InícioIdiomasComo ficar fluente em inglês? Confira algumas dicas

Como ficar fluente em inglês? Confira algumas dicas

Aprender a falar inglês é um processo longo e contínuo, mas que pode abrir muitas portas para você. Oportunidades profissionais, novos contatos e até mesmo resolver pequenos problemas do dia a dia são as possibilidades que se abrem com a fluência em inglês.

O aprendizado ocorre em etapas, em que vai avançando desde um nível mais básico, passando pelo intermediário até ficar fluente e dominar completamente a língua. A Voomp quer ajudar você a chegar o mais longe sempre! Por isso, preparamos algumas dicas para você ficar fluente no inglês. Vamos conferir?

Por que ser fluente em inglês?

Quando você aprende a falar inglês, você está automaticamente fazendo um investimento em si mesmo. Em um mundo globalizado, com fronteiras cada vez mais estreitas, expandir seus limites de compreensão e comunicação credencia você a viver novas experiências, muitas delas promissoras.

Ser fluente em inglês permite que você se conecte com o mundo. Você acaba conhecendo outras culturas, acessando conteúdos diferentes e até mesmo se informando melhor. Se na sua língua nativa você já encontra conteúdos interessantes, imagina multiplicar isso ao acessar matérias, vídeos e podcasts em inglês?

Além disso, sua vida se torna mais prática. Você nunca mais irá precisar deixar de jogar seu jogo favorito por ele estar em inglês e conseguirá resolver pequenos perrengues do cotidiano, acessando guias, suportes e manuais de instruções indisponíveis em português.

Por fim, você ainda ocupa uma posição de destaque no mercado de trabalho. Hoje em dia, poucas são as áreas de atuação que não precisam de profissionais com conhecimentos em inglês. Trata-se de uma língua considerada universal, utilizada para comunicação inclusive em países que não a possuem como idioma nativo.  Se você deseja viajar ou estudar no exterior, não faltam motivos para que você fique fluente em inglês. 🙂

Mas, afinal, como ser fluente em inglês?

Ficar fluente na língua inglesa não é algo que acontece do dia para a noite. A fluência é o estágio mais avançado de domínio do inglês, no qual você possui todas as habilidades. Isso inclui ler, ouvir, falar e escutar no idioma inglês. 

Contudo, apesar de desafiador, é perfeitamente possível ficar fluente em inglês. Com bastante determinação, vontade de aprender e, especialmente, sem medo de errar, você tem todas as condições para expandir seus horizontes. 

Pensando nisso, a Voomp preparou algumas dicas que vão contribuir na sua jornada de aprendiz a fluente. Let’s go!

  1. Vivendo em inglês

Você pode não estar rodeado de pessoas fluentes em inglês, mas provavelmente estará cercado de muitos equipamentos e dispositivos na língua inglesa. A nossa dica é: configure o mundo ao seu redor! O barato de aprender inglês é que você pode fazer isso a todo momento, com pequenas atitudes.

Você pode alterar o idioma padrão de suas redes sociais, sua televisão, eletrodomésticos, celular e computador. E pode ficar tranquilo, você não perderá nada fazendo isso. Pelo contrário, de forma intuitiva irá se adaptar aos termos do vocabulário inglês. 

  1. Defina seus objetivos

A gente sabe que motivos não faltam para aprender inglês, não é verdade? Mas qual é o seu? Ter seu objetivo bem definido é o que guiará você em busca da fluência em inglês. Você pode querer estudar fora do país, fazer turismo ou quer apenas expandir seus conhecimentos.

No entanto, seus objetivos são muito importantes. A partir deles, você delimita estratégias e pode direcionar os seus estudos. Se o que você pretende é aprender inglês para atuar com negócios, por exemplo, estudos em business english podem ser o mais adequado.  

  1. Planeje seus estudos

Um bom planejamento garante a você regularidade e o controle da sua evolução. Por isso, estar bem organizado é fundamental. No seu planejamento, você deve incluir as metodologias de estudos que irá explorar, bem como os prazos para cumprir suas metas.

Você pode condensar essas informações em um cronograma, por exemplo. Contudo, não deixe de avaliar seu planejamento semanalmente. Reflita se você está seguindo suas metas, se a frequência de estudos está sendo adequada e qual o grau de dificuldade. Às vezes, as coisas podem não sair como esperamos e reordená-las sem perder o foco é crucial. 

  1. Cursos de idiomas

Com a ajuda de um cursinho de idiomas, você tem toda a estrutura para desenvolver suas habilidades. As escolas de inglês possuem ensino especializado, partindo do seu atual nível de inglês. Ao fazer um curso, você tem a possibilidade de interagir com colegas, professores e acessar materiais didáticos pensados para o ensino.

Além disso, você é estimulado o tempo inteiro a praticar o seu inglês através de salas de conversação e contatos com pessoas fluentes. Na Carnegie Brasil, por exemplo, você encontra tudo isso e ainda pode estudar direto da sua casa. Interessante, não?

  1. Comunique-se em inglês

Assim como em qualquer outro conhecimento, quanto mais você pratica e reforça o que está estudando, mais você dominará. Portanto, é muito importante que você solte a voz e comunique-se em inglês. A comunicação pode ser tanto escrita como verbal.

Na internet, você encontra diversas plataformas que permitem que você treine seu idioma conversando com pessoas que possuem o inglês como língua nativa. Uma experiência de muito aprendizado e que pode ser muito divertida, além de você conhecer pessoas novas. 

  1. Abandone a timidez

Independentemente se você está fazendo um cursinho, praticando na internet ou estudando sozinho, abandonar a timidez é um passo importante. Você não precisa sair sabendo tudo sobre a língua inglesa, e seus erros ajudarão você a evoluir. 

À medida que o tempo passa, você vai adquirindo cada vez mais confiança. Portanto, permita-se errar. Pode acreditar, isso está longe de ser um problema. 

  1. Divirta-se aprendendo

E se você transformasse suas horas de lazer em momentos de aprendizado? Boa parte das produções culturais de sucesso são feitas na língua inglesa. Isso inclui filmes, séries, podcasts, músicas, literatura e até o seu youtuber favorito.

Ao assistir filmes legendados em inglês, você desperta sua atenção para identificar formas de pronúncias e, de quebra, também aprimora sua audição. O mesmo pode ser feito com o músico estrangeiro que não sai dos seus fones. Ative a letra da música, cante junto e procure saber o que significa cada verso.

É plenamente possível alinhar diversão com aprendizagem. Você aprimora suas habilidades enquanto faz o que gosta. 😊Por fim, estas foram as dicas da Voomp para você decolar nos estudos e ficar fluente em inglês . Somos entusiasmados com novos aprendizados e ficamos felizes de ter você aqui com a gente. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.