Muitos estudantes e graduados em Direito precisam passar por um grande desafio antes de trilhar a carreira profissional. Estudar para o exame da OAB requer bastante empenho, afinal, a prova é conhecida por ter um nível de exigência bastante elevado.
No entanto, com esforço tudo é possível! Neste post, você verá como é a prova da OAB e como se preparar da melhor forma. Vem com a Voomp 😉
Exame da OAB: o que é?
Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o exame tem por objetivo avaliar o conhecimento de bacharéis em Direito no Brasil. A prova é um requisito para que o candidato possa obter registro profissional e atuar no mercado de trabalho exercendo as funções da advocacia.
Podem se candidatar ao exame pessoas que já sejam graduadas em Direito ou que sejam prováveis formandos, cursando o último ano de faculdade. A prova é realizada três vezes ao ano e ocorre em todos os estados brasileiros.
Como é a prova da OAB?
O exame da Ordem dos Advogados do Brasil é formulado pela Fundação Getúlio Vargas e ocorre em duas etapas, uma de caráter objetivo e outra de caráter prático e profissional. A seguir, vamos conhecer como funciona cada uma das etapas.
Prova objetiva (1ª fase)
Na primeira fase do exame da OAB, 80 questões objetivas compõem a estrutura da prova. Cada questão possui 4 alternativas, sendo uma única a correta. Nesta etapa, os candidatos possuem 5 horas para concluir a prova, ou seja, uma média de pouco menos de 4 minutos por questão.
Cada questão da prova vale 1 ponto. Isso significa que a nota do candidato pode variar entre 0 e 80, no entanto, para ser aprovado e avançar para a segunda etapa, é preciso ter um índice de acertos de 50%, o que representa 40 questões.
Ao todo, o edital prevê 9 temas diferentes no exame. São eles:
- Código de Ética
- Código do Consumidor
- Direito Ambiental
- Direito Internacional
- Direitos Humanos
- Estatuto da Advocacia e da OAB
- Estatuto da Criança e Adolescente
- Filosofia do Direito
- Regulamento Geral
Prova prático-profissional (2ª fase)
Assim como na prova objetiva, o candidato possui 5 horas para realizar a prova. A diferença, no entanto, é que nesta etapa a prova é escrita, não mais de questões de múltipla escolha.
Nesta fase, o candidato opta por alguma especialidade do Direito, como por exemplo Direito Civil, Penal ou Trabalhista. Logo, a prova a ser resolvida é focada em algum desses temas.
Como se preparar para o exame da OAB?
Muitos candidatos podem possuir dúvidas na hora de estudar para o exame da OAB. Quanto tempo de preparo, como estudar e quais as melhores estratégias estão entre as principais dúvidas. A seguir, vamos compartilhar algumas dicas com você!
Procure se familiarizar com a prova
Para que você se prepare bem para o exame, conhecer a estrutura da prova é praticamente uma obrigação. Afinal, você precisa treinar de acordo com o que será cobrado no dia da avaliação. Portanto, vale a pena fazer uma leitura atenta ao edital da prova da OAB e consultar provas anteriores.
Cronograma de estudos
Um cronograma de estudos é mais uma das coisas que não pode faltar no seu checklist. Ele é recomendado para qualquer desafio que envolva estudos, seja um vestibular, um teste de nivelamento de idioma ou, é claro, a prova da OAB.
Confira tudo o que cai na prova, estipule um calendário com as horas de estudo necessárias e procure vencer todas as matérias até o dia da avaliação. Desta forma, as suas chances de se dar bem na prova aumentam significativamente.
Simulados e provas de edições anteriores
Estudantes de Direito precisam ler bastante, é verdade. Afinal, as leis e regulamentos jurídicos escritos são o grande objeto de estudo. No entanto, apenas ler os conteúdos não é o suficiente para estar bem preparado, é preciso praticar.
Por isso, a dica é que você realize diversos simulados e aproveite as edições passadas da prova da OAB. Assim, você testa seus conhecimentos, identifica onde precisa reforçar os estudos e controla o tempo de prova.
Estude em um ambiente adequado
Um ambiente de estudos organizado garante que você fique focado no que realmente interessa: estudar para a prova da OAB!
Por isso, procure estudar em locais tranquilos, com pouco barulho, boa luminosidade e sem distrações.
Cursos preparatórios
Para estudar sozinho é preciso ter bastante disciplina e rigorosidade nos estudos. Você deve ter horários bem definidos, acessar materiais de qualidade e praticar bastante. No entanto, se você não consegue ou não tem disponibilidade para organizar sua rotina de estudos, você pode contar com a ajuda de um curso preparatório.
Cursinhos oferecem materiais, livros e apostilas voltados exclusivamente para a preparação para o exame da OAB. Além disso, você conta com o apoio de professores especialistas. Assim, você se prepara tanto para a primeira fase como para a segunda caso avance. Um ótimo exemplo de cursinho preparatório para a prova é o Trilha OAB, no qual você tem acesso a materiais diversos que preparam para ambas as fases.
Criatividade para estudar
Use a criatividade para estudar. Escreva, faça resumos, fichas, esquemas. Qualquer coisa é válida. Além disso, você não precisa necessariamente ficar horas sentado em frente aos textos. Procure alterar as leituras com vídeos, podcasts e demais formatos. Atualmente, existe bastante conteúdo na rede sobre temas do Direito.
Mantenha-se atualizado
Como sabemos, as leis não são estáticas e, assim como surgem novas, algumas podem ser revogadas. Por isso, estar atualizado sobre os debates legislativos é muito importante para que você não fique defasado.
Você pode acompanhar portais de notícias, programas e fóruns de Direito. O importante é manter-se atualizado.
Por fim, vale lembrar, não deixe para estudar na última hora! Quando você tem o sonho de ser advogado, sua preparação já começa ao escolher uma boa faculdade de Direito para fazer sua graduação.Desta forma, a gente espera que com essas dicas você tenha sucesso no seu exame da OAB. Siga acompanhando a nossa página e dê um Voomp na sua vida!