InícioGraduaçãoGestão FinanceiraO que é mineração de criptomoedas? Saiba como funciona

O que é mineração de criptomoedas? Saiba como funciona

Criadas em 2008, as criptomoedas cresceram de forma significativa ao longo dos anos e tornaram-se uma opção de investimento para quem realiza aplicações. Além da grande valorização que obtiveram com o tempo, as moedas digitais deram uma nova cara à economia do planeta. 

Para quem está chegando agora e deseja ficar por dentro do assunto, entender como funcionam as criptomoedas pode não ser tão fácil no início. Afinal, como ‘atua’ uma moeda que não é impressa? Como obtê-la e como gerenciar os ativos? Muitas dúvidas podem surgir neste momento.

No entanto, fique tranquilo! Aos poucos, você vai aprendendo como tudo funciona. Neste post, a gente compartilha o que é mineração de criptomoedas e de que forma isso ocorre. Vamos aprender juntos! 

Mineração de criptomoedas: o que é?

Mineração não é uma palavra estranha para a maioria das pessoas, não é mesmo? Afinal, a mineração tradicional está presente na sociedade há séculos e consiste em garimpar materiais valiosos no solo. Além da atividade econômica, a mineração também é comum por estar presente em games populares como Minecraft

Assim, o conceito de mineração não é tão difícil de entender. No entanto, de que forma isso ocorre com as moedas digitais? Não, você não precisa fazer escavações online ou quebrar blocos virtuais para encontrar moedas. No sistema Blockchain, isso ocorre de outra forma, embora a lógica seja semelhante.

De forma resumida, minerar criptomoedas é uma forma de adquiri-las sem a necessidade de comprar de outra pessoa. Ou seja, quando você gera um novo bitcoin ou qualquer outra moeda. Isso ocorre a partir de um complexo trabalho com computadores, que buscam solucionar problemas e, como recompensa, são geradas novas criptomoedas.

A mineração pode ser feita por pessoas de qualquer lugar do mundo, no entanto, são recompensados aqueles que resolvem o problema primeiro. Pela complexidade da busca e por “achar” uma nova moeda, a utilização do termo mineração funciona bem para explicar essa dinâmica. Antes de explicarmos como é esse processo, saiba como funciona o sistema Blockchain.

Blockchain: saiba como funciona

O sistema Blockchain foi criado junto com as primeiras criptomoedas e é a partir de seu funcionamento que o crescimento das moedas acabou sendo bem-sucedido. No Blockchain, todas as transações envolvendo bitcoins são registradas e reconhecidas por toda a comunidade, afinal, o sistema é aberto ao público e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. 

Nesse banco de dados, os registros carregam consigo dados como quem está fazendo uma transferência, para quem, qual o valor, a data e a hora exatas. Por ser aberto ao público, as transações realizadas no Blockchain dificultam ações de fraudes e transações financeiras ilegais, uma vez que isso pode ser identificado com certa facilidade. 

Uma vez que a transação de criptomoedas é feita e reconhecida por todos, ela fica registrada no sistema para sempre. No entanto, diferente de uma transação tradicional realizada em bancos, não há a existência de um órgão ou instituição reguladora. 

Afinal, como funciona a mineração de criptomoedas?

Validar as informações provenientes do sistema blockchain não é uma tarefa fácil. Trata-se de um trabalho complexo, que demanda equipamentos avançados e utiliza bastante energia para que os programadores resolvam os problemas matemáticos e realizem a autenticação das transações.

Tudo começa com as transações. Cada uma, quando realizada, é criptografada e recebe uma identificação, conhecida como hash. Em um intervalo de dez minutos, todas as transações são inseridas dentro de um bloco, que deverá receber um hash próprio. E aqui está o grande desafio de quem busca minerar criptomoedas. 

Como mencionamos, a geração de novas bitcoins depende da velocidade com que alguém consegue resolver um problema matemático. Na prática, isso funciona com diversos computadores testando números até que consiga acertar o código que valida o bloco com as transações, estando associado ao bloco anteriormente gerado. É justamente daí que vem o nome do sistema, que une as palavras bloco e corrente.

Vale observar que criptomoedas não são infinitas, o que causaria a sua desvalorização. Pelo contrário, assim como elementos preciosos minerados na natureza, as moedas digitais possuem um limite, o que faz da mineração uma verdadeira corrida em busca do chamado ouro digital.

Como minerar criptomoedas?

Quando o Blockchain e as criptomoedas surgiram, era comum que as pessoas fizessem a mineração das moedas digitais a partir de casa, com uma estrutura de tecnologia relativamente simples. No entanto, com o passar do tempo esse processo foi ficando cada vez mais complexo.

Quanto mais criptomoedas são geradas, mais difíceis são os cálculos e as operações que os computadores devem fazer para obter sucesso na mineração. Por isso, atualmente a busca por criptomoedas tem sido feita em máquinas com grande capacidade de processamento e muitas vezes interligadas, o que gera gastos, tanto com os equipamentos, como com energia

Por isso, uma das alternativas encontradas nos últimos anos foi a construção de fazendas de mineração, espaços onde máquinas trabalham realizando cálculos simultaneamente e onde as taxas de energia elétrica são mais baratas. 

Seja um Voomper e prepare-se para entrar no mercado de criptomoedas!

A gente espera que esse post possa ter ajudado você a conhecer um pouco melhor como funciona a mineração de criptomoedas e o sistema Blockchain. No entanto, se você deseja se aprofundar nesse assunto e transformá-lo em uma opção profissional, nada melhor do que investir na sua formação

Aqui na plataforma Voomp, o curso de tecnologia em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital oferece uma formação completa, abordando os principais conceitos e fundamentos práticos deste mercado, que segue em crescimento.

Dê um Voomp no seu futuro e conte com a gente. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.