InícioCursos LivresConcursosComo começar a estudar para concurso: veja dicas para otimizar seus estudos

Como começar a estudar para concurso: veja dicas para otimizar seus estudos

No conteúdo de hoje, mostraremos algumas dicas de como começar a estudar para concurso de qualquer área. Por se tratar de processos seletivos exigentes e concorridos, há algumas dificuldades que podem ser vencidas com técnicas eficientes de aprendizado. Confira a seguir como aumentar suas chances!

Como começar a estudar para concurso público?

Um dos primeiros passos a fazer para ter sucesso nos estudos é definir a vaga do qual é candidato e voltar a atenção exclusiva às disciplinas que tem relação direta com o conteúdo. Veja a seguir algumas áreas comuns de concursos para estudar.

  • Administrativa
  • Bancária
  • Fiscal
  • Policial
  • Tribunais
  • Jurídica
  • Legislativa
  • Controle e Gestão

Essas são algumas das áreas mais importantes onde o aluno deve focar sua atenção. O candidato deve dedicar seus estudos aos conteúdos que tenham relação direta com a prova. Não adianta gastar tempo demais estudando legislação se a vaga é para uma área mais de exatas, por exemplo. Essa é a chave para aumentar as chances de obter uma boa colocação.

Mais dicas de conteúdo

De forma geral, não é bom se candidatar para muitos concursos, pois isso pode certamente tirar o foco e prejudica a absorção do conteúdo de forma eficiente. Não se pode esquecer que vagas para concursos públicos são extremamente concorridas. Assim, não se dedicar corretamente resulta em perda de tempo e dinheiro.

Comece a estudar antes de publicarem o edital

Estudar o conteúdo do edital é muito importante, mas também é indispensável já estar no ritmo de estudos o quanto antes. Não podemos nos esquecer de que o tempo entre a divulgação do edital e a aplicação das provas é muito curto. Assim, iniciar os estudos antecipadamente permite:

  • Maior Preparo por Tempo de Estudo
  • Domínio dos Conteúdos
  • Maior Chance de Aprovação

Como estudar com antecedência?

Apesar de muitos candidatos se sentirem pressionados psicologicamente durante os estudos para concursos públicos, existem métodos e estratégias que ajudam muito quem quer estudar de forma eficiente. É apenas questão de se preparar bem, ter calma e visão de foco. Veja essas dicas de como se preparar corretamente para as aulas:

  • Defina Horários Certos para Estudar
  • Analise Editais Anteriores do Concurso
  • Leia Provas que Já Foram Realizadas
  • Resolva Simulados

O correto é orientar os estudos de acordo com as provas que já foram realizadas no concurso a ser disputado. As bancas geralmente não fazem mudanças drásticas no material. É importante também se dedicar às disciplinas que mais valem pontos.

Conheça a banca que realizará a prova

Essa é uma dica que, com certeza, fará toda a diferença. Como cada banca tem um estilo de realizar e avaliar provas, é importante que o candidato tenha um conhecimento prévio da forma com que a correção das provas é feita. Para que isso ocorra, basta seguir as seguintes orientações:

  • Estude Exames Antigos da Instituição Aplicadora do Teste
  • Busque por Padrões de Questões que se Destacam
  • Entenda Como É a Pontuação das Provas
  • Organize Seus Estudos com Prioridade Para Disciplinas Principais

É importante frisar que essas recomendações são apenas linhas gerais, elas obviamente não garantem que o candidato passe com nota máxima, pois as aplicadoras do teste podem alterar o conteúdo conforme o passar do tempo.

Conheça todos os critérios

Tanto para classificar quanto para eliminar, é importante que o candidato esteja atento a todos os critérios que a banca usa para avaliar. Por isso, quanto mais detalhes você conhecer da prova, mais aumentam suas chances. Então, leia bastante a respeito dos conteúdos que foram abordados.

Como organizar seus estudos

Depois de escolher o concurso que irá concorrer, a organização dos estudos deve ser o passo seguinte. O fator crucial para o concurseiro é a administração do tempo.

O período de preparação deve ser objetivo e eficiente, mas nunca cansativo. É claro que a preparação toma uma parte considerável do dia, ainda mais se o candidato tiver uma rotina de trabalho. Um dos métodos mais utilizados é o de controlar o tempo por meio de uma planilha. Nela, ficam bem delimitados os espaços certos para cada matéria e os intervalos de descanso entre cada uma.

Utilize técnicas para estudar

Há muitas técnicas que podem ser úteis na hora de aprimorar o aprendizado e fixação do conteúdo. Elas incluem, marcar palavras-chaves, criar mapas ou diagramas mentais, elaborar resumos e fichamentos, entender métodos de memorização entre outras. Não é preciso utilizar todas, mas quanto mais o aluno puder aproveitá-las, melhor será.

Revise todo o conteúdo

Revisar o conteúdo é uma das atividades mais importantes para quem está estudando para concurso, pois é normal se atrapalhar com a enorme quantidade enorme de assuntos lidos.

Para melhorar essa técnica, o ideal é separar tudo por matérias e deixar para reler os pontos importantes no final de cada jornada de estudo.

Aproveite as dicas de estudo e tenha sucesso!

Cada informação que compõe este texto é pensada para ajudar o candidato da melhor forma possível, pois os estudos podem gerar uma carga muito grande de estresse e atrapalhar o candidato a atingir seus objetivos. Utilize cada ponto deste artigo como uma ajuda a aliviar a pressão dos estudos.

Outro ponto super importante é manter a calma, pois alguns assuntos são naturalmente mais difíceis. É preciso manter a paciência e o foco para absorver cada informação daquele conteúdo. Por fim, sugerimos que dê uma olhada nos cursos preparatórios para concursos públicos existentes em nossa plataforma. Por trabalharem temas específicos, podem ser de grande ajuda em sua preparação.

A Voomp disponibiliza ainda mais conteúdos sobre o tema. Nossa missão é te ajudar a conquistar seus sonhos. Conte com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.