InícioIdiomasQual a duração média de um curso de inglês?

Qual a duração média de um curso de inglês?

O mercado de cursos de inglês é bastante diverso e oferece opções de cursos variados, de acordo com o objetivo de cada estudante. Por esta razão, a média de tempo de um curso de inglês depende de vários fatores.

Neste post, vamos falar sobre as durações dos cursos de idiomas, que tipos de cursos são mais rápidos e quais podem durar mais. Além disso, você confere algumas dicas para acelerar seu aprendizado em inglês. Acompanhe com a Voomp!

Qual a média de duração de um curso de inglês? 

Existem muitas formas de medir a duração de um curso de inglês. As durações podem ser avaliadas em extensão de tempo, ou seja, através do número de meses que são necessários para concluir. 

O número de meses de um curso pode variar de acordo com a frequência de aulas. Se você frequenta aulas de inglês 3 vezes por semana, consequentemente, a duração do seu curso será menor do que um idêntico cujo a frequência de aulas é uma vez por semana. 

Também podem ser medidos por módulos. Muitas escolas de idiomas dividem seus planos em módulos que contemplam diferentes níveis de fluência em inglês. Neste caso, cada módulo possui sua própria duração. Se você começa a estudar inglês do nível básico, é possível que a duração do curso até atingir a fluência seja mais longa.

Acredita-se que são necessárias cerca de 200 horas de aula para que o aluno avance para o próximo nível. Por isso, o seu nível de inglês atual é bastante importante e pode determinar quanto tempo de curso de inglês você deverá fazer para atingir a fluência. 

Conheça os níveis de fluência em inglês

Os diferentes níveis de inglês são convenções utilizadas internacionalmente para classificar o domínio de inglês das pessoas. Para determinar o nível de fluência podem ser realizados diversos testes. Tanto avaliações elaboradas por escolas de idiomas como testes de proficiência, que servem como forma de ingresso em universidades do exterior. 

Conheça os níveis de fluência em inglês! 

Iniciante

São classificados como iniciantes aqueles que possuem pouca ou quase nenhuma experiência com a língua inglesa. No nível mais básico, chamado de A1, estão as pessoas que conhecem poucas palavras do vocabulário inglês, identificam alguns termos apenas e de forma pausada.  

Já o nível A2 é reservado a quem consegue formular algumas perguntas, construir pequenas frases, porém ainda apresenta dificuldades para estabelecer uma comunicação mais fluida. No nível de inglês iniciante, o caminho até a fluência é mais longo. Neste caso, se o seu objetivo é falar inglês, podem ser necessários alguns anos no curso de inglês

Intermediário

Neste nível, encontram-se pessoas com maior grau de compreensão da língua inglesa, ainda que não desenvolvam a conversação de maneira fluente. No entanto, no nível intermediário já é possível ter um entendimento sobre frases relacionadas ao dia a dia, com um vocabulário um tanto mais diversificado.

As classificações do nível intermediário são conhecidas como B1 e B2. No nível B2, o inglês já começa a fluir com maior naturalidade. Como neste nível você já tem algumas experiências, o tempo de curso de inglês necessário para a fluência já é um tempo médio, entre 1 a 2 anos

Avançado

No nível avançado, o aluno já consegue se comunicar com facilidade e espontaneidade. Na prática, isso significa que você começa a pensar em inglês, ao invés de procurar traduzir termos e expressões. No nível avançado, o vocabulário é bastante diverso.

Embora pareça desnecessário realizar um curso de inglês quando você já adquiriu fluência, existem cursos que podem ajudar bastante em diversos segmentos da vida. Assim como ocorre em qualquer língua, sempre é possível aprender um pouco mais.

Desta forma, mesmo adquirindo a fluência, você pode fazer cursos rápidos e que duram até 1 semestre. São cursos voltados a testes de proficiência ou então voltados à carreira profissional. Aprender inglês aplicado a situações pode ser um ótimo reforço e uma garantia de que você irá mandar bem na comunicação.

Vale a pena fazer um curso de inglês?

Sem dúvidas, aprender inglês é uma das principais demandas de quem deseja alavancar a carreira, viver novas experiências e expandir seus horizontes. Dada a importância que a língua tem internacionalmente, aprender inglês é sempre uma ótima escolha.

Na Carnegie Brasil, você pode fazer cursos de inglês tanto de curta duração, voltados para finalidades específicas, como cursos extensivos, com duração semestral. É importante que você tenha em mente os seus objetivos ao aprender inglês, assim você identifica qual curso combina mais com você. 

Os cursos da Carnegie propõem uma verdadeira revolução na forma de aprender. Com metodologias de ensino desenvolvidas por especialistas nos Estados Unidos e no Reino Unido, você desfruta de tecnologias de ponta para o ensino de inglês. 

Após a conclusão do curso, você ainda recebe um certificado comprovando sua aprovação. Ou seja, fazer um curso de inglês pode servir para você se destacar no mercado de trabalho! 

Como aprender inglês mais rápido?

Não existe fórmula mágica para aprender inglês em apenas um dia. Contudo, em alguns casos, a necessidade de aprender inglês se torna mais urgente, seja por um compromisso internacional ou uma viagem. Neste caso, você pode optar por cursos de inglês intensivos, que ofereçam maior frequência de aulas durante a semana. 

Além disso, manter uma frequência de estudos ajuda bastante. Praticar com regularidade, exercitar a conversação e consumir conteúdos em inglês são estratégias que podem aumentar sua velocidade de aprendizado e reduzir o tempo para atingir a fluência. E aí, curtiu nosso conteúdo? Fique ligado aqui na Voomp para saber tudo sobre cursos de inglês! Conte conosco na sua (r)evolução pessoal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.