InícioIdiomasComo interpretar textos em inglês?

Como interpretar textos em inglês?

Saber como interpretar textos em inglês é muito importante para conseguir atingir um nível mais avançado. Afinal, por mais que a pessoa conheça as regras gramaticais, algumas expressões são únicas. Portanto, veja as dicas para conquistar esse objetivo.

Por que é importante saber como interpretar textos em inglês?

O idioma é a principal opção de língua estrangeira em provas e testes acadêmicos, mais do que isso, é a língua universal. Desse modo, ter uma boa interpretação pode levar à aprovação no vestibular, por exemplo. Além disso, permite ter acesso a notícias e sites de todo o mundo.

Para quem precisa fazer pesquisas em textos técnicos de uma área escritos em inglês, essa é uma habilidade essencial. Afinal, há termos específicos e expressões que adquirem um outro significado pelo contexto. 

Raciocínio

Ao ampliar sua capacidade de interpretação em inglês, a pessoa melhora o seu raciocínio na língua. Assim, passa a reconhecer de forma natural algumas frases chave e deixa de traduzir o texto mentalmente para compreender.

Dicas para melhorar a compreensão

Algumas técnicas podem ajudar na hora de saber como interpretar textos em inglês. Então, confira a seguir uma lista com as principais formas de deixar esse processo mais simples: 

  • Buscar textos que estejam de acordo com o nível de inglês: aqui o desafio é ler e entender o texto escolhido   
  • Ler em diferentes tipos de mídias, ou seja, jornais, revistas, literatura: diversifique, leia de tudo, em diferentes plataformas e meios de comunicação   
  • Estar atento a situações em que o idioma está presente no dia a dia: no ambiente de trabalho, aproveite a visita de um estrangeiro e desenvolva uma comunicação em inglês com ele   
  • Não tentar traduzir cada palavra de forma literal: evite a prática de tradução literal, assim o processo de aprendizado, com certeza, será mais suave 

Com base nessas dicas, vê-se que o dicionário nem sempre é o item ideal para aprender de forma eficiente. Afinal, mais vale entender o contexto geral do que buscar a tradução literal de cada palavra. 

Técnicas

Há duas técnicas mais comuns na hora de ler e interpretar um texto em inglês. A primeira delas é o scanning, que consiste em passar os olhos no geral. Assim, o leitor consegue identificar pontos chave e a ideia central do que está escrito.

A outra, chamada de skimming, se aplica quando a pessoa lê e destaca pontos que trazem informações específicas. Nesse sentido, ela é ideal em provas, pois pode ajudar a localizar de forma simples respostas para as questões.

Quais conteúdos ajudam a aprender como interpretar textos em inglês?

Ter contato com a língua estrangeira é o primeiro passo para aprender de forma mais rápida. Isso porque, é o que ocorre com o idioma natal de qualquer pessoa. Ou seja, desde criança se ouve e vê em todo lugar as expressões e com isso são assimiladas. 

Com uma nova língua, o processo não é diferente. Por isso, quanto mais material se consome, mais simples se torna saber como interpretar textos em inglês. Assim, alguns formatos que podem estar presentes na rotina: 

  • Música;
  • Filmes e séries;
  • Notícias escritas e em vídeo;
  • Redes sociais;
  • Livros e quadrinhos.

Isso permite ampliar o repertório, bem como, identificar palavras usadas de modo diferente em cada contexto. Desse modo, o aprendizado ocorre de forma gradual e natural, além de ser mais divertido.

O curso de inglês ensina como interpretar textos em inglês?

Boa parte dos cursos foca apenas em ensinar as regras de gramática e conexões de frases simples. No entanto, para ensinar como interpretar textos em inglês é preciso ir além disso. 

Na hora de escolher um curso de idiomas, é essencial ver como é o método de ensino. Nesse sentido, o ideal é que haja ao menos algum módulo voltado à conversação. Afinal, colocar em prática a língua em situações comuns facilita o processo.  

Material didático

Ao analisar o material didático de um curso, veja se segue essa mesma linha, ou seja, usar situações comuns como exemplos. Desse modo, fica mais fácil entender o contexto e aprender expressões típicas de cada área.

Há casos ainda que é preciso focar em um curso para uma linguagem técnica. Por exemplo, o inglês jurídico terá expressões próprias que são comuns naquela área. Assim, mesmo para quem já tem uma base, será necessário aprimorar as habilidades.

Conte com a Voomp para aprender inglês! 

Só para lembrar: a plataforma Voomp possui em seu catálogo ótimos cursos de idiomas. Aqui, você encontra diversas opções de cursos oferecidos pela Carnegie BR, voltados para diferentes objetivos, níveis de fluência e faixa etária. 

Conte com a Voomp para expandir seus horizontes. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.