InícioIdiomasComo aprender inglês rápido

Como aprender inglês rápido

Definitivamente, aprender inglês não é algo que acontece da noite para o dia. Não existe uma fórmula mágica e o processo de aprendizado requer bastante esforço e dedicação. Contudo, existem algumas estratégias para acelerar o ritmo de aprendizagem e começar a falar inglês o quanto antes. 

Para ajudar você, a Voomp preparou um conteúdo especial com algumas dicas de estudo.  

Quanto tempo demora para aprender inglês?

Adquirir fluência na língua inglesa pode ser um processo longo ou um pouco mais rápido para algumas pessoas. Saber que cada um tem seu tempo é fundamental para que você evite comparações e mantenha o seu foco no estudo sem precisar lidar com a ansiedade. 

O inglês é dividido em 3 níveis de fluência: iniciante, intermediário e avançado. Acredita-se que para avançar de estágio, são necessárias cerca de 400 horas de estudo em cada nível. Desta forma, para atingir um bom nível de fluência, seriam necessárias 1.200 horas. Mas vale ressaltar: esta é uma estimativa, você pode demorar um pouco mais ou um pouco menos.

Para reduzir o tempo de aprendizado, é preciso estar bastante focado e com boa disciplina nos estudos! 

É possível aprender inglês rapidamente?

Em algumas situações, é possível que vejamos o aprendizado do inglês como uma urgência. Quando surge a oportunidade de realizar uma viagem, um intercâmbio ou uma oportunidade profissional, pode ser que você queira intensificar seu nível de inglês para não passar perrengues.

Neste momento, desesperar não é a melhor saída. Você pode transformar a corrida contra o tempo em motivação e dedicar uma boa parte do seu dia para o aprendizado. Obviamente, a rapidez depende do seu nível de fluência inicial. Dificilmente você ficará fluente em uma semana ou um mês. Mas é possível reduzir bastante o tempo de aprendizado com algumas dicas! 

Dicas para você aprender inglês rápido

A seguir, você confere algumas dicas especiais que a Voomp preparou para você acelerar seu ritmo de estudos e aprender inglês o quanto antes!

Sua vida em inglês

Imergir no idioma é uma forma de aprendê-lo com naturalidade e em todos os momentos do dia. Além do seu momento de estudo, você pode viver cercado de inglês. Dedique um pequeno tempo e configure o mundo ao seu redor. Aplicativos, eletrodomésticos, aparelhos de tecnologia, redes sociais, são muitas ferramentas que você pode utilizar a seu favor.

Curso de idiomas

Cursos de idiomas são ótimas opções para dar um up no seu aprendizado. Você pode optar por cursos que têm a ver com seus objetivos e que podem auxiliar no aprendizado tanto de iniciantes como de quem já possui alguma experiência.

Em um curso, você conta com salas de conversação, professores especializados e metodologias adequadas para alavancar seu conhecimento de forma rápida. Um bom exemplo são os cursos de idiomas da Carnegie Brasil

Se o seu objetivo é aprender rapidamente, o curso Speech Master pode te ajudar. Com ele, você aprende inglês de forma 3x mais rápida!

Estude todos os dias

Montar um cronograma de estudos é uma parte muito importante. Ele servirá como seu guia para chegar até os seus objetivos. Contudo, para aprender de forma rápida, o seu cronograma deve ocupar a maioria dos dias do calendário. 

Estudar algumas horas diariamente é a melhor maneira de atingir a fluência rapidamente. Desta forma, você constrói um bom ritmo e a prática constante ajudará muito.

Escute músicas em inglês

Quem foi que disse que para aprender inglês é preciso ficar horas sentado em frente aos livros e ao computador? O barato do inglês é que você pode aprendê-lo fazendo coisas que gosta. Ouvir músicas, sem dúvidas, é uma das formas mais divertidas. 

Pegue seus fones, aperte o play e acompanhe as letras simultaneamente. Você irá naturalmente conhecendo as pronúncias das palavras e diversificando o seu vocabulário.

Leia em inglês

A leitura em inglês é uma das habilidades mais importantes. Através dela, você compreende o modo como são formadas as frases e em que contextos elas se situam. Você pode diversificar suas leituras e compreender o inglês a partir de vários contextos. 

Romances, contos, poesias, postagens de blogs, matérias e notícias são ótimas possibilidades. De quebra, você ainda aprende sobre diversos temas e conteúdos! 

Filmes, séries, jogos

Outra possibilidade de se divertir aprendendo inglês é através de filmes, séries e jogos. Aprender de forma lúdica é muito prazeroso e une duas necessidades: o lazer e a fluência em inglês. Mas claro, vale ressaltar: nada de dublagens! O propósito é aprender inglês.

Inicialmente, você pode ativar legendas em português para melhor compreender significados de palavras e contextos. Conforme você for avançando, assistir filmes e séries com legendas em inglês é o próximo passo!

Converse em inglês

Se ouvir música, jogar e assistir filmes são formas divertidas de aprender, a conversação também pode ser! Deixe a timidez de lado e bata um papo com seus amigos ou até mesmo desconhecidos. 

Na internet, especialmente, você encontra plataformas que auxiliam na sua conversação. Tanto portais que conectam você com pessoas nativas de língua inglesa quanto aplicativos que avaliam sua pronúncia e construção de frases. Alguns cursos da Carnegie Brasil, por exemplo, contam com o Carnegie TALKS, que são espaços de conversação online nivelados e moderados por tutores. Quanto mais você conversa, mais seguro você fica.

Intercâmbios e viagens

Muitas pessoas buscam aprender inglês para viajar para fora do país. No entanto, você sabia que é possível fazer o caminho inverso? Ao fazer uma viagem, seja ela de intercâmbio ou turismo, você naturalmente reúne várias das nossas dicas.

Isso porque você será obrigado a ler e conversar em inglês, o mundo ao seu redor estará no idioma que você quer aprender, assim como grande parte dos conteúdos que você consumir. 

Por fim, é importante reforçar que não há uma receita mágica para que você aprenda inglês na velocidade da luz. Isso dependerá bastante de você e como você lida com seus objetivos. Aqui na Voomp, a gente acredita muito no seu potencial!

Para mais dicas de inglês, siga acompanhando o nosso conteúdo. Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.