InícioPós-graduaçãoCurso de Pós-graduação em Psicologia Escolar: conheça

Curso de Pós-graduação em Psicologia Escolar: conheça

A pós-graduação em Psicologia Escolar é uma das especializações para trabalhar na área da educação. Conheça todas as informações sobre o curso e o que é necessário para se tornar um perito no assunto.

Como é a pós-graduação em Psicologia Escolar?

Este é um dos campos da Psicologia que possui foco em práticas educacionais, mas seu limite não se restringe ao ambiente escolar. Podemos entender as atribuições e pertinências da Psicologia Escolar em dois campos: estrutural e específico. No estrutural, o psicólogo escolar é responsável por cuidar de aspectos mais abrangentes da rotina escolar, como:

  • Estruturação de Planos Pedagógicos
  • Elaboração de Políticas Públicas de Ensino
  • Atenção a Questões Administrativas
  • Orientação de Equipes Educacionais
  • Formações Continuadas de Professores
  • Promoção de Ações de Acessibilidade

No campo específico, o psicólogo escolar atua em questões mais detalhadas e que têm impacto direto nas rotinas diárias de uma escola ou instituição de ensino. Entre elas, estão:

  • Resolução de Questões Disciplinares
  • Auxílio em Dificuldades de Aprendizagem
  • Acompanhamento Psicológico Personalizado aos Alunos

Especialização em Psicologia Escolar

A intenção desse curso é oferecer ao aluno um conteúdo atualizado e feito sob medida para aplicação no ambiente escolar junto aos alunos, pais e corpo educacional. Ele permite aprender sobre o comportamento humano e quais são as implicações no aprendizado. Esse mecanismo é fundamental para oferecer soluções e melhorar o ensino e o ambiente de forma global.

Em algumas instituições, a pós em Psicologia Escolar é oferecida com base em discussões teóricas, ou seja, considerando conceitos e casos, que resultam em exercícios que ajudam na compreensão de conteúdos.

A pós-graduação em Psicologia Escolar prepara especialistas que atuam em instituições de ensino com o objetivo de ajudar o aluno no processo do saber e a administração escolar na execução de suas funções.

Qual é a duração da pós em Psicologia Escolar?

Como toda pós-graduação, o período varia conforme fatores determinados pela instituição de ensino. Nos cursos da plataforma Voomp, a especialização em Psicologia Escolar é oferecida com carga horária de 360 horas distribuídas em nove disciplinas (40 horas cada uma).

Outra facilidade para o aluno é a possibilidade de fazer o curso em duas modalidades: presencial ou ensino a distância (EAD). Ambas possuem suas particularidades.

Há quem prefira o contato direto do ensino ao vivo, pois isso ajuda a manter o foco e o sentido de obrigação. Contudo, e levando em consideração os fatores de distanciamento social causados pela pandemia e o menor valor na mensalidade, o modelo remoto tem ganhado cada vez mais adeptos.

Diferença entre Psicologia Educacional e Escolar

Os termos parecem sinônimos, mas é comum no debate científico uma diferenciação entre os conceitos de Psicologia Educacional e Escolar.

Em termos práticos, a primeira é considerada como uma derivação da Psicologia e tem relação mais com conceitos filosóficos do processo educativo e fornecimento de uma base teórica.

Como Psicologia Escolar entende-se o conjunto de ações profissionais ligadas ao fazer educacional na instituição de ensino, é o dia a dia dos professores, coordenadores e diretores na construção e manutenção da prática educacional. Ambas têm suas diferenças, mas, apesar disso, estão profundamente ligadas.

Conheça a grade curricular da pós em Psicologia Escolar

A grade curricular da pós-graduação em Psicologia Escolar é elaborada para fornecer ao aluno uma exata medida entre as áreas de Pedagogia e Psicologia. Contudo, é possível que especializações tenham abordagens diferentes a respeito. Por isso, é ideal saber qual delas oferece os assuntos que trazem mais benefícios dentro da área. As principais disciplinas oferecidas são:

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Funções Executivas no Processo de Aprendizagem
  • Problemas e Distúrbios de Aprendizagem
  • Saúde Mental na Infância e Adolescência
  • TGD, Altas Habilidades, Superdotação e AEE
  • Caracterização e Atuação do Psicólogo na Escola
  • Atuação do Psicólogo em Sistemas de Ensino
  • Psicomotricidade e Desenvolvimento Motor
  • Legislação e Políticas Públicas de Inclusão e Multiculturalidade

Todos os estudos têm como finalidade compreender a relação de mão dupla entre questões psicológicas das pessoas e o ambiente escolar. O resultado dessas análises serve como base para melhorar continuamente o processo de ensino no nível estrutural e específico.

Quanto custa a pós em Psicologia Escolar?

Como em toda instituição de ensino, os valores de mensalidade podem variar de acordo com alguns critérios, como localização, modalidade de ensino e até mesmo o prestígio da instituição.

Isso sem dúvida mostra que há diferenças enormes nos valores. Em algumas delas, na modalidade presencial, podem chegar a R$ 10.000. Felizmente existem opções com qualidade e que cabem no bolso, como as oferecidas na plataforma Voomp: especialização em seis meses com mensalidades de cerca de R$ 100.

Onde fazer a pós-graduação em Psicologia Escolar

Com a ampla oferta de cursos em escala nacional, não é difícil encontrar uma pós de qualidade perto da sua casa. Além da possibilidade de ensino presencial, que, como dissemos, tem as suas vantagens, optar pelo método de ensino a distância é um diferencial para quem precisa de flexibilidade e concluir um curso sem torrar todas as economias. Assim, é importante que, antes de se matricular, o aluno fique atento para:

  • Modalidade de Ensino
  • Valor de Mensalidade
  • Referências da Instituição

Como é o mercado de trabalho de Psicologia Escolar?

O profissional de Psicologia Escolar atua como uma espécie de ponte entre a instituição e as pessoas que nela trabalham e estudam. Compreensão, jogo de cintura, objetividade e visão sistêmica são algumas das competências necessárias para atender a todos de forma justa e eficiente.

Em termos de mercado, o psicólogo escolar pode atuar tanto na esfera pública quanto na privada, sejam elas escolas, institutos educacionais, colégios técnicos ou profissionalizantes e até mesmo em faculdades ou universidades. Esperamos que tenha gostado do conteúdo que preparamos aqui para ajudá-lo a dar um Voomp na sua carreira. Obrigado por estar com a gente e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.