InícioPós-graduaçãoGestãoO que é coolhunting?

O que é coolhunting?

Você já ouviu falar no termo coolhunting? Se ainda não conhece, temos uma boa notícia: está no lugar certo para descobrir um pouco mais sobre esse conceito que tem ganho cada vez mais espaço no mercado.

Acompanhe a leitura e descubra o que é o coolhunting, quais são suas atribuições e como se capacitar para atuar nessa área! 

O que é coolhunting?

Coolhunting é uma expressão inglesa que, em livre tradução, significa uma “boa caçada”. Mas afinal, o que isso quer dizer? Na prática, o coolhunting é a metodologia que busca captar as tendências de consumo e comportamento na sociedade. Ou seja, trata-se de um segmento que busca perceber as mudanças e transformá-las em estratégias de mercado. 

Mas fique tranquilo, coolhunting não tem nada a ver com futurologia. Pelo contrário, os profissionais da área buscam fazer suas análises amparados em uma série de observações e com um olhar clínico sobre as novas tendências. Senso crítico e uma boa percepção são habilidades essenciais de quem atua nesta área.

De forma geral, o coolhunting não é exclusivo a um nicho de mercado. Ele pode ser aplicado nos mais diversos segmentos. Cultura, tecnologia, moda, alimentação, comportamento e estética são alguns exemplos sobre os quais os coolhunters podem direcionar sua atuação.

Sendo assim, o coolhunting cumpre um papel muito importante para a tomada de decisão em uma organização. É ele que irá fornecer conteúdo e informação para que diversos profissionais tenham insights e consigam oferecer novos serviços e produtos verdadeiramente inovadores e que atendam às novas demandas

Como atuar na área de coolhunting?

Atualmente, diversos profissionais são certeiros ao afirmar que as coisas mudam cada vez mais rapidamente. O desenvolvimento da tecnologia, o acesso à informação e a busca por inovação são alguns dos fatores que contribuem para essa velocidade acelerada dos novos padrões de consumo e comportamento. Desta forma, como se preparar para estar atento a essas transformações?

Obviamente, o perfil pessoal faz parte da qualificação. Curiosidade, inquietação, proatividade e olhar crítico para os fenômenos sociais contribuem bastante para uma boa atuação. Contudo, o mercado tem se mostrado cada vez mais exigente quanto ao currículo dos profissionais. Neste cenário, uma boa formação pode fazer toda a diferença.

Como não existe curso de graduação em coolhunting, uma boa opção é investir em uma especialização. Situado nas áreas de Inovação, Negócios e Marketing, a pós-graduação em Coolhunting colabora com a construção de uma ótima bagagem de conhecimentos para que o profissional realize pesquisas de tendências de mercado.

Na Ampli, instituição que possui nota máxima no MEC, você pode realizar a especialização em Coolhunting de forma online e se credenciar de vez para atuar nesta área. Nem precisa mencionar o quanto uma pós-graduação é valorizada na hora de concorrer a uma vaga, não é mesmo?

Como é o curso de coolhunting?

O curso de coolhunting, por ser uma especialização, pode ser realizado em um curto espaço de tempo. Ou seja, a proposta é justamente fornecer capacitação profissional para pessoas que já tenham familiaridade ou formação no segmento mercadológico.

Através dos conteúdos abordados na pós-graduação, os alunos desenvolvem habilidades analíticas sobre o mundo dos negócios. É onde irão identificar possibilidades de aperfeiçoamento de serviços e produtos, levando em consideração as abordagens sociais, comportamentais e psicológicas dos consumidores. 

O curso também oferece uma visão privilegiada sobre o espaço digital. Afinal, trata-se de um espaço onde as novas tendências se manifestam rapidamente. Desta forma, o profissional aprende a interpretar informações e sinais através de ferramentas tecnológicas.

O que se estuda no curso de coolhunting?

Para que você conheça um pouco melhor a especialização em coolhunting, listamos os assuntos que fazem parte da grade curricular do curso Coolhunting – Pesquisa de Tendências e Inovações, oferecido pela Ampli. Confira!

  • Marketing de Produtos e Serviços
  • Comportamento do Consumidor
  • Análise Mercadológica e Comportamento do Consumidor
  • Análise e Tendência de Mercado
  • Marketing Digital
  • Gestão da Inovação
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Projetos para Marketing Digital
  • Planejamento Estratégico e Formulação da Estratégia

Quem pode fazer o curso de coolhunting?

Para se especializar em coolhunting é preciso ter um curso de nível superior concluído. Essa é uma exigência que se aplica a todos os cursos de pós-graduação, independente da área. Na prática, qualquer pessoa com uma graduação concluída pode se especializar em Coolhunting.

Contudo, o curso é voltado especialmente para profissionais que atuam em empresas e ocupam posições estratégicas de planejamento. Seja na área financeira, na área da publicidade ou aprimorando serviços, olhar para o futuro é sempre uma opção interessante. Desta forma, o profissional contribui para garantir a viabilidade de um negócio e o seu sucesso em médio e longo prazo.

Qual a importância do coolhunting?

Em mercados concorridos, é muito comum que empresas e organizações busquem se antecipar e oferecer produtos e serviços inovadores aos seus consumidores. Essa iniciativa, quando bem sucedida, garante reconhecimento, visibilidade e crescimento. Contudo, para que esse processo tenha sucesso, uma boa análise prévia das tendências se faz necessária.

Com o coolhunting, as empresas passam a tomar decisões mais seguras em diversos setores. Marketing, finanças, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos são algumas das áreas que são impactadas positivamente com a implementação do coolhunting.

Ao possuir maior domínio e previsibilidade sobre o que está por vir, o risco de dar passos errados reduzem significativamente. É justamente essa antecipação que faz com que empresas de diversos segmentos consigam entregar serviços à altura das transformações da sociedade. Enfim, agora você já sabe o que é Coolhunting e como se preparar para atuar pesquisando tendências e inovações, tanto do mercado como da sociedade. Siga acompanhando nosso blog e continue expandindo seus horizontes, até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.