InícioIdiomasInglêsComo estudar para proficiência em inglês?

Como estudar para proficiência em inglês?

Aprender inglês é mais que um diferencial. Hoje em dia, é quase uma exigência para disputar as melhores vagas de emprego e estudos. Neste post, a Voomp te mostra como você pode obter uma certificação de fluência e como se preparar para a prova.

Para que serve a proficiência em inglês?

Testes de proficiência em inglês são avaliações reconhecidas internacionalmente e que medem o grau de domínio da língua inglesa dos candidatos. Existe mais de um tipo de avaliação de proficiência, mas de modo geral, todas possuem o mesmo objetivo em comum.

Os testes de proficiência, elaborados por organizações privadas e independentes, desfrutam de bastante credibilidade entre grandes instituições espalhadas pelo mundo. Isso pode ser visualizado através da exigência de testes que empresas e universidades fazem ao admitir funcionários e estudantes estrangeiros. Algumas, inclusive, delimitam qual deve ser o teste feito. 

Se você possui grandes aspirações, deseja expandir suas fronteiras e vivenciar experiências no exterior, é bem provável que você vá realizar um teste de proficiência. O teste não é uma exigência para quem viaja por turismo, por exemplo. No entanto, se você planeja um futuro profissional fora do Brasil, é bom começar a se preparar!

Quais são os principais testes?

Como mencionamos, existem diferentes testes de proficiência que você pode fazer. De modo geral, todos cumprem com o mesmo propósito, no entanto, algumas instituições determinam quais testes são aceitos. Os seus objetivos é que irão condicionar a escolha pelo teste. Confira alguns dos principais testes de proficiência em inglês:

  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
  • IELTS (International English Language Testing System)
  • TOEIC (Test of English for International Communication)
  • C2 Proficiency (Cambridge) 

Ao longo do tempo, fazer um teste de proficiência se tornou uma tarefa menos complicada diante da possibilidade de realizar o teste pelo computador. Você pode se inscrever e, pouco tempo depois, realizar seu teste e obter sua nota, sem precisar aguardar tanto tempo.

Alguns testes têm focos específicos, portanto, é importante você ter bastante clareza sobre quais são suas metas. Se você deseja estudar no exterior, o TOEFL e o IELTS Academic possuem um direcionamento ao mundo acadêmico. 

Vale ficar atento que o resultado obtido nos testes costuma ter validade de 2 anos. Ou seja, ir bem em uma avaliação não basta para o resto da vida. Se você seguir buscando oportunidades no exterior após a validade expirar, deverá fazer um novo teste e demonstrar que segue mandando bem no inglês.

Como são as provas de proficiência?

Normalmente, as provas possuem características semelhantes. Todas elas avaliam as múltiplas habilidades relacionadas à língua inglesa. Desta forma, os testes são divididos em etapas, com questões que exploram as diferentes competências. 

Resumindo, as provas são compostas por 4 seções:

  • Reading: nesta parte, você demonstra seus conhecimentos em inglês interpretando leituras e respondendo perguntas.
  • Listening: questões que exploram sua capacidade de ouvir e interpretar frases em inglês.
  • Speaking: prova oral na qual você deve se comunicar ao vivo demonstrando domínio e articulação na língua inglesa.
  • Writing: parte da prova destinada para que você redija textos e apresente sua capacidade de escrever em inglês.

Embora as partes do teste sejam bem delimitadas, é preciso saber relacionar as múltiplas habilidades para resolver as questões, escrever e interpretar gravações em inglês. Ah, e fique tranquilo. As provas não têm caráter eliminatório. O grande objetivo é identificar em que nível está seu inglês.

Quanto custa fazer um teste de proficiência?

Os testes que avaliam a fluência em inglês e que são reconhecidos por grandes instituições mundo afora, são desenvolvidos por instituições estrangeiras. O TOEFL, por exemplo, é coordenado pela empresa americana Educational Testing Service. Já o IELTS é produzido pela British Council. Mas o que isso significa?

Os valores cobrados pelos testes são cotados em dólar. Ou seja, o teste pode sair um pouco caro em países que possuem a moeda desvalorizada em relação ao dólar. O valor da inscrição para o TOEFL, por exemplo, gira em torno de U$ 215. No Brasil, dependendo da cotação do real, esse valor pode chegar a R$ 1.000. 

Realmente, o valor pode ser um pouco alto. Mas, lembre-se, um teste de proficiência é investimento na sua carreira que pode valer muito a pena, abrindo portas para você estudar e trabalhar. Por isso, é importante se planejar e saber a hora certa de investir em um teste de proficiência.

Como estudar para fazer um teste de proficiência?

Pratique cada habilidade

Diferentemente de uma prova de ENEM ou vestibular, as questões de um teste de proficiência são muito mais interativas. Você encontrará textos, mas também vídeos e gravação em áudio. Em alguns testes, as gravações são reproduzidas apenas uma vez.

Por isso, é importante estar de ouvidos atentos e familiarizados com a língua inglesa. Além da prova de listening, você precisará escutar bem para resolver questões de outras seções do exame.

Isso inclui também a prática de textos, de leitura e de fala. Através de sites, aplicativos e cursos de idiomas, você pode conversar ao vivo com nativos de países que falam inglês. 

Construa um plano de estudos

Reservar um tempinho para fazer um cronograma de estudos irá ajudar bastante na sua preparação. Você pode fazer isso manualmente ou em plataformas virtuais. Nele, você pode colocar quando pretende estudar os conteúdos, quanto tempo de estudo por dia, quais os assuntos que são prioritários e aqueles que você já domina. 

Ao longo da sua preparação, o cronograma será sua referência!

Conheça o seu teste de proficiência

Ter conhecimento sobre a estrutura da prova é fundamental. Por isso, vale a pena pesquisar e ter bem claro o número de questões de cada seção da prova e o tempo de resposta. Além disso, você pode descobrir as características e os formatos de questões mais frequentes.

E claro, após conhecer a prova, praticar bastante! Simular a resolução de um teste de proficiência com o tempo cronometrado fará com que você chegue adaptado no dia da prova. 

Conte com a ajuda de cursinhos

Se você deseja aprimorar a sua preparação com quem entende do assunto, os cursinhos de idiomas são ótimas ferramentas. Neste caso, o curso é indicado para quem já possui um nível intermediário em inglês e deseja obter uma ótima nota dos testes de proficiência. 

Ao longo de um semestre, você pode fazer um curso como o Fluent Explorer, oferecido pela Carnegie Brasil. A ideia do curso é preparar alunos para obter certificações internacionais da Cambridge, TOEFL, IELTS e Person. No curso de Fluent Explorer, você pode obter espaços de conversação, além de uma tutoria personalizada para suas dúvidas e questões. O mais interessante desse curso é que a experiência de ensino é personalizada e atende ao modelo mais atualizado de ensino online!

Identifique o seu nível de inglês

Você pode realizar testes online e simulados para medir em que nível se encontra o seu inglês, se você é iniciante, intermediário ou avançado. Saber em que nível você está fará com que você tenha um ponto de partida para sua preparação.

É recomendado que você realize testes de proficiência quando estiver entre os níveis intermediário e avançado. Afinal, as instituições exigem um nível mais elevado de fluência, além de os testes não serem tão baratos.Se você está em um nível inicial, está tudo bem! Aqui na Voomp, a gente acredita que com dedicação você pode chegar aonde quiser. Então, você pode começar a se preparar agora para colher frutos lá na frente. Conte com a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.