InícioCursos LivresDireitoQuais os melhores Vade Mecum para usar na prova da OAB?

Quais os melhores Vade Mecum para usar na prova da OAB?

Muitos candidatos ao Exame de Ordem da OAB possuem a mesma dúvida: qual o melhor Vade Mecum para usar durante a prova? Afinal, o mercado editorial está recheado de opções, com materiais de diferentes tamanhos, recursos e áreas temáticas do Direito

Contudo, existem alguns fatores que você pode priorizar na hora de escolher o seu Vade Mecum, pensando no aperfeiçoamento dos seus estudos e na praticidade durante a realização da prova

Neste post, vamos compartilhar algumas dicas para você escolher o seu Vade Mecum e ficar um passo mais próximo da sua aprovação no Exame de Ordem. Vamos conferir? 

Vade Mecum: o que considerar na hora de escolher?

O Vade Mecum é o principal companheiro de todas as pessoas que se dedicam à área jurídica. Desde o início da faculdade de Direito até a atuação profissional, o livro é a grande fonte de consulta para conferir textos como leis, princípios constitucionais e códigos do Estado brasileiro. 

Atualização

A atualização do seu Vade Mecum é um fator imprescindível. Afinal, para que ele possa ser útil, é preciso que ele esteja em sincronia com a legislação vigente no país. Como sabemos, leis costumam ser criadas e modificadas com certa frequência, o que pode deixar seu material defasado se ele for muito antigo.

Por isso, uma das principais dicas é escolher a edição do ano corrente do Vade Mecum, sempre observando a data em que a publicação foi editada. 

Manuseio prático

Quando falamos de Vade Mecum, estamos tratando de um material bastante extenso, que com frequência ultrapassa o número de 2 mil páginas. Afinal, versões completas possuem leis de todos os segmentos jurídicos, o que gera um conteúdo longo e muito denso.

E claro, quando estudamos ou realizamos o Exame de Ordem, o que procuramos é praticidade e facilidade para encontrar os conteúdos que precisamos. Neste sentido, algumas edições trabalham com recursos para colaborar com a sua consulta, como a utilização de diferentes cores.

Além disso, um material com bom projeto gráfico pode ajudar a tornar a leitura mais agradável. Por isso, a dica é que você confira diferentes opções e avalie elementos como tamanho e tipo de fonte e diagramação dos textos

Custo-benefício

Como mencionamos no início desta leitura, o mercado editorial está repleto de opções diferentes de Vade Mecuns. Consequentemente, é possível encontrar materiais que variam em questão de qualidade e, sobretudo, de preço.

Além de adquirir um Vade Mecum atualizado e que facilite a sua consulta, outros detalhes também podem ser levados em consideração para avaliar o melhor custo-benefício. Peso do livro e recursos de acesso online são diferenciais que podem fazer com que seu investimento realmente valha a pena. 

Como utilizar o Vade Mecum durante a prova da OAB?

Muita gente não sabe, mas a OAB autoriza que os candidatos consultem o seu Vade Mecum durante a realização da segunda fase da prova, que consiste na elaboração da peça prático-profissional. Desta forma, saber como utilizar o Vade Mecum é extremamente importante para que você realize uma prova tranquila.

Outra questão estratégica é que você pode fazer marcações no seu material de consulta, o que permite que os candidatos possam localizar legislações com maior facilidade, evitando que a busca tome muito tempo da prova. 

Contudo, é importante salientar que somente alguns tipos de marcações são autorizadas pela OAB. Destacar textos, sublinhar e colorir estão entre as ações permitidas, além de dividir páginas com clips ou divisórias.

Além disso, os candidatos também podem anotar remissões em seu Vade Mecum. Ou seja, você pode fazer associações entre duas seções do livro que tratam sobre o mesmo tema.

O que não pode ter no Vade Mecum no dia do Exame da OAB?

Personalizar o seu Vade Mecum é bastante útil, contudo, é preciso estar ciente das normas e atentar para as marcações que não são autorizadas pela OAB. Em geral, qualquer tipo de marcação que possua informações extras não é permitida. Portanto, não é possível anexar outros materiais, textos escritos à mão, folhas em branco ou post-its. 

Aliás, edições comentadas do Vade Mecum não são permitidas. Embora ajude bastante durante os estudos, o livro a ser utilizado na prova deve conter apenas a legislação seca, por isso, a importância de adquirir um bom material.

Por fim, vale reforçar que não é permitido estruturar a sua peça prático-profissional a partir das remissões realizadas. Então, atenção redobrada para não ter problemas durante a realização da sua prova. 

Afinal, quais são os melhores Vade Mecum para a prova?

Levando em consideração os fatores que listamos neste post, como custo-benefício, material atualizado e facilidade de consulta, listamos alguns dos melhores Vade Mecum para que você se prepare para o Exame e possa fazer uma boa prova. Confira!

  • Vade Mecum Saraiva – Tradicional
  • Vade Mecum Acadêmico de Direito Rideel
  • Vade Mecum Saraiva – OAB e Graduação
  • Vade Mecum – Equipe RT

Embora a OAB autorize somente a utilização de materiais físicos durante a prova, a Voomp também indica a utilização do Vade Mecum Digital Saraiva durante a sua preparação. Além de contar com a qualidade reconhecida da editora, a versão digital permite que você se familiarize com o Vade Mecum e possa se manter atualizado para o Exame de Ordem. 

Através do Vade Mecum Digital Saraiva, você acessa as legislações na hora que quiser e onde estiver, sendo a praticidade uma das principais qualidades. E claro, o material também conta com índices multifuncionais e que permitem a consulta de conteúdos com toda agilidade. 

Enfim, agora você já sabe o que considerar para escolher o melhor Vade Mecum, então só falta dar o próximo passo na carreira. Bons estudos e até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.