InícioDicasEstudos5 vantagens do ensino a distância durante a pandemia

5 vantagens do ensino a distância durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 trouxe incontáveis prejuízos para a humanidade. É fato que todos nós fomos afetados, em alguma medida, por este cenário mundial tão desolador. Contudo, como diz uma boa e velha expressão popular: “se a vida te der limões, faça uma limonada”! Sendo assim, caro leitor, te contamos como o ensino a distância pode ser ainda mais vantajoso neste período de crise sanitária. E logo de cara, destacaremos 5 vantagens do EAD durante a pandemia. Bora espremer este limão?

É fato que o ensino a distância revolucionou o acesso ao nível superior. Este modo de ensino viabilizou e tem possibilitado a milhares de pessoas a conquista do tão sonhado diploma. O famoso EAD se consolidou como uma das modalidades mais acessíveis e buscadas por estudantes de todos os perfis. Desta forma, tanto para aqueles que desejam se preparar para o mercado de trabalho quanto para profissionais experientes que buscam se aprimorar em suas carreiras, ou até mesmo mudar os rumos de suas vidas profissionais, o EAD é uma possibilidade muito promissora. Logo, independente de sua motivação para optar por este modelo de ensino-aprendizagem, as vantagens são ainda maiores, sobretudo na pandemia. Conheça 5 desses benefícios neste post. Vamos?

Menos deslocamentos na pandemia

A necessidade de se deslocar todos os dias até o campus de uma faculdade ou um polo de ensino é uma das razões que desmotiva muitas pessoas a ingressarem no ensino superior. Para alguns, as dificuldades com o deslocamento são decisivas. O transporte – seja ele realizado em veiculo próprio ou compartilhado, somado a demanda de tempo para concluir o deslocamento, além da insegurança, faz com que muitos potenciais estudantes abandonem o sonho de se formarem. Na pandemia, além de todos os inconvenientes já mencionados, soma-se o medo de infectar a si ou a um familiar com o Coronavírus. Ninguém quer se arriscar além do extremamente necessário. Por isso, estudar no conforto de casa, sem a necessidade de se expor a riscos é uma excelente opção para quem tem a saúde como prioridade. Esta é apenas uma das vantagens de se optar pelo EAD durante a pandemia!

Redução de custos em tempos de dificuldades

Uma segunda vantagem em se escolher pelo ensino remoto em tempos de crise sanitária é a vantagem econômica. Os cursos na modalidade de Ensino a Distancia (EAD) são consideravelmente mais interessantes do ponto de vista financeiro, além de também não serem acrescidos com os custos do deslocamento e da alimentação, como pode ocorrer nos modelos presenciais. Logo, em tempos em que grande parte da população sofre com os efeitos da diminuição da renda ou desemprego, qualquer economia é muito bem vinda.

Aumento da qualidade de vida

Todos nós estamos constantemente buscando por melhores oportunidades. Deste modo, o bem estar físico, mental e emocional é, no fim das contas, a motivação para o trabalho e para os estudos. A manutenção da qualidade de vida é mais uma das vantagens do EAD durante a pandemia. Assim, aqueles que não abrem mão de se prepararem para futuras oportunidades na vida pessoal e profissional, mas que, em contrapartida não dispensam o convívio familiar diário, a participação na rotina doméstica e na criação dos filhos são contemplados por este modelo. Com organização e dedicação é possível se tornar um profissional capacitado sem negligenciar os relacionamentos familiares.

Desenvolvimento de habilidades comportamentais

O EAD exige do aluno certa autonomia. Durante o percurso acadêmico, o estudante precisará se organizar para cursar as disciplinas obrigatórias e optativas, assistir as vídeo aulas, elaborar os trabalhos acadêmicos e realizar eventuais estágios ou trabalhos de conclusão de curso. Todas essas tarefas exigirão do aluno habilidades de organização, concentração e boa gestão do tempo. Mesmo com as vantagens do EAD, durante a pandemia muitos precisarão conciliar trabalho e estudos. Contudo, em tempos de crise sanitária, muitos profissionais ainda estão trabalhando de forma remota. Desta maneira, conseguir criar um roteiro em que se consiga equilibrar todas as atividades diárias pode ser desafiador. Mas como dizem por aí: ” aquilo que não te desafia não te transforma”.

Veja ainda: Quantas horas por dia estudo em uma formação EAD?

Habilidades com as ferramentas tecnológicas

Nunca fomos tão desafiados como estamos sendo. A pandemia também nos deixou como legado novas formas de conexão e relações interpessoais.

Muitas empresas, por exemplo, decidiram manter o modelo de trabalho home-office ou então uma rotina de trabalho hibrida nos últimos dois anos. Pesquisas mostraram que 73% das companhias do país adotaram o esquema remoto na pandemia.  Sendo assim, seus colaboradores foram motivados a se adaptarem a novas tecnologias. Ferramentas tecnológicas estiveram e ainda continuam cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Até mesmo as crianças se viram diante da necessidade de se adaptarem a um novo contexto educacional. Contudo, se por um lado tais tecnologias nos desafiaram, por outro lado, nos ensinaram que podemos sim nos reinventar.

A maioria das instituições de ensino superior realizaram vestibulares, matriculas, e outras infinidades de procedimentos a distância. Sim, esta nova configuração nos obrigou a “entrar na dança”. As vantagens do EAD durante a pandemia foram muitas. Certamente, você aluno, de qualquer uma dessas instituições foi desafiado e conquistou muito mais habilidades com ferramentas tecnológicas neste período. Fizemos uma imersão forçada.

O Ensino a Distância demonstra nossa capacidade, por vezes subestimada, de sermos protagonistas na construção do nosso próprio conhecimento. É verdade que sofremos com tantas mudanças, mas também conquistamos mais independência neste período tão transformador. Este modelo de ensino é essencial para o momento em que enfrentamos. Por meio dele, conseguimos alcançar nossos objetivos, mesmo diante de tantos empecilhos. Contornamos dificuldades sem apelar para o vitimismo e nos desviamos do comodismo. O EAD foi a ferramenta escolhida por muitos estudantes  que escolheram continuar, mesmo quando tudo os motivava a desistir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.