InícioGraduaçãoLetrasLetras: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Letras: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Letras pode parecer uma boa escolha de curso universitário. Especialmente se você é aquela pessoa que está sempre atrás de um bom livro, apreciando cada palavra de um poema, anotando pensamentos no seu caderninho. Ou, ainda, buscando aprender diferentes idiomas e culturas.

É uma graduação para pessoas naturalmente curiosas, fascinadas por diferentes modos de vida e de ver o mundo. Pessoas dispostas a enfrentar grandes cargas de leitura e dedicação.

Mas, além disso, o que você sabe sobre o curso de Letras? Onde esse profissional, tão ávido por novos conhecimentos, pode atuar? Quais são as opções de faculdades e cursos? E como são esses cursos? Quanto ganha esse tipo de profissional?

Essas perguntas nem sempre são feitas na hora  do vestibular. Mas, como em qualquer outra carreira, são fundamentais. Ao contrário do que muitos pensam, o mercado de trabalho do profissional de Letras é amplo. E não se limita apenas à vida em sala de aula, apesar de essa ser uma possibilidade bastante comum.

Quem decide trilhar esse caminho estuda disciplinas que conversam com áreas de pensamento como filosofia e história, mas que também podem dialogar com a física e com a biologia. Essa pessoa pode dar aulas em escolas, mas também pode trabalhar em editoras, agências ou ONGs. Alguns profissionais de Letras tornam-se intérpretes e são contratados para eventos; outros traduzem documentos jurídicos ou atuam em centros culturais. 

A gama de possibilidades é imensa, assim como o desafio de estudar e traduzir para o mundo as maravilhas da linguagem. Neste guia, você vai se deparar com algumas das informações fundamentais para tomar a sua decisão. Boa leitura!

O que estuda o aluno de Letras – Português?

Não, você não vai aprender a gramática normativa que passou anos estudando durante a escola. Quando o aluno de Letras ingressa em seu primeiro ano de graduação, é esperado que ele já saiba de tudo isso. 

Claro que as disciplinas podem variar de faculdade para faculdade. Mas, o curso tem alguns aspectos em comum, como o estudo de Linguística, Cultura e Literatura. Esses são os pilares que vão garantir ao estudante um conhecimento mais aprofundado de uma língua. Aqui vão alguns detalhes, mas o recomendado é que você investigue as disciplinas da instituição de ensino em que você quer estudar.

Linguística

O que é língua? Qual é a diferença entre língua e linguagem? Como uma pessoa aprende uma língua?

Essas são apenas algumas das perguntas feitas nessa área de estudo tão ampla, e que envolve diversas correntes teóricas. Nessas aulas, que vão te dar uma noção mais aprofundada do funcionamento das línguas, você terá a oportunidade de entrar em contato com outros campos do pensamento, como a filosofia, a física e até a biologia, já que nos comunicamos com o corpo e com a mente.

As possibilidades de disciplinas são diversas, mas, outra vez, muitos cursos oferecem tópicos de estudo em comum. Durante seus estudos, é provável que você se depare com temas como Fonética e Fonologia do Português, Sintaxe do Português, Filologia Portuguesa, Teorias do Texto, Morfologia, Sociolinguística, Semântica e Pragmática, Leitura e Produção Textual e Análise do Discurso.

Literatura

Conhecimentos literários também são fundamentais para o estudante de Letras. Afinal, é nesse contexto que a língua é utilizada como experimentação, como arte em sua forma mais transgressora, e muito do pensamento de um povo surge a partir daí. Por isso, estudos literários e culturais estão sempre alinhados e são fundamentais para entender os valores e a visão de mundo de uma determinada sociedade.

É provável que você se depare com alguns desses temas na graduação de Letras – Português, com disciplinas como Estudos Literários, Estudos Clássicos, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, História da Literatura, Crítica Literária e Literatura Comparada.

Outras disciplinas

A maior parte dos cursos ainda oferece aulas de Latim, idioma fundante do português. A ideia não é que todos concluam o curso fluentes na língua, mas que possam utilizar sua estrutura para compreender melhor alguns aspectos da língua portuguesa que utilizamos nas ações cotidianas do dia a dia.

Além disso, você vai se deparar com as famosas disciplinas optativas e livres, e vai ter que escolher algumas delas para conseguir os créditos necessários para a conclusão do curso. Aproveite! Essa é a oportunidade de aprofundar os conhecimentos naquele assunto em que você é fascinado. Ou, então, abrir a mente para conhecer diferentes culturas e pontos de vista. Algumas faculdades oferecem disciplinas optativas bastante interessantes, basta agarrar a oportunidade.

Ah, vale lembrar que as disciplinas mencionadas aqui são da habilitação em língua portuguesa, que é bem comum entre os estudantes de Letras. Mas, em algumas faculdades, você pode optar por uma habilitação dupla

Isso significa que você sairá da faculdade especialista em dois idiomas, e poderá trabalhar com ambos. Um deles é sempre o português, e o outro pode ser escolhido entre as opções que estiverem disponíveis na sua instituição de ensino.

Em alguns lugares, você deve escolher qual idioma quer estudar já no ato de inscrição no vestibular. Em outros, você pode ter até um ano depois que começou o curso para optar pela habilitação desejada. Procure saber como funciona nas faculdades em que você tem interesse! Um ano para decidir pode fazer a diferença.

Qual é o preço do curso Letras – Português?

O custo de uma graduação pode pesar muito na hora de fazer a escolha do seu curso, e aqui não é diferente. Há sempre a possibilidade das universidades públicas, em que a concorrência é maior, mas que não cobram mensalidades. 

Nos casos das particulares, no entanto, os valores podem variar entre R$ 80 e R$ 2.000. É muita diferença mesmo, e tudo depende de fatores como a universidade escolhida, a sua localização, infraestrutura e a modalidade de ensino (presencial ou EaD).

Mas, calma! Existem programas que podem te ajudar a conquistar o sonho de cursar uma faculdade de Letras, desde incentivos governamentais a bolsas de estudo. Mesmo nas faculdades privadas você pode encontrar bolsas por desempenho acadêmico (as chamadas bolsas por mérito) e auxílios a quem representar a instituição de ensino em competições esportivas (bolsas esportivas).

O Governo Federal também oferece alguns incentivos aos alunos de instituições privadas de ensino superior, como o Fies, o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior, que financia o seu curso de graduação. Assim, você só deve pagar a faculdade depois de formado, com mensalidades mais acessíveis e com uma taxa de juros baixa.

Procure também pelo ProUni, ou Programa Universidade para Todos. É a partir dele que o Ministério da Educação oferece bolsas de estudo integrais ou parciais a estudantes de instituições particulares de ensino superior. Nesse caso, você deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a bolsa integral.

Caso queira tentar a bolsa parcial, o rendimento bruto mensal da família deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. É necessário ainda que você tenha participado do último Enem e obtido uma média superior a 450 pontos na avaliação, e que não tenha tirado zero na redação.

Qual a duração do curso de Letras – Português? 

Se você está considerando fazer um curso de Letras, reserve um período de pelo menos 3 a 5 anos até a formatura. Além de pesquisar o tempo ideal para a conclusão do curso na sua instituição, há outros fatores a levar em conta para fazer esse cálculo.

Um deles é a opção por uma licenciatura, modalidade que inclui algumas disciplinas a mais e até estágio obrigatório, a depender da faculdade. Isso tudo pode aumentar seu tempo de estudos, mas é essencial caso você queira seguir a docência.

A escolha pela habilitação simples ou dupla também pode comprometer alguns semestres de aula, já que o número de disciplinas aumenta consideravelmente caso queira estudar mais de um idioma. A duração da graduação também pode depender do seu desempenho acadêmico ou da realização de um estágio.

Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?

Como em outros cursos, o estudante de Letras – Português tem a opção de cursar uma licenciatura durante a graduação, que inclui algumas disciplinas a mais na grade curricular. Mas, afinal, vale a pena cursar a licenciatura?

A resposta é: depende da área em que você pretende atuar na sua trajetória profissional. A licenciatura é ideal para quem pretende seguir a carreira docente e tornar-se professor, já que permite dar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

Para seguir por esse caminho, o estudante se depara ainda com algumas disciplinas da área da Educação, como Didática, Psicologia da Educação, Metodologia de Ensino, Processos Interativos, Política e Planejamento da Educação e Organização do Trabalho Pedagógico. Além disso, há aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), previstas no currículo obrigatório de todas as licenciaturas desde 2005.

O bacharel, por outro lado, é aquele que optou por não cursar a licenciatura, e não pode dar aula em escolas. Com o conhecimento adquirido durante a graduação, ele tem outras opções de carreira para seguir, como tradução, interpretação, revisão, preparação de texto, e trabalhos em áreas como Comunicação Social e no Mercado Editorial.

Com o que trabalha o profissional de Letras – Português?

Essa é uma pergunta bastante comum. Assim, apesar da carreira de professor já pipocar na cabeça de muita gente, há diversas opções para quem optou por estudar a fundo o funcionamento de algum idioma, com trajetórias profissionais mais convencionais ou mais inusitadas. 

Carreira docente

Claro, há sempre a possibilidade de seguir a carreira letiva, dando aulas em escolas públicas ou privadas em disciplinas de Língua Portuguesa, Gramática, Redação ou Literatura para alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio ou cursinhos preparatórios. Para quem optou por estudar uma segunda habilitação, há também a possibilidade de ensinar Inglês, Espanhol ou outros idiomas em colégios ou em escolas de idiomas.

Outra fonte de renda para esses profissionais é a correção das redações do Enem ou de vestibulares, o que acontece sazonalmente. Para atuar em qualquer uma dessas ocupações, é necessário fazer um curso reconhecido pelo MEC com a modalidade de licenciatura, que capacita o profissional ao ambiente educativo.

Mercado Editorial

E por que não trabalhar no mercado editorial? Todo esse conhecimento aprofundado da língua é bem-vindo no processo de publicação de livros, e há diversos espaços para esses profissionais. 

Seja propriamente na edição do livro ou em outras funções, como tradução, revisão e preparação de texto, o profissional do mercado editorial deve estar em um processo constante estudo e leitura, com conhecimentos profundos na língua portuguesa e até em outras línguas, no caso do tradutor. Vale também o conhecimento na produção textual e literária, para adquirir a tão importante sensibilidade poética de quem trabalha diretamente com isso.

E não só de literatura vive o mercado editorial. Também dá para trabalhar com a produção de materiais informativos, como livros didático-pedagógicos, guias e cursos. São conteúdos que posteriormente serão utilizados por professores; portanto, o ideal é que o profissional envolvido com essa produção tenha experiência em sala de aula.

Interpretação

Você já assistiu a algum evento internacional e observou uma pessoa fazendo a tradução simultânea da fala do palestrante? Esse é o intérprete, e ele provavelmente também estudou Letras. 

É uma carreira que é pouco considerada, mas possível, já que cada vez presenciamos mais eventos em multiculturais e inclusivos, com abertura para pessoas surdas, que necessitam de tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Mas o intérprete pode trabalhar em outras situações que não eventos, como entrevistas, reuniões e apresentações em geral. As traduções podem ser realizadas em tempo real ou não. O mercado para esse profissional também pode envolver áreas como escolas, agências de comunicação, editoras, agências de viagens, ONGs e empresas privadas em geral. Ainda há a opção de trabalhar como autônomo ou freelancer em diferentes escritórios.

O profissional deve ter o conhecimento profundo das duas línguas para poder exercitar a tradução em tempo real aos envolvidos. Mas isso não é tudo: o profissional dessa área deve ter excelente domínio da cultura e dos costumes das sociedades envolvidas em seu trabalho.

Pesquisa acadêmica

Quem gosta do ambiente universitário e de constante estudo ainda pode optar pela carreira acadêmica, pesquisando uma área que seja de seu interesse. Esse tipo de profissional segue por toda a vida na universidade, cursando Mestrado e Doutorado. 

Para aprimorar seus conhecimentos, está sempre envolvido em congressos e grupos de pesquisa, além de estar constantemente trocando conhecimento entre pares. Curioso por natureza, o profissional está constantemente no processo de escrita de artigos e ensaios acadêmicos. Geralmente, também atua como docente na instituição de ensino.

Comunicação Social

Por fim, alguns profissionais de Letras atuam na área de Comunicação Social, com a redação de textos publicitários e jornalísticos, como revisor ou tradutor para agências, jornais, organizações e ONGs. É um tipo de trabalho que requer agilidade e um conhecimento profundo da língua e de seu uso cotidiano.

Também há a possibilidade de escrever crítica cultural, especialmente literária. Nesse caso, é fundamental que o crítico tenha embasamento teórico sobre determinada cultura e de teoria literária, conhecimentos presentes no curso de Letras – Português. Neste caso, o profissional pode ainda atuar em jornais, revistas e sites culturais.

Onde o estudante de Letras – Português pode estagiar?

Os estágios disponíveis são exatamente nas áreas acima: há vagas em editoras, jornais, agências, organizações, centros culturais, ONGs, escolas e bolsas de iniciação científica para quem se interessa pela trajetória acadêmica. 

Se você estuda em uma faculdade de Letras e busca por uma oportunidade, uma boa ideia é se informar na própria instituição. Algumas delas ajudam seus alunos nesse processo com entidades parceiras. Caso esse não seja o caso, outros portais especializados podem ser a sua porta de entrada para a primeira experiência profissional na área. Alguns deles são: Nube e Cia de Estágios.

Quanto ganha o profissional de Letras?

Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, o salário médio do profissional de Letras era de R$ 2.654,21, o que deixa o curso em 44º no ranking de profissões. 

Mas tem uma notícia boa nessa pesquisa: ela indica que a taxa de ocupação desses profissionais é elevada, em 93,66%. Isso significa o 12º lugar no ranking nacional de carreiras.

Perfil do profissional de Letras

É difícil traçar um perfil para o profissional de Letras, até porque o curso é bastante versátil e possibilita diversas formas de atuação. Quem é mais metódico e detalhista, por exemplo, pode se identificar com revisão de textos; quem gostar de trabalhar com pessoas pode dar um bom professor. 

Algumas habilidades, no entanto, são comuns a todos que queiram estudar Letras. É necessário sempre o domínio teórico de diferentes elementos da Língua Portuguesa e/ou de uma língua estrangeira, como fonética, fonologia e semântica.

Curiosidade é outro ponto fundamental. A língua é viva e está em constante mudança. Por isso, a pessoa que optar por seguir alguma dessas carreiras, não importa a área em que vá atuar, deve manter-se em constante estudo, pesquisando sempre. Compreender com profundidade a língua e a linguagem é um trabalho de toda a vida.

Isso não é tudo: é importante que o profissional saiba relacionar os conteúdos linguísticos aprendidos com questões literárias e culturais, sempre em contexto. Isso envolve questões sociais, históricas, ideológicas e educacionais.

Para quem está pensando em cursar Letras – Português, o mais importante é ter em mente que o curso e a trajetória profissional envolve constante leitura. A pessoa deve ter interesse por línguas, culturas e obras literárias. Deve ter facilidade com escrita, produção textual e pelas normas gramaticais. Se você gosta de ler e está em dúvida, confira outros cursos que envolvem muita leitura.

Qual é a diferença entre cursar Letras ou Pedagogia?

Muita gente que deseja atuar como professor procura pelo curso de Letras, e essa é mesmo uma possibilidade. Mas sempre pode surgir aquela dúvida: será que Pedagogia não é o melhor curso para mim?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que, em geral, os cursos de Letras oferecem duas opções: licenciatura ou bacharelado. Quem quer atuar em sala de aula deve escolher pela licenciatura, que inclui disciplinas de Educação. É que, ao contrário do licenciado, o bacharel em Letras não pode dar aulas para alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Profissionais de Letras que fizeram a licenciatura, portanto, dão aulas para alunos mais velhos. Eles podem ensinar disciplinas como Língua Portuguesa, Gramática, Redação e Literatura ou então línguas estrangeiras, como Inglês ou Espanhol. 

O pedagogo, por sua vez, tem uma grade curricular bem mais voltada para a área de Educação, com disciplinas que também envolvem psicologia, história e filosofia. Ele está habilitado para dar aulas na Educação Infantil, além de exercer funções como coordenação e supervisão escolar. 

O profissional de Pedagogia pode, ainda, trabalhar em outros espaços educativos, atuando com pedagogia empresarial, em projetos educacionais, em ONGs ou até produzindo materiais pedagógicos.

Em geral, profissionais da Pedagogia atuam com crianças no início de seu desenvolvimento. Profissionais de Letras, por outro lado, estão mais envolvidos com alunos que já têm algum conhecimento sobre escrita, linguagem e gramática.

Como escolher a faculdade?

Há alguns fatores que você deve considerar quando for escolher a faculdade em que vai concorrer a uma vaga. 

Em primeiro lugar, é importante verificar se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação, o MEC. Também é fundamental verificar a nota do curso escolhido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Isso vai possibilitar ter uma ideia da qualidade de ensino da instituição.

Caso você escolha pela modalidade presencial, também é importante verificar a estrutura das unidades de ensino, se elas ficam próximas de onde você vive ou se está disposto a mudar de endereço para fazer faculdade.

Outro ponto importante a se considerar é o valor da mensalidade e se ele se aplica ao seu bolso. Diversas faculdades, no entanto, contam com programas de bolsas de estudos. Alguns deles envolvem o mérito acadêmico do aluno; outros, com questões socioeconômicas. Essa pode ser uma porta de entrada para você realizar seu sonho de cursar Letras.

Tenho que escolher o idioma assim que for prestar o vestibular?

A resposta é: depende da faculdade que você for cursar. Algumas instituições requerem que você indique o idioma escolhido já no processo seletivo. Outras, em vez disso, permitem a escolha após o primeiro ano de curso. Além disso, algumas têm a opção de dupla habilitação. Assim, é possível estudar o português e outra língua da sua escolha. 

No entanto, é importante lembrar que a faculdade de Letras não é uma escola de idiomas. Dependendo do idioma escolhido, é indicado que você tenha algum conhecimento prévio ou que faça um curso paralelamente para reforçar seus conhecimentos. 

Imagine aprender mandarim, por exemplo, em apenas 4 anos ou até menos: uma língua totalmente diferente do português, com outra estrutura, em que até a grafia é diferente. Do estágio zero para o nível de especialista, em que o profissional está apto para dar aulas e fazer traduções ou até atuar como intérprete, é um longo caminho a se trilhar.

Por isso, o mais indicado é se informar de como funciona na faculdade do seu interesse e escolher um idioma que você realmente tenha interesse e intimidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.