InícioIdiomasConheça os melhores podcasts para aprender inglês

Conheça os melhores podcasts para aprender inglês

Nos últimos anos, os podcasts conquistaram de vez o gosto de internautas curiosos e interessados por histórias, notícias, entrevistas e mais uma infinidade de temas. Com a popularização das plataformas de streaming, nunca foi tão fácil acessar conteúdos em áudio, que podem ser ouvidos em diversos momentos do seu dia a dia. 

Com opções para todos os públicos, os podcasts também acabaram se tornando queridinhos entre quem busca formas mais lúdicas de aprender uma segunda língua, especialmente o inglês. Afinal, existem diversas maneiras de buscar a fluência em um segundo idioma e aprender com seus conteúdos preferidos é ainda mais bacana, não é mesmo?

Para inspirar você a aprender inglês ouvindo podcasts, preparamos esse post com algumas dicas de bons programas. Acompanhe a leitura do post, coloque seus fones e dê play no seu aprendizado! 

Como ouvir podcast ajuda a obter fluência em inglês?

Ao pesquisar sobre dicas para aprender a falar inglês, é muito comum que entre ela esteja a audição de podcasts. Muito mais do que uma forma divertida e leve de aprender, você estimula diversas habilidades que contribuirão para sua fluência. 

Uma delas é o listening. Mesmo que existam podcasts transmitidos em vídeo, o conteúdo principal dos programas está no áudio. Desta forma, ao escutar um podcast em inglês, você treina principalmente a sua audição, reconhecendo pronúncias e contextos em que são utilizados alguns termos.

Consequentemente, ao desenvolver sua escuta em inglês, você também assimila fundamentos de speaking, que é a habilidade de falar. Realizar uma imersão na língua inglesa é uma das principais maneiras de aprender com naturalidade. Por isso, os podcasts são ótimas ferramentas!

Ah, e tudo bem se ainda é iniciante. Existem podcasts para diversos tipos de públicos e fluências. Se você tiver dificuldades, ainda pode ouvir em velocidade reduzida dependendo da plataforma, facilitando seu entendimento. Enfim, vamos ao que interessa. Confira os melhores podcasts para aprender inglês!  

Melhores podcasts para aprender inglês

6 minute English 

O que você consegue fazer em 6 minutos no seu dia? No podcast 6 minute English, você pode aprender inglês nesse pequeno tempo! Produzido pela BBC, o podcast possui uma proposta diferente, em que diversos assuntos do dia a dia são abordados em episódios de 6 minutos. Alguns temas que vai encontrar são: tecnologia, ciência, artes, saúde e esportes. 

Um ponto interessante do podcast é que cada episódio contém em sua descrição um pequeno glossário de termos utilizados no programa, além da transcrição completa dos 6 minutos de episódio, para que nenhum ouvinte fique com dúvidas ao interpretar o conteúdo. Interessante, não?

Espresso English

Outro podcast com episódios de curta duração, o Espresso English tem como objetivo contribuir para que seus ouvintes desenvolvam o domínio na língua inglesa, isso com poucos minutos de prática diária. Os episódios são voltados para ensinar questões gramaticais, de vocabulário, formas de pronunciar e quando usar cada termo. Ou seja, um bom podcast para quem está começando a estudar inglês. 

The English We Speak 

Com frequência semanal, o podcast The English We Speak, também produzido pela BBC, tem como público estudantes de inglês de nível intermediário. A dinâmica do podcast consiste em diálogos curtos entre duas pessoas sobre um determinado contexto. 

Uma das características mais interessantes é a utilização de gírias e termos populares entre nativos, apresentando aos estrangeiros em quais momentos empregar o vocabulário presente no podcast. Assim como o 6 Minute English, os episódios possuem a transcrição disponível. 

Voice of America

Se você deseja aprender inglês ficando por dentro do American Way of Life – ou seja, conhecendo a fundo o estilo de vida americano – esse podcast é perfeito. O programa é dividido em diversas categorias temáticas e possui indicações para diferentes níveis de fluência. 

Os assuntos são bastante diversos e, além de ajudar no aprendizado do inglês, fornece um bom apoio para que você domine conhecimentos gerais. Entre alguns temas, estão cultura, literatura, história dos Estados Unidos, ciência, tecnologia e fundamentos gramaticais.

Learning English Meditation

O podcast Learning English Meditation é uma ótima opção para pessoas que curtem estudar com uma boa trilha sonora para se concentrar. O programa é voltado para estimular as habilidades de listening através de pequenos episódios sobre gramática e pronúncia, de forma tranquila e desacelerada. Um podcast em que você pode relaxar e aprender ao mesmo tempo.

The Daily

O podcast The Daily é o programa diário de notícias produzido pelo jornal The New York Times. Os episódios buscam informar seus ouvintes sobre os temas do momento nos Estados Unidos e no mundo. Ou seja, você aprende inglês, fica bem informado e por dentro de como os nativos utilizam o idioma para tratar de assuntos recentes. 

Conte com a Voomp para aprender inglês! 

Você sabia que a plataforma Voomp possui em seu catálogo ótimos cursos de idiomas? Aqui, você encontra diversas opções de cursos oferecidos pela Carnegie BR, voltados para diferentes objetivos, níveis de fluência e faixa etária. Com a Carnegie, você estuda de forma online e aproveita o que há de mais sofisticado em termos de tecnologia e ensino de inglês. Não deixe de conferir!

Enfim, essas foram algumas dicas de podcasts que podem ajudar você rumo à fluência na língua inglesa. Escolha os temas que mais têm a ver com você e se divirta aprendendo. Com alguns minutos de escuta por dia, com certeza você irá desenvolver suas habilidades. 

Conte com a Voomp para expandir seus horizontes. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.