InícioGraduaçãoDesenvolvimentoCurso de Desenvolvimento Web: tudo sobre a faculdade

Curso de Desenvolvimento Web: tudo sobre a faculdade

Para você, o que um bom site ou aplicativo deve possuir? Uma interface atrativa, intuitiva e fácil de navegar? Carregamento rápido de páginas e boa resposta na hora de executar tarefas? Essas são algumas das tarefas das quais os profissionais desenvolvedores web solucionam diariamente. 

Também conhecidos como front-end, os profissionais desta formação são encarregados de desenvolver a parte gráfica de um projeto web e atribuir funções através de códigos. Ou seja, são eles que constroem a composição visual de portais para desktops, smartphones e painéis interativos. 

Neste post, a Voomp mostra para você como é a faculdade que prepara esses profissionais para atuarem no segmento da tecnologia. Saiba como é o curso de Desenvolvimento Web!

Desenvolvimento Web: como é o curso?

Com objetivo de qualificar profissionais para atuarem no mercado da tecnologia, o curso de Desenvolvimento Web é oferecido no formato de tecnólogo. Ou seja, a intenção é oferecer uma formação dinâmica, prática e que permita que os alunos rapidamente se insiram no mercado de trabalho.

No curso de Desenvolvimento Web são abordados fundamentos que permitem ao profissional construir projetos gráficos através de linguagens de programação. São projetos voltados à implementação de sites, aplicativos, sistemas de comunicação intranet e demais plataformas virtuais. 

Desta forma, o curso de Desenvolvimento Web proporciona o aprendizado sobre as diversas etapas de gerenciamento de um sistema web, como a sua concepção, análise, implementação, manutenção e aprimoramento. Nesta jornada, o graduando terá como principal tarefa a programação, e é por meio dela que boa parte do desenvolvimento web ocorre.

Enfim, a faculdade de Desenvolvimento Web exige bastante organização, concentração e raciocínio lógico de seus alunos. Se você deseja entrar nesta área, uma boa dica é investir no inglês, uma vez que boa parte do trabalho é feito neste idioma. 

Como é o curso de Desenvolvimento Web EAD?

Cada vez mais, os cursos de tecnologia têm conquistado espaço na modalidade de ensino a distância. Sem a necessidade de utilizar equipamentos ou laboratórios, a formação ocorre de maneira integral por meio do ensino online. Ou seja, você assiste às aulas através da internet!

A modalidade EAD permite que você estude Desenvolvimento Web direto de sua casa e com muita autonomia. Desta forma, tem a liberdade de escolher em quais horários estudar e consegue conciliar a rotina de formação com outros compromissos pessoais.

Além das aulas, você conta com a ajuda de tutores, realiza atividades avaliativas e ainda pode acessar diversos recursos, como por exemplo, bibliotecas virtuais disponibilizadas pela instituição de ensino. Ah, e vale a observação: as plataformas de ensino online contam com bastante serviço dos desenvolvedores web!

Quais são as matérias estudadas no curso de Desenvolvimento Web?

Se a programação é considerada a principal habilidade de um desenvolvedor, consequentemente, trata-se de um tema bastante abordado durante a graduação. Com o foco na web, o profissional aprende a programar especialmente em HTML, CCS e JavaScript.

Entre as soluções que o profissional aprende a desenvolver, estão sistemas de comércio eletrônico, sistemas de intranet, aplicativos mobile, sempre levando em conta conceitos de modulação e responsividade. Bancos de dados, servidores, arquitetura e segurança de computadores também são temas estudados pelos alunos do curso. 

A seguir, você confere algumas das principais matérias do curso de Desenvolvimento Web da faculdade Unopar!

● Linguagem de Programação

● Projeto de Software

● Análise e Modelagem de Sistemas

● Arquiteturas e Organização de Computadores

● Desenvolvimento Orientado ao Objeto

● Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados

● Redes de Computadores e Servidores Web

● Desenvolvimento de Sistemas E-commerce

● Desenvolvimento em JavaScript

● Segurança para Serviços Web

● Algoritmos e Programação Estruturada

● Lógica Computacional

● Modelagem Banco de Dados

● Tecnologias Web Service

Quanto custa a faculdade de Desenvolvimento Web?

O curso de Desenvolvimento Web não possui um valor fixo. Isso significa que, de acordo com diversos fatores, os valores podem sofrer alterações. Entre os principais, podemos citar a modalidade de ensino, a região em que está situada a instituição e as vantagens oferecidas.

No entanto, é plenamente possível encontrar um denominador comum entre qualidade, vantagens e preço que caiba no orçamento. Aqui na Voomp, você encontra diversos cursos de Desenvolvimento Web com mensalidades que custam menos de R$ 200.

Ou seja, você não precisa fazer gastos exagerados para se capacitar profissionalmente. Vale destacar que, como a faculdade possui uma duração relativamente curta, isso implica em menos tempo de mensalidades. Interessante, não?

Qual a duração do curso de Desenvolvimento Web?

A faculdade de Desenvolvimento Web tem duração de pouco mais de 2.000 horas. Esse tempo é distribuído ao longo de quatro semestres, ou seja, são necessários dois anos de curso para se tornar um desenvolvedor web, uma característica dos cursos do tipo tecnólogo. 

Muitas pessoas acreditam que cursos da área de tecnologia são mais longos, afinal, é preciso tempo para aprender a programar. No entanto, com esforço e dedicação, você percebe que é tempo suficiente para agregar bastante conhecimento! 

Onde desenvolvedores web podem atuar?

O trabalho de um desenvolvedor web é extremamente versátil, o que é uma boa notícia. Isso significa que ele possui vários tipos de tarefas que podem ser realizadas e, além disso, encontra oportunidades em diferentes espaços de trabalho. Entre elas, podemos mencionar empresas de tecnologia e inovação, desenvolvedoras de websites e agências de marketing digital.

Outro ponto interessante é que empresas de diversos portes têm demandado profissionais desenvolvedores web. Desde pequenos negócios, passando por instituições bancárias e chegando ao setor industrial, o repertório é bastante diverso. O ramo ainda oferece muitas oportunidades de trabalho remoto. Desta forma, você pode trabalhar diretamente de casa e ainda poupar algumas horas do trânsito, trabalhando com mais flexibilidade. 

Por fim, profissões relativamente recentes, como essa, costumam enfrentar um déficit de profissionais no mercado, o que os torna ainda mais valorizados. Que tal investir nessa carreira agora mesmo?

Continue acompanhando a Voomp para dar o seu próximo passo! Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.