InícioGraduaçãoLetrasFaculdade de Letras: veja se este é o curso ideal para você

Faculdade de Letras: veja se este é o curso ideal para você

Conheça todos os detalhes sobre a Faculdade de Letras e por que fazer o curso. Assim, entenda como funciona, quanto tempo dura e quando custa a graduação, além das formações disponíveis.

O que é Faculdade de Letras?

Esta é uma graduação de nível superior, com foco no estudo da Língua Portuguesa. Contudo, este ainda pode ser oferecido junto com uma língua estrangeira, como as presentes na lista abaixo:

O aluno também pode escolher o alemão, para se especializar na graduação em Letras. Mas, veja antes se a instituição que você escolheu oferece outras línguas e quais você pode optar para se tornar um bacharel em Letras.

Como funciona?

Este curso foca no estudo da língua e como ela funciona, mas também a sua história. Entretanto, é ofertada de alguns modos diferentes e te habilitam nas seguintes competências:

O mercado de trabalho é bem amplo, mas pode depender de como você concluiu a sua faculdade de Letras. Além disso, o seu foco pode mudar, mesmo dentro de uma só proposta.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino médio pode entrar na graduação em Letras. Mas, é preciso ter em mãos o certificado de conclusão e não existe restrição se você já for graduado.

O que se estuda na Faculdade de Letras?

Esta formação tem uma grade com enfoque na literatura e na construção da linguagem. Contudo, ela pode estudar mais de uma língua ao mesmo tempo, ou só o Português com um foco em outra no fim do curso.

O curso deve preparar o aluno sobre gramática e produção textual. Além disso, você aprende mais características da língua portuguesa e estrangeira, como as presentes na lista abaixo:

  • Fonética
  • Fonologia
  • Sintaxe

Durante a faculdade, o aluno participa de estágios, que são estipulados de acordo com seu curso. Portanto, você deve cumprir um total mínimo de atividades extra em todas as graduações.

Diretrizes do curso de Letras

De acordo com o MEC, o curso deve ter uma base em suas diretrizes. Portanto, confira algumas disciplinas que devem compor a sua grade, em qualquer escola que você venha a escolher:

  • Didática e Linguística
  • Comunicação
  • Expressão da Fala
  • Literatura

Sempre preste atenção se o curso que você pretende cursar possui portaria do Ministério da Educação. Assim, o curso deve possuir uma nota mínima e cumprir todas as normas do mesmo, além do CNE.

Quanto tempo dura a faculdade de Letras?

A graduação em Letras tem uma duração média de quatro anos. Entretanto, este tempo é dividido em períodos de seis meses, como os demais cursos, e você pode estudar das seguintes formas:

  • Presencial
  • Online
  • Semipresencial

Vale lembrar que este curso não é o ideal para quem deseja apenas falar uma língua estrangeira. Pois, o foco da faculdade é o estudo de sua estrutura e composição, não só a pronúncia.

Licenciatura em Letras

A duração neste caso segue o padrão de quatro anos, mas pode chegar a cinco. Mas, neste caso, o curso de te prepara para dar aula no ensino fundamental e médio, além do nível superior, se fizer uma pós.

Bacharelado em Letras

No caso de um curso em nível de Bacharel, o prazo pode ser menor, a depender do modo de estudo. Contudo, se for de modo presencial, a duração segue a média da Licenciatura em Letras.

Pós-graduação

A duração deste curso de extensão é de 18 meses, em média, e pode ser feita online ou presencial também. Porém, é preciso ter um curso superior para entrar, mas não só nessa área.

Curso de Letras EaD

A Faculdade de Letras pode ser feita de modo online, caso prefira. Assim, você pode ter uma melhor flexibilidade de horário, além de escolher como fazer as atividades, em alguns casos.

De modo geral, o curso feito deste modo pode ter uma duração menor que o normal. Mas, você também precisa cumprir alguns requisitos para receber o diploma, não só as aulas síncronas ou não.

Quanto custa uma faculdade de Letras?

O preço médio da mensalidade é de R$ 780, mas pode variar no caso de um bacharelado em Letras. Pois, o foco deste curso é a pesquisa, diferente da licenciatura que prepara para ensinar.

Em alguns casos, o custo mensal pode ser de menos de R$500,00, principalmente se não for presencial. Mas, também pode passar dos mil reais, embora não seja um dos cursos mais caros.

Este curso também é ofertado por várias faculdades públicas e você pode ingressar com a nota do ENEM. Contudo, esta nota também é aceita em algumas escolas particulares de Letras.

Por que fazer o curso de Letras?

Uma das principais vantagens da Faculdade de Letras é o mercado de trabalho. Pois, este é muito amplo e você pode trabalhar, além do ensino, com diversas outras áreas, como as seguintes:

  • Redação e Edição de Textos
  • Revisões em Geral
  • Tradução
  • Ensino

O curso também pode ser ideal para você que possui boa comunicação e organização. Mas, a graduação te prepara para lidar com várias situações e te ajuda a trabalhar áreas que você não se sinta tão forte.

E aí, curtiu conhecer este curso? Veja mais posts sobre Letras aqui no blog.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.