InícioIdiomasNíveis de inglês: conheça os níveis de aprendizado

Níveis de inglês: conheça os níveis de aprendizado

A língua inglesa é a mais falada no mundo. Segundo estimativas, mais de 1 bilhão de pessoas conseguem se comunicar em inglês, seja como língua nativa ou como língua secundária. Com tamanha projeção, o idioma é considerado a língua universal, utilizado em eventos e negócios internacionais.

No entanto, o domínio da língua inglesa pode não ser igual para todas as pessoas. Entre possuir noções básicas e ser fluente na língua há um longo caminho. Por isso, a fluência da língua inglesa é dividida em níveis. Você sabe quais são?

No post de hoje, você irá descobrir os diferentes níveis de aprendizado da língua inglesa e o que cada um representa. Acompanhe e boa leitura!

Como é feita a divisão dos níveis de inglês?

No último século, o mundo presenciou modificações bastante profundas em termos de economia, relações internacionais e, especialmente, globalização. Com o passar do tempo, ficou cada vez mais necessário estabelecer formas de comunicação universais entre diferentes povos e organizações de todo o planeta.

Ao assumir esse papel de língua internacional, o idioma inglês passou a intermediar diversas ações e, neste cenário, adquirir fluência na língua passou a representar possibilidades profissionais. Desta forma, foi preciso estabelecer critérios para avaliar o grau de fluência de pessoas ao redor do mundo. 

Foi assim que, nos anos 60, a União Européia criou a Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), que em português significa o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. A partir de critérios de avaliação, a CEFR classificou os níveis de fluência em seis categorias: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Atualmente, o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é considerado o padrão internacional de classificação de níveis de inglês. São levados em conta as habilidades de ler, ouvir, falar e escrever em inglês, sendo os níveis adotados por universidades estrangeiras, empresas internacionais e cursos de idiomas ao redor do mundo. 

O que significa cada nível de inglês?

Agora que você já sabe quais são os critérios de divisão dos níveis de conhecimento de inglês, que tal descobrir o que significa cada um deles? 

Nível Básico

A1 – O nível A1 é considerado o estágio mais básico do aprendizado de inglês. Normalmente, são classificados neste nível aqueles que conhecem apenas alguns termos do vocabulário inglês, limitando-se a compreender pequenas frases do idioma. Ou seja, a assimilação do idioma ainda é limitada e com bastante dificuldade para se expressar.

A2 – Ainda que o nível A2 seja considerado básico na classificação, o conhecimento de inglês nesta categoria é um pouco mais apurado. No nível A2, você já consegue se expressar com um pouco mais de desenvoltura, ainda que encontre dificuldade para elaborar frases um pouco mais complexas. Normalmente, nesta etapa você já reconhece os termos e expressões mais corriqueiros da língua.  

Nível Intermediário

B1 – A partir do B1, o nível de inglês é considerado intermediário. É a classificação onde você já consegue se articular com menos dificuldade, podendo estabelecer diálogos sobre situações comuns do cotidiano. Além disso, o nível de compreensão de leitura é mais apurado e o repertório do vocabulário torna-se mais diversificado. 

B2 – Nesta segunda etapa do nível intermediário, os avanços no domínio da língua tornam-se visíveis. Assim, no nível B2 você já consegue se comunicar com mais confiança, arriscar termos e frases mais complexas e passa a entender um pouco mais as expressões que não são tão usuais no cotidiano.

Nível avançado

C1 – Ao chegar no nível C1, você é considerado avançado na língua inglesa. Há uma grande diferença em relação aos níveis anteriores de aprendizado que é a habilidade de pensar em inglês. Isso significa que você não precisa fazer muito esforço para falar inglês de forma espontânea. Ou seja, você evita fazer traduções e assimila informações de forma muito mais rápida.  

C2 – No nível C2, você é considerado fluente na língua inglesa! Este é o último e mais complexo nível de conhecimento na língua. Onde você consegue ler, falar, escrever e ouvir frases em inglês sem dificuldade. Pelo contrário, essas habilidades tornam-se naturais na sua rotina. Com um nível de fluência avançado, você se credencia a ótimas oportunidades profissionais no exterior!

Como descobrir o meu nível de inglês

Quando descobrimos quais são os níveis de conhecimento de inglês é bem comum que apareça a dúvida: em qual nível estou? Descobrir o nível em que você está pode parecer apenas uma curiosidade, mas é uma informação muito importante! Se você deseja se tornar fluente, é importante saber seu nível atual para ver como está a sua evolução.

Existem diferentes formas de você avaliar o seu nível de inglês. Diversos sites e instituições disponibilizam testes online que você pode fazer a qualquer momento. No entanto, se você precisa descobrir seu nível para concorrer a uma vaga de estudos ou emprego no exterior, o mais indicado é que você realize um teste de proficiência

Os testes de proficiência são avaliações específicas para avaliar os níveis de inglês de acordo com a classificação do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Alguns dos mais conhecidos e aceitos são o TOEFL e o IELTS

Como posso melhorar meu nível de inglês?

Adquirir a fluência em inglês e chegar no nível mais avançado não é algo que ocorre da noite para o dia. No entanto, saber que você pode melhorar ainda mais e dar o tempo necessário para que isso ocorra é essencial. 

A partir do momento que você identifica seu atual nível, é hora de traçar estratégias para que você siga crescendo e acumulando conhecimento. Você pode montar um cronograma com uma rotina regular de estudos, isso permitirá que você se comprometa a ir em busca dos seus objetivos. 

Outra ótima estratégia é investir em um curso de idiomas. Aqui na Voomp, você encontra cursos de idiomas para todos os níveis de inglês e para diferentes objetivos. Conheça o que há de mais avançado em tecnologia e aprendizado de inglês! 

E aí, vamos caminhar juntos em direção à fluência? Queremos impulsionar você a dar o seu próximo passo. Continue acompanhando nosso conteúdo e conte com a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.