InícioDicasFormação acadêmicaQuais são as profissões do futuro?

Quais são as profissões do futuro?

Quando o assunto é mercado de trabalho, sabemos que uma pergunta frequente é quais são as profissões do futuro. Afinal, saber o que está mais em alta também pode ser um fator importante na hora de considerar a sua profissão dos sonhos.

Certamente, a tecnologia predomina nas áreas que estão por vir, mas não pense que você encontrará apenas cálculos complexos e sistemas de computação. Afinal, a modernização estará em todos os setores, podendo ser uma grande aliada.

E então, você já considerou escolher, trocar ou se aprofundar em alguma dessas áreas? Vem com a Voomp descobrir hoje se alguma dessas profissões do futuro é sua profissão dos sonhos!

Como são as profissões do futuro?

Podemos ter uma ideia das profissões que devem ficar em alta nas próximas décadas com base no Guia Salarial da Robert Half. Esse guia mostra as perspectivas salariais e tendências do mercado de trabalho para mais de 300 cargos em diversos setores.

Além disso, ele observa as tendências dos próximos anos, usando fatores como momento mundial atual, opiniões de funcionários e empregadores, pesquisas de mercado, dentre outras variáveis. Assim, são elencadas as áreas que não devem ter o ciclo interrompido nos próximos três ou quatro anos

Basicamente, segundo o Guia Salarial 2022 da Robert Half, podemos separar as áreas mais cotadas entre Recursos Humanos, Tecnologia, Engenharia e, por fim, Vendas e Marketing. 

Como você pode perceber, as áreas são bem distintas. Vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas!

O setor de RH dos próximos anos

O setor de Recursos Humanos (RH) e a área da psicologia te atraem? Muitas possibilidades estão se abrindo, seja na graduação ou na pós-graduação para esses setores.

Nos Recursos Humanos, as funções do futuro mais cotadas são: People Analytics, voltada para a gestão de pessoas e responsável pela coleta e análise de dados. Além dessa, podemos também citar a área de Change Management (ou analista de mudanças, traduzindo livremente). Dentro da empresa, este funcionário é o  responsável por analisar, identificar e colocar em ação planos que envolvem mudanças no ambiente de trabalho.

Por fim, temos o Especialista em DEI. Esse profissional se encarrega de implementar práticas que visem a inclusão e a diversidade dentro de uma empresa, o que tem sido discutido cada vez mais. E, convenhamos, é um tópico super importante, né?

Muitas dessas atuações estão diretamente ligadas a especializações que já existem, sabia? Podemos citar, por exemplo, pós-graduações em Recursos Humanos: Rotinas e Cálculos Trabalhistas, Gestão de Pessoas e a Educação Corporativa ou Desenvolvimento Humano em Gestão de Projetos. Aliás, você sabia que alguns desses cursos oferecem mensalidades por menos de R$ 300? Super em conta, não é?

O que vem aí na tecnologia?

Já no caso do mundo tech, você provavelmente já ouviu falar de alguma dessas profissões, mesmo que por alto. Afinal, o futuro está mais perto do que você imagina. 

Uma delas é o UX Designer. Este profissional é responsável pela experiência (UX) e pela interface exibida para o usuário (UI). Isso significa que uma pessoa nessa função define e desenvolve áreas de apps e sites que impactem na experiência do cliente. Já pensou em estudar esse ramo?

Aliás, essa função nos leva a outra profissão: o Desenvolvedor Full Stack. Resumidamente, podemos chamar esse tipo de profissional de “pacote completo”. Isso porque ele desempenha funções de desenvolvimento front-end e back-end. Dessa forma, ele é capaz de desenvolver sites, aplicativos e softwares.

Por fim, temos o Especialista em Machine Learning. Primeiramente, traduzido do inglês, Machine Learning é uma tecnologia na qual os computadores conseguem “aprender” conforme as respostas esperadas. O especialista neste campo é uma pessoa capaz de criar uma sequência de cálculos, raciocínios e formas de resposta incrivelmente parecidas com as de um cérebro humano!

E como fica a engenharia?

Agora falando sobre as profissões do futuro na Engenharia, uma coisa podemos afirmar. Essa área sempre foi bem ampla, não é mesmo? Existem milhares de cursos que transitam nesse setor.

Um profissional que só tende a ganhar espaço no mercado é o Engenheiro de Dados. Resumidamente, a Engenharia de Dados serve para organizar, separar e analisar a grande quantidade de informações que uma empresa pode armazenar. Aliás, essa é uma opção que pode ser feita na forma de pós-graduação. 

Sendo assim, o profissional dessa área aplica seus conhecimentos para transformar essa gama de dados em informações que sejam, de alguma forma, úteis. Inclusive, essa habilidade pode se aplicar tanto no que toca a projetar tendências quanto na apresentação de novas visões ao negócio.

O Marketing e as profissões do futuro

Bem, agora é a vez de Marketing e Vendas. Já estamos vendo a área evoluindo e ganhando cada vez mais espaço por aí, mas, em breve, ela será ainda maior. 

Já considerou expandir seus conhecimentos nesse meio?  Afinal, num mercado cada vez mais imerso e captável no mundo digital, as estratégias de venda têm encontrado a necessidade de adaptação.

Nesse campo, podemos encontrar um Analista Martech. Esse analista é um profissional que visa gerar resultados na organização unindo seus conhecimentos em marketing e tecnologia.

Outra função é o Especialista em Estrutura Ligada a Produtos Digitais. Basicamente, com produtos digitais, podemos elencar vários itens de valor, desde um site ou uma conta a até mesmo um NFT. Dessa forma, o profissional atuará na composição do ambiente digital no qual esse produto está e também os itens nele inseridos.

São muitas possibilidades, não é mesmo? Se antes você se perguntava quais profissões teremos no futuro, agora temos a resposta e uma réplica: já reparou que algumas dessas já estão por aí aquecendo o mercado?

Se você ainda não escolheu uma área para seguir, mas alguma dessas te interessou, tenha em mente: se preparar é sempre o melhor caminho! Para se candidatar a cursos de graduação, você pode contar, por exemplo, com as mais de seis mil aulas, 30 mil exercícios e o Cronograma de Estudos Personalizado da Stoodi.

Agora, se o seu foco é uma especialização, saiba que as melhores instituições já estão de olho nas tendências do futuro. Confira algumas delas por aqui na Voomp. Afinal, queremos inspirar você na sua própria (r)evolução! Até logo 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.