InícioGraduaçãoCurso de Secretariado: veja como é a faculdade

Curso de Secretariado: veja como é a faculdade

O trabalho de secretariado é, sem dúvida, um dos mais conhecidos. Afinal, eles estão presentes em diversos tipos de organizações, empresas e instituições, sempre com missões bastante versáteis. No entanto, para desempenhar um bom papel na profissão, é preciso reunir uma série de conhecimentos e habilidades.

Neste post, a Voomp mostra para você como é o curso de Secretariado e como ele contribui para a formação de profissionais que em pouco tempo passam a atuar no mercado de trabalho. Confira! 

Como é o curso de Secretariado e para que serve?

O curso de Secretariado é um Curso Superior de Tecnologia (CST), ou seja, seu projeto pedagógico é voltado para a formação prático-profissional de seus alunos. Diferente do que ocorre em cursos de bacharelado, o curso de Secretariado não tem foco na pesquisa, mas nas habilidades mais rotineiras da profissão. 

De forma geral, o curso prepara seus alunos para exercer tarefas administrativas em diferentes tipos de organizações, especialmente no meio empresarial. Alguns dos principais assuntos abordados no curso de Secretariado são fundamentos de escrita, atendimento ao público, comunicação e conhecimento de ferramentas digitais.

O perfil indicado para o tecnólogo em Secretariado é de boa comunicação interpessoal, habilidade para trabalhar em equipe e bastante proatividade para organizar e gerenciar processos. Além disso, o profissional deve dominar recursos básicos de informática, além de fundamentos de português e matemática

Enfim, o curso de Secretariado serve para capacitar profissionais extremamente versáteis e com conhecimento para desempenhar diversas funções da rotina de trabalho de uma organização. Desde a recepção de clientes em uma empresa até a execução de tarefas mais complexas e aplicadas. 

Ensino a distância: como é o curso de Secretariado nesta modalidade?

Conciliar formação profissional com compromissos de trabalho e tarefas pessoais, nem sempre é algo fácil. É preciso organizar os horários, cumprir demandas e não deixar nada para trás. Neste sentido, as graduações EAD têm chamado bastante a atenção, por permitir que os alunos estudem com maior flexibilidade.

É assim que ocorre o curso de Secretariado EAD. Durante a graduação, os alunos estudam pela plataforma de ensino da sua instituição, onde estão disponíveis os conteúdos do curso. Ou seja, a formação ocorre com conectividade, de forma online

No curso de Secretariado EAD, a tecnologia é aliada na sua capacitação profissional. Com acesso à internet, você estuda como e de onde quiser. Você pode acessar as aulas por computadores, celulares ou tablets. Interessante, não? 

Se você procura por opções mais acessíveis e que permitam maior autonomia, recomendamos que você dê uma espiadinha nos cursos de Secretariado EAD aqui na Voomp!

O que se estuda no curso de Secretariado?

As matérias que compõem a grade curricular do curso de Secretariado visam fornecer aos alunos as habilidades mais esperadas pelo mercado, de modo que possam atender às expectativas esperadas. Entre as habilidades pessoais estudadas e abordadas no curso, estão fundamentos de redação, comunicação e gestão. 

Também fazem parte do rol de matérias do curso as práticas de secretariado, a rotina de trabalho, o perfil do profissional e suas responsabilidades. Ficou curioso para saber um pouco mais sobre as matérias? Confira a seguir algumas das matérias da grade curricular do curso de Secretariado na faculdade Unopar!

  • Comportamento Organizacional
  • Comunicação Integrada Organizacional
  • Fundamentos de Coaching e Mentoring
  • Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação
  • Gestão de Eventos
  • Inglês Instrumental para Secretariado
  • Modelos de Gestão
  • Práticas Secretariais
  • Redação Institucional
  • Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Quantos anos dura o curso de Secretariado?

Uma das características mais interessantes do curso de graduação tecnólogo é que rapidamente os alunos são formados e não precisam aguardar tanto tempo para se inserir no mercado. Desta forma, o curso de tecnologia em Secretariado tem duração entre três e quatro semestres, dependendo da instituição. Em faculdades como Unime e Anhanguera, a duração é de três semestres, ou seja, apenas um ano e meio.

Durante este período, os alunos devem integralizar as matérias obrigatórias do currículo e participar de atividades complementares, como palestras e congressos. De forma opcional, ainda é permitido que o aluno realize estágio.

Quanto custa o curso de Secretariado?

Os preços do curso de Secretariado podem variar de acordo com a instituição de ensino. No entanto, a boa notícia é que as mensalidades não costumam ser muito caras, especialmente na modalidade EAD. 

Em faculdades como Pitágoras e Unopar, as mensalidades ficam abaixo de R$ 200, e você ainda tem desconto no primeiro pagamento. Outro ponto interessante é que, como o curso não possui uma duração muito extensa, você não precisa arcar com tantas mensalidades.

Desta forma, mais do que um gasto, os custos com a graduação em Secretariado tornam-se um investimento, já que rapidamente você poderá estar atuando com sucesso no mercado de trabalho. 

Curso de Secretariado concluído: como é o mercado de trabalho nesta área?

Um dos pontos positivos da formação em Secretariado é que o profissional encontra oportunidades de atuação nos mais variados segmentos, como: clínicas, empresas, instituições públicas, enfim, são muitos os espaços que contam com serviços desempenhados por profissionais da área. 

Em trabalhos de assessoria, em atividades de gestão, organização ou em tarefas do dia a dia de uma rotina administrativa, o tecnólogo em Secretariado possui formação que permite garantir a qualidade dos processos e sua respectiva otimização, facilitando o trabalho de toda sua equipe. Normalmente, o profissional é responsável por gerenciar escritórios, informações, comunicação e atender demandas primárias.

Enfim, o mercado de trabalho para tecnólogos em Secretariado é bastante estável e não costuma sofrer muitas retrações, afinal, os profissionais são muito requisitados nas organizações, independente do segmento. E aí, o que você achou do curso e da profissão? Não perca tempo e invista na sua carreira profissional! Aqui na Voomp, somos aliados do seu crescimento. 

Acompanhe nossos conteúdos para conhecer mais sobre carreiras e faculdades. Até a próxima! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.