InícioPós-graduaçãoEngenhariaEspecialização em Engenharia Geotécnica: tudo sobre o curso

Especialização em Engenharia Geotécnica: tudo sobre o curso

A especialização em Engenharia Geotécnica prepara o aluno para avaliar e planejar diversos projetos que têm a ver com solo e rochas. Além disso, é uma ótima opção para quem deseja crescer em sua carreira, então saiba mais sobre essa pós-graduação.

Como é a especialização em Engenharia Geotécnica?

Continuar os estudos depois de terminar a graduação é uma boa opção para quem deseja se manter e crescer no mercado de trabalho. Dessa forma, um dos caminhos para quem atua na área de Engenharia é fazer a sua pós em Geotécnica.

Lato sensu e stricto sensu

Pode-se encontrar esse curso nos dois níveis. A diferença é que o lato sensu é mais flexível e entrega certificado após a conclusão. Ela não exige muitos requisitos e é ideal para quem deseja apenas se atualizar.

A formação em stricto sensu, por outro lado, tem mais foco no estudo e produção de material científico. Desse modo, exigem mais do aluno para que ele seja um especialista no assunto.

Tempo de curso

Varia de acordo com a opção de pós escolhida. No caso da lato sensu, pode ser de 6 meses a um ano e meio. Já com a stricto sensu, o tempo pode ser maior, dois anos no mínimo. No segundo caso, a formação pode ser no nível de mestrado ou doutorado.

O profissional com especialização em Engenharia Geotécnica faz parte de um dos ramos mais concorridos do mercado.

O que se estuda em pós-graduação em Engenharia Geotécnica?

Durante o curso, o aluno estuda sobre várias questões ligadas ao solo e rochas. Afinal, elas são importantes para a construção civil, por exemplo. Desse modo, alguns conteúdos são:

  • Obras com uso do solo;
  • Barragens;
  • Fundações;
  • Taludes;
  • Hidráulica dos solos.

Pode-se dizer, então, que ele será capaz de ter uma visão técnica mais ampla sobre a construção. Além disso, as matérias podem ter focos distintos, o que garante uma formação mais ampla.

Onde um geotécnico pode atuar?

Ele pode atuar como consultor, fiscal ou gerente de obras, por exemplo. Aliás, quem já atua nesse campo é um público que pode crescer muito com a pós em Engenharia Geotécnica.

É possível trabalhar não apenas em construções de casas, mas também em grandes projetos urbanos ou rurais. Esse é o caso, por exemplo, das barragens, taludes e até aterros sanitários. Então, quem lida nesses projetos precisa conhecer bem, pois eles precisam ser resistentes e duradouros.

Quem pode fazer esse curso?

Pessoas com qualquer formação em Engenharia podem ter esse curso como opção. Mas, entre os principais públicos ideais para essa pós estão os seguintes:

  • Geólogos;
  • Engenheiros civis e outras áreas;
  • Geógrafos.

Com essa pós-graduação, eles serão capazes de fazer a análise sobre diversos projetos de construção. Além disso, podem desenvolver projetos, dimensionar obras com solos, rejeitos de mineração ou rochas.

Modelo de ensino

A especialização em Engenharia Geotécnica pode ser feita no modelo de ensino EAD. Assim, as aulas e estudos têm horários mais flexíveis para os que já tem uma rotina de trabalho.

Para ter garantia sobre a qualidade do curso, o aluno deve procurar faculdades que já oferecem essa formação, como a Faculdade Anhanguera. Além disso, no caso do curso em EAD, deve-se analisar como são os materiais de estudo e o meio em que eles estão.

Faça a sua especialização em Engenharia Geotécnica

Começar a sua pós nessa área pode ser o grande diferencial para sua carreira. Aliás, pessoas com essa formação são uma das maiores demandas de várias áreas do mercado. Alguns exemplos são:

  • Aterro sanitário;
  • Projeto de taludes;
  • Fundações;
  • Barragens;
  • Construção civil;
  • Projeto de pavimentos.

Diante disso, pode-se ver que quem atua nessa área tem várias opções. Além disso, investir na formação em Engenharia Geotécnica pode preparar você para lidar nos campos em que há menos profissionais, então, vale a pena pesquisar mais e fazer a sua matrícula.

É uma pós-graduação que você espera para solidificar sua carreira? Então, está no lugar certo! Vem para a Voomp!   

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.