InícioGraduaçãoGestão FinanceiraConheça a faculdade de Gestão Financeira

Conheça a faculdade de Gestão Financeira

Dentro de uma organização, é fundamental que diversos setores estejam com a saúde em dia para que o todo funcione da melhor maneira possível. Não é à toa que existem diversos tipos de gestão: de pessoas, de patrimônio, de projetos. Podemos citar também a gestão financeira, e é sobre ela que trataremos hoje. 

Neste post, vamos compartilhar com você como é a faculdade que prepara os profissionais para atuarem com a gestão de finanças em diversos tipos de instituições. Acompanhe a leitura e descubra como é a faculdade de Gestão Financeira!

Como é a faculdade de Gestão Financeira?

O curso de Gestão Financeira é considerado um Curso Superior de Tecnologia (CST). Mas afinal, o que isso significa? Significa que o curso equivale a uma graduação de nível superior, porém, realizada em tempo reduzido e focada nos conhecimentos práticos da rotina profissional, sem muito foco na pesquisa acadêmica. 

O profissional tecnólogo em gestão financeira, ao longo de sua formação, irá desenvolver práticas de planejamento e controle de recursos financeiros. Em suma, ele se prepara para cuidar da saúde financeira de uma organização, especialmente de empresas

Desta forma, o curso oferece uma visão ampla sobre diversos temas que contribuem para um melhor entendimento financeiro, como contabilidade, gestão de projetos e economia. Ao longo do curso e da carreira, o tecnólogo irá trabalhar com números e contas. Desta forma, é importante que o aluno tenha afinidade com temas como matemática e empreendedorismo.

Após concluir a graduação, o aluno pode optar por fazer cursos de pós-graduação na área de finanças, como cursos de MBA e especializações. Vale destacar que a área dos negócios, finanças e comércio é recheada de cursos de pós-graduação, onde o aluno pode se aprofundar em algum tema de sua preferência. 

Como funciona o curso de Gestão Financeira a distância?

Uma das vantagens do curso de Gestão Financeira a distância é que você não precisa sair de casa para estudar. Embora a modalidade se torne cada dia mais popular, ainda existem muitas dúvidas sobre como funcionam os cursos a distância. 

Na faculdade de Gestão Financeira EAD você cursa exatamente as mesmas matérias da grade do curso presencial. No entanto, a grande diferença é que você faz isso de forma online, sem a necessidade de estar presente na instituição de ensino.

É justamente essa característica que tem despertado o interesse de muitos alunos que procuram graduações com maior autonomia e flexibilidade. Nem sempre conciliar estudos com rotina de trabalho e compromissos é uma tarefa fácil. No curso EAD, você pode manejar seus horários e incluir os estudos na sua rotina!

Confira os cursos de Gestão Financeira EAD disponíveis na Voomp!

O que é estudado no curso de Gestão Financeira?

O curso de Gestão Financeira é dividido em duas etapas. Na primeira, conhecida como ciclo de formação básica, os alunos estudam matérias básicas que garantirão o entendimento de assuntos mais complexos ao longo do curso. Aqui, destacam-se temas como ética e cidadania, contabilidade, empreendedorismo e matemática financeira.

Após as matérias básicas, os alunos são apresentados para o ciclo de formação específica. Nesta categoria, estão as matérias de temas mais aplicados da Gestão Financeira. São estudos sobre temas econômicos como crédito, capital de giro, investimentos e fontes de financiamento.

Para que você possa visualizar, listamos algumas das principais matérias presentes na grade curricular do curso de Gestão Financeira:

  • Análise de Crédito, Cobrança e Risco
  • Análise de Custos
  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento
  • Auditoria e Controladoria
  • Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
  • Contabilidade
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Projetos
  • Legislação Social e Trabalhista
  • Matemática Financeira
  • Mercado de Capitais
  • Modelos de Gestão
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário
  • Planejamento Tributário

Quanto custa a faculdade de Gestão Financeira?

É comum que diversos fatores influenciem no valor de uma faculdade. Entre os principais, estão a modalidade de ensino, qualidade do corpo docente e da instituição. Frente a diversos preços no mercado, o ideal é sempre encontrar um equilíbrio entre qualidade e preços que caibam no seu orçamento.

Na modalidade presencial, a média de mensalidades da faculdade de Gestão Financeira é de R$ 270. Já nas modalidades semipresencial e EAD, o custo mensal é um pouco menor. Neste caso, a média de preços fica abaixo de R$ 200.

Essa diferença é explicada principalmente pela natureza dos cursos. No presencial, os alunos desfrutam da estrutura física da instituição, o que demanda maiores custos. Ao estudar de casa, esses custos não são inclusos na mensalidade, o que acaba tornando mais acessível.

Quantos anos dura a faculdade de Gestão Financeira?

Uma ótima notícia para quem deseja atuar com Gestão Financeira é que o curso não possui uma duração muito longa. A média de duração da faculdade é de dois anos, tempo em que o aluno irá cursar todas as matérias do currículo, além de realizar atividades complementares, estágio e o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ou seja, se você deseja obter um diploma de nível superior e, sem muita demora entrar no mercado de trabalho, o curso de Gestão Financeira pode ser uma ótima escolha.

Me formei em Gestão Financeira: onde posso atuar?

Uma boa notícia para quem se forma em Gestão Financeira é a diversidade de empresas em que pode atuar. Afinal, organizações de diferentes ramos devem zelar pela sua saúde financeira, desde empresas de serviços a empresas do setor industrial. 

Nas empresas, o profissional atuará em departamentos financeiros. Neste setor, cabe ao tecnólogo em Gestão Financeira realizar atividades orçamentárias, realizar análises de finanças, fontes de recursos e possíveis limitações financeiras. É desta forma que o profissional garante que as contas de uma organização sigam em dia e com liquidez que permita o crescimento da empresa.

Apesar de o foco ser bastante direcionado para o setor empresarial, o profissional também pode vir a atuar em instituições públicas, através de concurso, e também em organizações sociais, que também necessitam de controle financeiro. E você, tem preferência por algum segmento para atuar com finanças? Comece a sua graduação agora mesmo e expanda seus horizontes. Na Voomp, acreditamos no seu potencial! Obrigado por acompanhar nosso post até aqui e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.