InícioDicasEstudosComo estudar para o exame da OAB?

Como estudar para o exame da OAB?

Muitos estudantes e graduados em Direito precisam passar por um grande desafio antes de trilhar a carreira profissional. Estudar para o exame da OAB requer bastante empenho, afinal, a prova é conhecida por ter um nível de exigência bastante elevado.

No entanto, com esforço tudo é possível! Neste post, você verá como é a prova da OAB e como se preparar da melhor forma. Vem com a Voomp 😉

Exame da OAB: o que é?

Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o exame tem por objetivo avaliar o conhecimento de bacharéis em Direito no Brasil. A prova é um requisito para que o candidato possa obter registro profissional e atuar no mercado de trabalho exercendo as funções da advocacia.

Podem se candidatar ao exame pessoas que já sejam graduadas em Direito ou que sejam prováveis formandos, cursando o último ano de faculdade. A prova é realizada três vezes ao ano e ocorre em todos os estados brasileiros.

Como é a prova da OAB?

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil é formulado pela Fundação Getúlio Vargas e ocorre em duas etapas, uma de caráter objetivo e outra de caráter prático e profissional. A seguir, vamos conhecer como funciona cada uma das etapas. 

Prova objetiva (1ª fase)

Na primeira fase do exame da OAB, 80 questões objetivas compõem a estrutura da prova. Cada questão possui 4 alternativas, sendo uma única a correta. Nesta etapa, os candidatos possuem 5 horas para concluir a prova, ou seja, uma média de pouco menos de 4 minutos por questão.

Cada questão da prova vale 1 ponto. Isso significa que a nota do candidato pode variar entre 0 e 80, no entanto, para ser aprovado e avançar para a segunda etapa, é preciso ter um índice de acertos de 50%, o que representa 40 questões.

Ao todo, o edital prevê 9 temas diferentes no exame. São eles:

  • Código de Ética 
  • Código do Consumidor
  • Direito Ambiental 
  • Direito Internacional
  • Direitos Humanos
  • Estatuto da Advocacia e da OAB 
  • Estatuto da Criança e Adolescente
  • Filosofia do Direito
  • Regulamento Geral

Prova prático-profissional (2ª fase)

Assim como na prova objetiva, o candidato possui 5 horas para realizar a prova. A diferença, no entanto, é que nesta etapa a prova é escrita, não mais de questões de múltipla escolha. 

Nesta fase, o candidato opta por alguma especialidade do Direito, como por exemplo Direito Civil, Penal ou Trabalhista. Logo, a prova a ser resolvida é focada em algum desses temas.

Como se preparar para o exame da OAB?

Muitos candidatos podem possuir dúvidas na hora de estudar para o exame da OAB. Quanto tempo de preparo, como estudar e quais as melhores estratégias estão entre as principais dúvidas. A seguir, vamos compartilhar algumas dicas com você! 

Procure se familiarizar com a prova

Para que você se prepare bem para o exame, conhecer a estrutura da prova é praticamente uma obrigação. Afinal, você precisa treinar de acordo com o que será cobrado no dia da avaliação. Portanto, vale a pena fazer uma leitura atenta ao edital da prova da OAB e consultar provas anteriores.

Cronograma de estudos

Um cronograma de estudos é mais uma das coisas que não pode faltar no seu checklist. Ele é recomendado para qualquer desafio que envolva estudos, seja um vestibular, um teste de nivelamento de idioma ou, é claro, a prova da OAB.

Confira tudo o que cai na prova, estipule um calendário com as horas de estudo necessárias e procure vencer todas as matérias até o dia da avaliação. Desta forma, as suas chances de se dar bem na prova aumentam significativamente.

Simulados e provas de edições anteriores

Estudantes de Direito precisam ler bastante, é verdade. Afinal, as leis e regulamentos jurídicos escritos são o grande objeto de estudo. No entanto, apenas ler os conteúdos não é o suficiente para estar bem preparado, é preciso praticar.

Por isso, a dica é que você realize diversos simulados e aproveite as edições passadas da prova da OAB. Assim, você testa seus conhecimentos, identifica onde precisa reforçar os estudos e controla o tempo de prova.

Estude em um ambiente adequado

Um ambiente de estudos organizado garante que você fique focado no que realmente interessa: estudar para a prova da OAB! 

Por isso, procure estudar em locais tranquilos, com pouco barulho, boa luminosidade e sem distrações. 

Cursos preparatórios 

Para estudar sozinho é preciso ter bastante disciplina e rigorosidade nos estudos. Você deve ter horários bem definidos, acessar materiais de qualidade e praticar bastante. No entanto, se você não consegue ou não tem disponibilidade para organizar sua rotina de estudos, você pode contar com a ajuda de um curso preparatório.

Cursinhos oferecem materiais, livros e apostilas voltados exclusivamente para a preparação para o exame da OAB. Além disso, você conta com o apoio de professores especialistas. Assim, você se prepara tanto para a primeira fase como para a segunda caso avance. Um ótimo exemplo de cursinho preparatório para a prova é o Trilha OAB, no qual você tem acesso a materiais diversos que preparam para ambas as fases. 

Criatividade para estudar 

Use a criatividade para estudar. Escreva, faça resumos, fichas, esquemas. Qualquer coisa é válida. Além disso, você não precisa necessariamente ficar horas sentado em frente aos textos. Procure alterar as leituras com vídeos, podcasts e demais formatos. Atualmente, existe bastante conteúdo na rede sobre temas do Direito.

Mantenha-se atualizado

Como sabemos, as leis não são estáticas e, assim como surgem novas, algumas podem ser revogadas. Por isso, estar atualizado sobre os debates legislativos é muito importante para que você não fique defasado. 

Você pode acompanhar portais de notícias, programas e fóruns de Direito. O importante é manter-se atualizado.

Por fim, vale lembrar, não deixe para estudar na última hora! Quando você tem o sonho de ser advogado, sua preparação já começa ao escolher uma boa faculdade de Direito para fazer sua graduação.Desta forma, a gente espera que com essas dicas você tenha sucesso no seu exame da OAB. Siga acompanhando a nossa página e dê um Voomp na sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.