InícioIdiomasInglêsComo estudar para o IELTS?

Como estudar para o IELTS?

Para fazer uma faculdade, um intercâmbio ou uma pós-graduação no exterior, é muito comum que as instituições pretendidas exijam algum tipo de avaliação em língua estrangeira. 

Essas avaliações servem como uma métrica para avaliar as habilidades que os candidatos possuem para falar, escutar, escrever e ler em um segundo idioma. 

Que tal conhecer o IELTS e aprender como você pode se preparar para fazer a prova? Confira!

O que é o IELTS?

Um dos principais testes de proficiência, reconhecido internacionalmente, é o Internacional English Language Testing System (IELTS), em português, sistema de avaliação na língua inglesa internacional. O teste foi concebido no final dos anos 1980 e hoje é um requisito em muitas instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e entre outros países de língua inglesa.

Existem dois tipos de testes do IELTS: Academic e General Training. De modo geral, a principal diferença está no objetivo de quem realiza a prova. Se a sua meta é estudar no exterior, você deve fazer o IELTS Academic, principal teste exigido nas universidades. 

Nesta prova, você demonstrará conhecimentos que vão além de temas do cotidiano, com algum direcionamento para o ambiente acadêmico. Já a prova do IELTS General Training não difere tanto em questão de formato e conteúdo. No entanto, é uma prova recomendada para quem deseja migrar ou encontrar uma oportunidade profissional. Sua nota no teste pode ser um ponto no seu currículo.

Como é a avaliação do IELTS?

O teste de proficiência em inglês do IELTS é dividido em 4 etapas, que visam contemplar todas as habilidades da língua inglesa. Desta forma, a prova é composta por avaliações de listening (onde você deve interpretar frases a partir da escuta), reading (interpretação de textos) e writing (onde você demonstra sua capacidade de escrever).

Além disso, a prova possui uma quarta etapa, chamada de speaking. Esta é uma parte que deve ser agendada e você pratica a sua fala com um avaliador. A prova pode ser realizada tanto de forma física como pelo computador. Neste caso, o teste de speaking é realizado através de videochamada. 

A prova do IELTS não tem caráter eliminatório. Isso significa que você não está concorrendo com outros candidatos e depende apenas de si para demonstrar seus conhecimentos e tirar uma boa nota. As notas variam de 0 a 9 e você só zera se não comparecer ao teste. 

Entre 1 e 9 estão os diferentes níveis de domínio da língua inglesa. Quanto mais próximo do grau 1, significa que o candidato possui um domínio básico e apresenta dificuldades para se comunicar em inglês. Por outro lado, quanto mais próximo da nota 9, significa que o candidato demonstra domínio e fluência na língua. 

Quanto custa fazer a prova do IELTS?

O valor cobrado para se inscrever na avaliação do IELTS é cotado em dólares. Ou seja, isso significa que o custo do teste pode variar todos os anos, dependendo do valor do câmbio.

Atualmente, com o dólar em alta, o preço da prova tem chegado na casa dos R$ 1.200. Um valor um tanto alto, é verdade, embora se trate de um investimento em sua carreira. Por isso, é importante estar bem preparado para fazer a prova e compensar todo o seu esforço. 

Pensando nisso, a Voomp pensou em algumas dicas para você estudar para o teste do IELTS. Confira!

Como estudar para a prova do IELTS?

Conheça a avaliação

O primeiro passo para começar uma preparação eficiente é conhecer a estrutura da prova que você irá realizar. No IELTS, você encontrará questões de preencher lacunas, marcar alternativas de múltipla escolha e também deverá escrever. 

O tempo de prova é de 2h45. No speaking, a avaliação dura cerca de 15 a 20 minutos. Conhecer essas informações é fundamental para que você direcione seus estudos para o momento da avaliação.

Simule a prova! 

Por ser uma prova internacional e muito importante, você encontra diversos simulados na internet. Praticando com frequência, você irá aprender muitos conteúdos e, de quebra, se preparar para encarar a bateria de exercícios e o tempo de prova. 

Cursos preparatórios

Sem dúvidas, os cursos de idiomas têm muito a agregar na sua preparação para o IELTS. Aliás, você pode até já ser fluente na língua, no entanto, os cursinhos podem ser um diferencial para que você atinja o grau máximo na avaliação. 

Na Carnegie Brasil, o curso Fluent Explorer tem o objetivo de preparar você exclusivamente para os testes de proficiência. Se você já possui pelo menos um nível intermediário e quer garantir uma segurança maior para fazer o teste, este curso é uma ótima opção.

O bacana do curso Fluent Explorer é que a experiência é personalizada e de acordo com as suas necessidades. Você pode participar de espaços de conversação e ainda conta com serviço de tutoria personalizada. Além disso, você encontra na plataforma do curso o que há de mais sofisticado em tecnologia para ensino online!

Foco no objetivo!

Dificilmente alguém faz a prova sem ter um objetivo por trás. Portanto, ele será seu norte e sua principal motivação. Isso implica em ter uma rotina disciplinada de estudos, com cronogramas bem definidos e bastante organização.

Vivendo em inglês

Você pode configurar o mundo ao seu redor para que, além do seu momento de estudo, você respire inglês a todo momento! Você pode alterar o idioma de dispositivos como celulares e computadores, navegar em redes sociais, assistir filmes e ler notícias em inglês. Desta forma, você absorve a língua de modo natural e espontâneo durante seu dia a dia. 

Você está pronto?

Por fim, é importante você fazer uma autoavaliação. Você se sente pronto para encarar o teste do IELTS? Se sim, que ótimo! Inscreva-se, estude e mande ver. A gente acredita no seu potencial. No entanto, se você ainda não se sente preparado para atingir uma nota que irá cumprir com seus objetivos, é importante que você siga estudando e se aprimorando até chegar lá. 

Vale lembrar que a prova tem um custo alto, e se você ainda tem muitas dificuldades com a língua, pode ser que não atinja seus objetivos. O importante é seguir estudando e jamais desistir! Ah, e não se esqueça de se preparar bem para a prova!

Aqui na Voomp, nós sonhamos junto com você. Bons estudos e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.