InícioCursos LivresInvestimentosAções: qual a melhor forma de investir?

Ações: qual a melhor forma de investir?

Provavelmente você já ouviu falar sobre “mercado em alta”, “bolsa em queda” ou “valorização de uma empresa X”. As movimentações financeiras constantemente estão na mídia e representam uma parte muito importante da economia.

Aqui na Voomp, você irá descobrir o que são ações, quais as possibilidades de investimento e as melhores dicas. Acompanhe!

Você sabe o que são ações?

Ações são pequenas parcelas do capital de uma empresa e representam uma oportunidade de investimento de renda variável. Isso significa que sua taxa de rendimento não é estabelecida previamente, podendo oscilar positivamente ou negativamente. Esta variação pode estar associada a motivos externos à empresa, como o cenário macroeconômico, ou interno, ligado à troca de gestão, iniciativas ou decisões.

Como as ações apresentam essa volatilidade, são consideradas investimento de maior risco, porém, com maior possibilidade de render ganhos a médio e longo prazo. 

Normalmente, o capital das companhias é dividido em diversas partes. Boa parte delas pertence aos empreendedores do negócio e a outra parte aos sócios. Em alguns casos, as empresas realizam a abertura de capital, permitindo que indivíduos adquiram ações, tornando-se acionistas. A compra desses papéis ocorre na bolsa de valores.

Na bolsa de valores, as ações são representadas por códigos de 4 letras e 1 número, conhecidos como “tickers”. Muito mais do que um nome ou uma abreviação, elas representam significados. Se o número final for 3, por exemplo, isso quer dizer que, ao adquirir a ação de determinada empresa, você tem direito a voto em suas assembleias. Se o final for 4, é sinal de que você possui preferência no recebimento de dividendos.

Através da venda de ações, as companhias visualizam a oportunidade de captar recursos e financiar projetos de forma prática e rentável. Afinal, a principal despesa das empresas é distribuir lucros entre os acionistas de acordo com seu rendimento, evitando assim contrair dívidas. 

Como obter retorno investindo em ações?

As ações podem gerar renda de diversas formas. Com um bom investimento, você consegue conciliar mais de uma maneira de obter retornos interessantes. Confira algumas das possibilidades que você pode explorar através das ações!

Dividendos

Dividendos representam a parte do lucro distribuído entre os acionistas. Embora não haja uma porcentagem padrão em todas as companhias, é comum que a maioria delas ofereça 25% dos seus lucros para serem distribuídos.  

Atualmente, os dividendos são ativos livres de impostos. Os tributos incidem apenas sobre a venda de papéis que tenham gerado lucro. No entanto, se o valor for menor do que RS 20.000, você ainda fica isento. 

Juros sobre capital próprio

Juros sobre capital próprio funcionam de uma forma semelhante aos dividendos. Também funcionam a partir da distribuição de lucros da empresa, com porcentagem estabelecida em estatuto. Desta forma, a principal diferença é tributária

Enquanto nos dividendos o investidor recebe seus ganhos livres de impostos, no juros sobre capital próprio as empresas reduzem sua carga tributária e podem distribuir valores maiores. Esses valores, no entanto, são tributados pelos investidores.

Direitos de subscrição

Isso ocorre quando uma companhia decide disponibilizar mais ações na bolsa de valores e você já é um acionista. Estando nesta condição, você tem o direito de adquirir ações com preferência, podendo comprá-las por um preço abaixo do valor de mercado. 

Neste caso, você tem um bom potencial de retorno, considerando que o valor das ações adquiridas pode subir ao longo do tempo.

Valorização das ações

Neste caso, você lida com a tradicional lei de oferta e demanda. Aqui não há muito segredo. Você lucra à medida que consegue adquirir ações por preços baixos e vendê-las quando estão valorizadas

Prepare-se antes de investir nas ações

Antes de aportar suas finanças em aplicações na bolsa de valores, é preciso se preparar bem, conhecer o funcionamento do mercado, das corretoras e planejar como você chegará no seu objetivo.

É importante que você estime quanto irá investir, quais são as suas intenções, prazos e metas de rendimentos. Como se trata de um mercado que oscila, às vezes você pode ser surpreendido e não obter seus ganhos dentro do tempo previsto. No entanto, é bom considerar esse tipo de situação antes de fazer sua aplicação. 

Desta maneira, uma boa estudada no mercado de ações e na bolsa de valores é recomendado. A partir do conhecimento adquirido, você irá traçar as estratégias mais adequadas e escolher de que forma pretende ganhar dinheiro com as ações.

Na Xpeed School, você pode contar com ajuda de especialistas na área dos investimentos. Você acessa materiais, vídeos, ebooks e fica por dentro de tudo sobre ações, dividendos, impostos e análises de mercado. 

Dicas para investir em ações

Ajuste sua vida financeira

Investimentos em renda variável como ações costumam apresentar melhores resultados a médio e longo prazo. Ou seja, é preciso dar tempo e não retirar seus investimentos na hora errada. 

Se você pretende investir, é interessante que tenha uma boa saúde financeira e não conte com o dinheiro aplicado. Certifique-se de que não precisará pagar contas ou que será surpreendido com suas finanças pessoais. Neste caso, montar uma reserva de emergência é o mais indicado.

Evite papéis com pouca liquidez

Se você pretende obter ganhos com a compra e venda de ações, é importante que você adquira papéis que poderão ser vendidos com maior facilidade no futuro. Você pode identificar a liquidez das ações através do quanto elas movimentam diariamente na bolsa de valores. 

Apesar de serem mais baratas em média, ações de pouca liquidez podem representar dificuldade na hora de você vender seus papéis.

Invista em empresas com perfis distintos

Existem momentos em que os acontecimentos mexem com o mercado de uma forma geral. Alguns setores passam a ficar valorizados e outros despencam de valor. Por esta razão, é indicado que você não concentre seus investimentos em ações de apenas um ramo.

Investir em companhias de áreas de atuação distintas pode garantir maior segurança. Você pode aplicar seu patrimônio em grupos de educação, companhias aéreas, empresas de tecnologia, enfim, existem diversas opções.
Agora você já pode começar a dar seus primeiros passos rumo ao sucesso financeiro! Siga acompanhando o conteúdo da Voomp para acessar mais dicas sobre o mundo dos investimentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.