InícioDicasFormação acadêmicaFaculdades de 2 a 3 anos: conheça 10 cursos em alta no mercado de trabalho

Faculdades de 2 a 3 anos: conheça 10 cursos em alta no mercado de trabalho

Muitas pessoas fazem as faculdades de 2 a 3 anos. Por isso, no mercado de trabalho há o maior incentivo de mais tecnólogos. Dessa forma, muitas áreas aumentaram a criação de cursos de menor duração. Assim, a sua avaliação é em nível superior.

Você sabe o que são as faculdades de 2 a 3 anos?

Há pessoas que desistem de entrar no ensino superior por causa da longa duração. Esses cursos são ótimas opções para quem precisa se especializar mais rápido. Eles têm o mesmo nome, mas na modalidade de tecnólogo e possuem os mesmos direitos de bacharel.

O Ministério da Educação (MEC) elevou a categoria de cursos tecnólogos ao mesmo nível dos superiores. Por isso, tem os títulos semelhantes ao de bacharelado e licenciatura. Com isso, a sua validade é a mesma em todo o Brasil por meio de várias chances dentro do mercado.

Diferenças de tecnólogo e bacharelado

Por mais que as faculdades de curta duração tenham a mesma validade de bacharelado, possuem grandes diferenças. No segundo, a grade curricular é maior e há mais áreas complementares. Todavia, no primeiro há um aprendizado mais prático para o dia a dia.

O valor do investimento

Se for necessário investir em faculdades de 2 a 3 anos para ter um curso tecnólogo é preciso considerar sua curta duração. Isso permite ao aluno ganhar mais tempo ao estudar temas que mais interessam para se profissionalizar. Por fim, se torna uma ótima opção, pois:

  • Menor tempo
  • Possibilidade de estudar em casa
  • Vantagens financeiras
  • Flexibilização
  • Maior preparo

Como visto, investir nesse tempo traz muitas vantagens financeiras. Desse modo, o preparo será maior para ganhar mais competência, igual ao título do bacharel. Com isso, é possível realizar uma pós-graduação em um espaço de tempo menor.

Custo

O seu custo financeiro pode variar conforme a opção e o local. Afinal, a média dos cursos costumam ser de 50% a 70% menor que os de graduação. No entanto, é fundamental pesquisar mais sobre as instituições de ensino superior.

Como escolher as faculdades de 2 a 3 anos?

É essencial saber que nas faculdades de 2 a 3 anos a grade curricular é bem menor. Por isso, a instituição precisa se comprometer com a qualidade ensino para os seus alunos. Assim, vai ter uma melhor atuação dentro do mercado de trabalho. É importante observar:

  • Tradição
  • Corpo docente
  • Disciplinas
  • Suporte para o aluno
  • Flexibilidade de custo
  • Trajetória de formação

É importante saber que investir nos estudos é a melhor opção para evoluir dentro da sua carreira profissional. Pois, o diploma traz um grande conhecimento técnico, bem como melhora a prática para trabalhar com mais sucesso.

Escolha dos cursos

Uma das melhores formas de saber o curso ideal para você, é realizar um teste vocacional que ajuda a traçar uma carreira de sucesso. Afinal, é fundamental ter autoconhecimento para poder analisar com calma sobre as opções dentro do curso.

Quais são os 10 cursos que estão em alta?

O crescimento das faculdades de 2 a 3 anos ocorre em diversas áreas de estudo. É comum que os estudantes escolham uma menor duração para estudar, pois é uma boa opção para quem deseja se especializar mais rápido. Esses são os 10 cursos em alta:

  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Marketing
  • Logística
  • Gastronomia
  • Estética e cosmética
  • Comércio exterior
  • Design de interiores
  • Gestão de recursos humanos
  • Processos gerenciais
  • Gestão ambiental

Como visto, não são apenas cursos que oferecem uma especialização mais rápida, como são os que têm uma grande qualidade. Assim é possível se formar em qualquer área e ter uma formação de grau semelhante à faculdade.

Diploma

Os estudantes sempre ficam em dúvida sobre a validade de um diploma de ensino superior tecnólogo. Afinal, é igual ao de um curso tradicional, mas o tempo de duração é diferente. Nos dois cursos é preciso ser aprovado em todas matérias e apresentar o TCC.

Onde encontrar as faculdades de 2 a 3 anos?

Após escolher entre os cursos das faculdades de 2 a 3 anos, a única preocupação é saber em qual instituição você irá estudar. É fundamental ir em locais que são bem reconhecidos pelo MEC, como:

É preciso pontuar que a faculdade deve estar listada no MEC, caso contrário o diploma não será validado em todo o Brasil. Sem dúvidas isso pode se tornar um grande impedimento para o graduado entrar no mercado de trabalho. Por isso, é necessário pesquisar antes de fazer a matrícula.

Vantagem

A grande vantagem de escolher os cursos menores é a sua grade curricular mais enxuta. Essa dinâmica ajuda a manter o foco na prática do trabalho e preparar o aluno para lidar com situações complicadas no dia a dia.

O ingresso no mercado de trabalho

Esse é o ponto fundamental que leva os candidatos a escolherem faculdades com cursos de 2 a 3 anos. Não há dúvidas que se formar em um menor espaço de tempo torna o processo de inserção no mercado de trabalho muito mais rápido.

Teoria e prática

Para as pessoas que gostam de estudar com uma pegada mais prática, os cursos tecnólogos são mais interessantes. Por isso, os alunos percebem que todas as matérias são relevantes para a sua carreira acadêmica e profissional.

Qual a importância das faculdades de 2 a 3 anos?

A importância das faculdades de 2 a 3 anos é o fato de aumentar as chances na vida profissional. Investir nos estudos sempre vale a pena, pois é o melhor caminho para conquistar um diploma de nível superior e ter um diferencial no mercado de trabalho.

Remuneração

Nesse sentido, as chances de ter um salário maior após cursar um nível superior aumentam bastante, pois quem tem um diploma consegue mais oportunidades de emprego. Como resultado, é uma forma de retorno positivo.

Confira mais conteúdos da Voomp

Nós da Voomp estamos muito felizes com sua presença. Então, preparamos uma diversidade de conteúdos sobre carreira profissional para você conferir de perto. Continue no nosso site e aproveite.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 204

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.