não possuía nenhuma instituição de ensino superior.

Uma das principais demandas no momento era o desenvolvimento de leis e jurisdições que ordenassem o jovem país brasileiro. É neste contexto que no dia 11 de agosto de 1827 o Imperador Dom Pedro I autoriza a criação das duas primeiras faculdades brasileiras, ambas de Direito.

As duas primeiras faculdades foram criadas nas cidades de Olinda (PE), chamada de Faculdade de Direito de Olinda, e em São Paulo (SP), chamada de Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Atualmente, a faculdade de São Paulo é integrada à Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino do Direito no Brasil.

Ou seja, o Dia do Advogado faz alusão à fundação das duas primeiras faculdades de Direito no país. Faculdades que, ao longo do tempo, formaram profissionais e intelectuais muito importantes para a vida política e administrativa do país, com inúmeras contribuições jurídicas e participações em momentos cruciais do Brasil, fundamentando leis e constituições.

Conheça outras datas comemorativas da advocacia

Ainda que o dia 11 de agosto seja considerado a principal data comemorativa em homenagem aos advogados, outras datas também são especiais e valorizadas no meio jurídico. 

Uma delas, instituída recentemente, é o Dia da Mulher Advogada. Ainda que o dia 11 de agosto homenageia a todos, o Dia da Mulher Advogada, comemorado em 15 de dezembro, faz alusão à Myrthes Gomes, primeira mulher a advogar no país. Um marco que premia a luta por inclusão e conquista de espaços profissionais pelas mulheres.  

Outra data comemorada no meio jurídico é 19 de maio: Dia de São Ivo. Considerado o padroeiro dos advogados. São Ivo foi um incansável defensor de camadas vulneráveis da sociedade, como órfãos e pobres, sendo reconhecido na sua luta por justiça e direitos para todos. Por isso, o santo é lembrado com carinho no meio jurídico.

Como sabemos, a advocacia é dividida em diversas áreas de atuação, especializações em que cada profissional pode se inserir durante a carreira. Desta forma, inúmeras áreas possuem seus próprios dias comemorativos. Em 2 de dezembro, por exemplo, é celebrado o Dia da Advocacia Criminal. Já em 20 de junho, comemora-se o Dia do Advogado Trabalhista. Enfim, as datas especiais no meio jurídico são diversas! 

Dicas para presentear um advogado

À medida que a data se aproxima, nada melhor do que buscar presentear os profissionais que comemoram o dia da sua profissão. Nesta data, homenagear advogados na família, entre amigos ou profissionais de confiança é bastante gratificante e demonstra respeito e admiração por esses respeitados homens das leis. 

Pensando nisso, deixamos aqui algumas dicas para você presentear, em grande estilo, profissionais que atuam ou desejam atuar no meio jurídico. Que tal surpreender com um curso na área? Confira nossas dicas!

Cursos livres

Na plataforma Voomp você encontra dezenas de cursos na área do Direito e da advocacia que podem contribuir com o crescimento pessoal e profissional de advogados. Cursos de Direito e Tecnologia têm estado em alta nos últimos tempos, garantindo que profissionais mantenham-se a par dos novos dilemas e debates jurídicos no mundo conectado. 

Além dos cursos de atualização, você também pode presentear com a assinatura do Vade Mecum Digital, o que sem dúvidas é um grande presente! O Vade Mecum é o principal livro de consulta de leis e, dado o seu tamanho e sua constante atualização, nada melhor do que contar com uma versão digital e atualizada!

Cursos preparatórios

A área do Direito é repleta de desafios em toda a jornada dos profissionais. É preciso se formar, investir nos estudos, preparar-se para provas e concursos. Para atuar com advocacia no Brasil, ser aprovado no Exame da OAB é um requisito. Desta forma, você também pode investir em cursos de preparação aqui na Voomp, tanto para a OAB como para concursos.

Enfim, essas são algumas dicas de como você pode presentear alguém no Dia do Advogado. Uma coisa é certa: opções não faltam aqui na Voomp! 

Obrigado por acompanhar mais esse post. Até breve!


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.